Duration: Saiba o significado desse termo – ESTOA

Duration: Saiba o significado desse termo

O período estipulado para o retorno dos investimentos


Advertisement


Advertisement


Saber estipular um prazo médio para o retorno dos investimentos é fundamental para qualquer investidor. Essa necessidade gerou os cáculos de Duration.

Dessa forma, através de seu cálculo, é possível determinar o quão rentável um investimento vai ser e seu grau de risco.

Quando a Duration foi criada?

Apesar de descrever uma característica intrínseca aos ativos, esse termo foi criado por um economista canadense.

Advertisement


Seu nome era Frederick Macaulay. Ele nasceu no dia 12 de Agosto de 1882, e morreu em Março de 1970.

Ele era um pensador da escola institucional de economia, e ficou conhecido por fazer enormes contribuições para a área de finanças e matemática.

Advertisement



Frederick adquiriu vários diplomas ao longo de sua vida. Em 1909, 1911 e 1920, ele se formou duas vezes pela Universidade do Colorado. Logo depois disso, ele também obteve um diploma pela Universidade de Columbia.

Advertisement


No ano de 1938, o economista havia criado um termo que iria descrever o tempo que os ativos demoram para retornar seus investimentos. Seu nome é Duration de Macaulay, homenageando seu sobrenome.

Fotografia de Frederick Macaulay/Fonte: Geni

Ela correspondia a uma fórmula que era usada com este propósito. Dentre suas diversas contribuições para a área econômica, o conceito de Duration de Macaulay foi, de longe, um dos mais revolucionários.

Advertisement


O que é e como a duration influencia os investimentos?

Este termo se refere ao prazo médio estipulado para o retorno de um tipo de investimento. 

Quando se é investido em determinada ação e/ou título, os retornos financeiros que virão dele geralmente se darão depois de certo tempo.

Desta forma, duration se refere à quantia de tempo que se deve esperar para os lucros oriundos desses investimentos virem antes de sua data de vencimento.

Então, esse tipo de indicador influencia diretamente no risco de seu ativo. Geralmente, as ações que possuem uma taxa de duration alta, também contam com um risco de investimento elevado.

Isso porque o tempo de espera para obter os lucros é superior, simbolizando uma janela maior para que imprevistos e variações ocorram.


Então, este é um indicador que vai ter peso sobre os riscos envolvendo os investimentos, sobretudo os de renda fixa.

Isso se dá por conta de que as ações de renda fixa, geralmente, possuem um prazo a ser cumprido quando se fala em retorno da quantia investida. Então, quando a taxa de duration é mais alta, é simbolizado um tempo maior a se esperar para obter o lucro, o que também indica mais oportunidade para falhas acontecerem.

Como calcular a taxa de duration?

Após fundamentar a ideia, Macaulay deu origem a uma fórmula que, quando utilizada, pode calcular esta taxa.

A fórmula matemática utilizada é:

Fórmula da Macaulay Duration/Fonte: André Massaro

Desde que seu período seja fixo, esta fórmula é aplicável para títulos e para qualquer sistema de fluxo de caixa. Aqui, o termo Pv se refere ao valor atual desses títulos.

Já o termo n se refere aos períodos. As medidas em dinheiro podem ser analisadas em qualquer moeda, e a periodicidade deve, obrigatoriamente, se dar em semestres.

Dessa forma, é possível observar o prazo médio de retorno desses investimentos. Esse número pode ser um pouco menor, ou um pouco maior do que o esperado, o que vai ditar a margem de risco dessa ação.

Qual a importância de considerar essa taxa?

Após calcular, e interpretar os resultados do cálculo de duration, é hora de considerar seu peso na hora de avaliar os investimentos.

Utilizar-se dessa ferramenta é fundamental, e pode ditar se alguém vai ou não investir em determinada ação. Aqui, vários fatores podem ser levados em consideração.

Ilustração de investimento/Fonte: Fluxo Consultoria – UFRJ

O primeiro deles é que a relação entre a rentabilidade e a duration de certo título pode simplesmente não combinar com determinado perfil de investidor.

Se isso acontecer, se faz consequente a desconsideração desse ativo por parte do acionista.

Por outro lado, a própria relação entre rendimento e duration pode não agradar.

Investimentos que possuem uma taxa de duration baixa, geralmente estão atrelados a taxas lucrativas igualmente baixas.

O contrário também é verdadeiro: se um título possui um tempo de espera muito alto, também pode ser alta a sua lucratividade.

Este termo é tão importante, que é uma das competências exigidas para receber os certificados da ANBIMA, por exemplo.

Desta forma, é de extrema importância a consideração desse fator, tanto para maximizar o aproveitamento de suas ações, quanto para a consideração de novos investimentos.