Efeito Renda: saiba qual o seu efeito na economia – ESTOA

Efeito Renda: saiba qual o seu efeito na economia

Esse procedimento ocorre devido a flutuação de preços no mercado


Advertisement


Advertisement


O efeito renda pode ser conhecido com um tipo de flutuação de preços, que acabam causando efeitos no poder de compra e nas preferências do consumidor.

Sendo assim, entender este conceito pode ser fundamental para o investidor compreender quais os seus efeitos no mercado financeiro.


Advertisement


O que é o efeito renda?

O efeito renda é uma variação que ocorre no poder de compra do consumidor, na qual altera os preços é alterado, portanto, o preço de um bem específico poderá aumentar ou diminuir, o que acaba causando uma mudança indireta na renda do consumidor. 

Isso significa que a alta nos preços, como por exemplo, a inflação, o dinheiro passa a ter um valor menor, fazendo com que o poder de compra do consumidor não seja mantido pelo seu nível de consumo, resultando em uma queda na compra dos produtos. 

Advertisement


No mesmo tempo que os preços caem, o consumidor acaba recebendo um aumento no seu poder comprar, mesmo não ganhando mas, muitos consumidores passam a ter a possibilidade de adquirir mais mercadorias com a mesma quantidade de antes.

Esse procedimento ocorre devido a flutuação de preços no mercado, criando um efeito renda ou um efeito de substituição, eles podem ocorrer de maneira simultânea, por mais que o efeito renda tenha uma funcionalidade mais complexa, ambos surgem por meio da flutuação. 

Advertisement


Como funciona o efeito renda?

O efeito renda funciona como uma variação na demanda de um bem, que é causado pela variação na renda real devido à alteração de preços desse bem, isso porque todos os outros preços e a renda monetária nominal do consumidor permanecem constantes. 

No entanto, o acordo de oferta e demanda diz que a efeito renda pode se comportar de maneiras diferentes por conta do tipo de bem envolvido.

Advertisement


O efeito renda funciona como uma variação na demanda de um bem/Foto: ShutterStock

Quais os tipos de bens de efeito renda?

Para entender como o efeito renda funciona na economia, todo investidor precisa compreender como cada bem gera um efeito diferente. Entre eles estão o efeito renda com bens inferiores e com os de bens normais. 

Efeito renda com bens normais 

Os bens normais possuem uma demanda diretamente proporcional a renda do consumidor, ou seja, quanto mais o consumidor ganhar, mais ele poderá comprar, sendo assim, o efeito renda acaba sendo positivo, já que quanto mais renda, mais chances o consumidor terá de adquirir bens. 


Efeito renda com bens inferiores

Já os bens inferiores são os que possuem uma demanda proporcional à renda do consumidor, porém de maneira inversa ao efeito renda com bens normais, isso porque os bens são de segunda classe, e o consumidor poderá adquiri-los por não  terem acesso a opções melhores. 

Desta forma, o quão inferior for o bem, menos acesso o consumidor terá na hora de adquirir um determinado produto, entretanto, quando a renda aumenta, automaticamente, o consumidor deixa de comprar o bem inferior. 

Este tipo de bem, é o de efeito renda negativo, quanto menos renda, menos oportunidade o consumidor terá de comprar produtos superiores. 

Para entender como o efeito renda funciona na economia, todo investidor precisa compreender como cada bem gera um efeito diferente/Foto: Reprodução

Qual a diferença entre efeito renda e efeito substituição?

Quando se fala de efeito renda, é comum que o efeito substituição seja citado, isso porque ambos ocorrem juntos, já que além do poder de compra, a variação de preços também poderá ser afetada na escolha de produtos pelo consumidor. 

No efeito substituição se refere a mudança no consumo de um bem em relação a outro, portanto, ocorre a variação de preço em algum dos dois, o preço de um bem pode subir, fazendo com que o consumidor reduza seu poder de compra e ao mesmo tempo pode mudar para outro bem.

Já que se o bem fica mais em conta, sendo assim  o consumidor passa a comprá-lo em maior quantidade. Quando ambos os efeitos são combinados, é possível que seja gerado um efeito total, que é a soma dos efeitos da renda e da substituição sobre o consumidor. 

Portanto, entender como o efeito funciona pode ser fundamental na hora de investir no mercado financeiro, já que muitas oscilações ocorrem entre os ativos, assim como também como ele pode afetar seu poder de compra na economia.