Entenda como funciona o Mercado Financeiro
O Mercado Financeiro possui uma estrutura ampla e complexa, e é regulado por órgãos como o Banco Central, por exemplo
O mercado financeiro é onde ocorre a negociação de ativos financeiros, pessoas físicas ou jurídicas compram e vendem esses ativos. Ele é composto por diversas instituições financeiras, como corretoras, bancos, instituições de pagamento e alguns órgãos do governo.
Cada país possui o seu ambiente financeiro, e geralmente, não é restrito somente à negociação de valores do seu mercado interno.
A NYSE (Bolsa de Valores de Nova York), é um dos maiores representantes dos mercados financeiros do mundo.
No Brasil, temos a B3, que é a Bolsa de Valores de São Paulo, que tem como principal índice o Ibovespa.
Função do Mercado Financeiro
O Mercado Financeiro possibilita a aproximação entre compradores e vendedores. A troca de bens ocorre de forma livre, sem intervenções como do Estado, por exemplo.
É dividido em duas partes: os credores que fornecem o capital e os captadores que captam os recursos em troca dos lucros do negócio ou de juros. Ou seja, ele funciona como uma loja, quem tem o produto disponibiliza para a pessoa que tem interesse em comprar.
Existem diversas instituições responsáveis por viabilizar o ambiente de negócios. Vale ressaltar que algumas instituições regulam e fiscalizam o andamento correto do processo.
Com isso, o mercado financeiro permite que os participantes captem recursos e capitais, comercializem moedas e transfiram títulos.
Funcionamento do Mercado Financeiro
Os participantes não precisam estabelecer contato entre eles, isso pode ocorrer através da instituição financeira.
O mercado financeiro funciona da seguinte maneira: o investidor procura o banco ao qual ele é correntista e investe parte do dinheiro, indicado pelo gerente. O tomador procura o mesmo banco e solicita um empréstimo, fazendo assim o giro do seu negócio.
O banco empresta o valor solicitado pelo tomador, e cobra uma taxa superior à taxa de remuneração de quem investiu.
Um exemplo desse processo é: a pessoa investe R$5 mil em um CDB de um certo banco. Mantendo o dinheiro até a data de vencimento que foi estabelecida, ele vai receber juros prefixados de 9% ao ano.
O mesmo banco é procurado por um empresário, ele solicita o mesmo valor para dar andamento em seus trabalhos. O banco empresta e cobra uma taxa de juros maior do que os juros cobrados por quem fez o investimento. Dessa maneira, o mercado financeiro uniu duas pontas da economia.
Principais mercados financeiros
Destacam-se 4 principais tipos de mercado financeiro: mercado monetário, mercado de crédito, mercado de câmbio e mercado de capitais.
Mercado Monetário
No mercado monetário é possível encontrar taxas que servem de referência para o rendimento em renda fixa. Ele fica com todas as transações que ocorrem em até 24 horas.
Somente as instituições financeiras fazem parte do mercado monetário, pois é nele que ocorrem as compras e vendas entre elas. As instituições financeiras participam desse mercado para emprestar e captar dinheiro.
Mercado de Crédito
O foco principal desse mercado, é a negociação de ativos, como títulos de dívida e ações.
Os investidores emprestam dinheiro para empresas e pessoas físicas, por uma taxa. Ao canalizar recursos de investidores para outros agentes econômicos, o mercado aumenta a eficiência da economia.
Por isso, o mercado de crédito é considerado como um termômetro da saúde financeira da economia.
Mercado de Câmbio
A troca de moedas é o foco principal do mercado de câmbio. Quem utiliza bastante esse mercado, são empresas exportadoras e pessoas que viajam para outros países.
O Banco Central é responsável pela administração, fiscalização e controle das operações do mercado de câmbio no Brasil.
Mercado de Capitais
Os ativos são negociados por meio do mercado de capitais. É através desse mercado, que são realizadas compras e vendas dos valores mobiliários.
CVM (Comissão de Valores Mobiliários, é o grande responsável por regular e fiscalizar o mercado de capitais.
Esse mercado fortalece a economia do país e oferece diversificação da carteira de investimentos, alavancando os rendimentos.
Principais instituições do mercado financeiro
Para controlar, fiscalizar e facilitar as negociações, existem alguns órgãos que são fundamentais no mercado financeiro.
Bolsa de Valores
A bolsa de valores é responsável pela negociação de empresas com capital aberto. A B3 é a única bolsa de valores em operação no Brasil.
São negociadas ações de várias companhias, opções, derivativos, cotas de fundos de índice e fundos imobiliários, contratos futuros, entre diversos outros ativos.
CMN (Conselho Monetário Nacional)
Garante o funcionamento do sistema e também é responsável por formular a política da moeda e de crédito.
Banco Central do Brasil
Executa as normas e diretrizes expedidas pelo CMN. Suas principais tarefas são:
- Manter reservas internacionais em níveis adequados;
- Emitir papel moeda;
- Zelar pela quantidade de moedas disponíveis na economia;
- Autorizar o funcionamento de todas as instituições financeiras;
- Receber os depósitos compulsórios dos bancos.
CVM (Comissão de Valores Imobiliários)
A função da CVM é normatizar, fiscalizar e disciplinar o mercado de valores mobiliários, que são debêntures, ações, contratos futuros, entre outros no Brasil.
É responsável por fiscalizar os participantes, evitando fraudes, para assim garantir que as operações ocorram de forma correta.
Como foi possível observar, o mercado financeiro reúne diversas instituições, entre investidores e tomadores de recursos, permitindo assim a negociação de vários produtos financeiros.