Entenda qual é a função de um Banco Comercial – ESTOA

Entenda qual é a função de um Banco Comercial

Os bancos comerciais são instituições financeiras, responsáveis por captar e fornecer recursos financeiros


Advertisement


Advertisement


Milhares de brasileiros possuem contas em algum dos bancos existentes no Brasil. O banco comercial é uma instituição financeira que presta serviços como, cartão de crédito e débito, investimentos, empréstimos, entre outros. 

O banco comercial é um dos tipos de bancos que existem no Brasil, eles são bastante conhecidos. Esse tipo de banco é regularizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, o Bacen, seguindo as regras do SFN (Sistema Financeiro Nacional). 


Advertisement


Os bancos comerciais são instituições públicas ou privadas, possuem o objetivo de suprir recursos necessários para financiamento do comércio, das empresas prestadoras de serviços, pessoas físicas, das empresas e terceiros em  geral. Eles costumam realizar operações de curto prazo. 

Como funciona um Banco Comercial?

Esses bancos devem ser constituídos sob uma S/A (Sociedade Anônima). Eles não possuem capital social sob domínio de alguém, e sim, dividem em ações que podem ser transacionadas. 

Advertisement


Atendendo pessoas físicas e jurídicas, os serviços que os bancos comerciais oferecem incluem:

  • Emissão de meios de pagamentos, como cartões de crédito e cheques;
  • Cobranças, mediante comissão;
  • Empréstimos e operações de crédito;
  • Aluguel de cofres;
  • Transferências de valores via TED e DOC, incluindo o Pix;
  • Custódia de valores;
  • Serviços de câmbio;
  • Recebimentos de Impostos e tarifas públicas. 
Gráficos azul com moedas no fundo/Fonte: OPL Digital

Para poder financiar as suas operações, e garantir esses serviços apresentados, os bancos comerciais recolhem depósitos à vista, através da conta corrente, ou depósitos a prazo, que ocorre através de investimentos, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário).

Advertisement


Origem

Acredita-se que atividades semelhantes às que a instituição do banco comercial realiza atualmente, já eram realizadas pela civilização fenícia, por volta de 4 mil anos atrás. 

Os banqueiros daquela época realizam operações de forma rudimentar, tanto é, que a palavra banco vem da bancada onde eram realizadas trocas de moedas. Devido a essa palavra, indica-se a evolução do sistema financeiro. 

Advertisement


Em 1406 surgiu o Banco de San Giorgio, que foi considerado o primeiro banco moderno. No século seguinte, Florença (cidade onde era localizado o banco), já tinha cerca de 80 bancos. 

Após as crises de 1929, o governo começa a refrear esses serviços, abrindo espaços para os bancos múltiplos ou mantendo os bancos comerciais limitados à tomada e fornecimento de crédito. 

Diferença entre bancos comerciais e bancos múltiplos

Os bancos comerciais prestam serviços que são ligados ao crédito, eles tomam recursos e emprestam para outras pessoas. 

O banco múltiplo, também conhecidos como Bancos de Varejo, podem fazer a mesma coisa dos bancos comerciais. Um banco múltiplo agrega serviços de dois ou mais tipos de bancos, são autorizados a oferecê-los simultaneamente. 

Ele pode ser tanto um banco comercial, quanto um banco de investimentos, podendo oferecer empréstimos e intermediar operações no mercado financeiro. 

Quais são os principais Bancos Comerciais no Brasil?

O Banco Itaú Unibanco é o principal banco comercial no Brasil. Ele possui mais de 10 anos e tem um patrimônio de 1,55 trilhões de reais. O Itaú Unibanco aparece na lista das 20 maiores instituições financeiras mundiais.

Banco Itaú/Fonte: TELETIME News

O segundo maior banco comercial do Brasil é o Banco do Brasil. Referente a lista das 5 principais instituições brasileiras, as outras três instituições são:

  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander. 

Sistema financeiro Brasileiro

Como sabemos, o Banco Central é responsável por regular todas as atividades de instituições financeiras no Brasil. 

Porém, existem outros órgãos que também fiscalizam os bancos no Brasil, um exemplo são as instituições que regulam o Código de Defesa do Consumidor. Todas as instituições financeiras podem ser penalizadas e punidas por estes órgãos. 

Diversos bancos brasileiros cresceram através de fusões e aquisições, isso ocorreu durante a crise financeira de 2008. Com isso, houve uma redução na concorrência do setor financeiro. 

Os cinco maiores bancos comerciais possuem uma grande parte do mercado. Esses bancos somam  64% de todos os ativos. Esses cincos bancos concentram 65,9% do lucro líquido e são donos de 86,3% das agências bancárias que possuem no Brasil. 

Bancos Comerciais, Digitais e bancos de Investimentos

O banco digital oferece basicamente os mesmos serviços que um banco comercial pode oferecer. A diferença é que o banco digital (banco online), permite atividades em horários que a instituição não esteja mais funcionando. 


Houve um aumento no número de bancos que funcionam somente online. São conhecidos como bancos digitais e focam em serviços que acontecem através de plataformas na internet ou por aplicativos de celular. 

Já os bancos de investimentos, são voltados para pessoas jurídicas. Eles podem servir para uma empresa abrir capital na Bolsa de Valores. 

A diferença do banco comercial com outras instituições, é que o banco comercial pode criar moeda corrente e colocá-la em circulação na economia.