Entenda o conceito de análise técnica e como essa ferramenta funciona
Este método é baseado na tentativa de identificar padrões e comportamentos do mercado
A análise técnica, também chamada de análise gráfica, consiste em um método de avaliação de ações baseado na tentativa de identificar padrões e comportamentos do mercado, sobretudo através dos registros de movimentação do ativo em questão.
O intuito é que, a partir das informações que são apresentadas visual e numericamente, a avaliação ajude a identificar oportunidades de realizar operações.
Princípios básicos da análise técnica
Seu princípio básico é determinar os preços futuros de um ativo através da análise do histórico e comportamento gráfico dos preços desses ativos no passado. Baseado na ideia de que existem padrões que se repetem no mercado.
O objetivo principal dessa análise é detectar o comportamento da maioria dos investidores no momento atual, ou seja, se eles estão mais propensos a comprar ou a vender.
Através disso, o investidor busca obter lucro observando as tendências dos preços, comprando e vendendo ativos rapidamente.
Como a análise Técnica funciona ?
Para conhecer e entender o funcionamento da análise técnica é importante entender quais são as principais informações apresentadas no gráfico e como elas podem ser interpretadas.
Há dois elementos principais:
• Preço: No gráfico da análise técnica, é possível acompanhar as variações de preço. Portanto, há uma indicação de qual é a cotação de negociação dos ativos ou derivativos ao longo do tempo. Dessa forma cria-se uma movimentação gráfica, como os picos e os vales.
• Volume de negociação: O volume de negociação aponta qual é a quantidade de ordens de compra e venda executadas sobre o ativo ou derivativo em determinado momento.
Um volume elevado, normalmente, indica uma tendência ou a preparação para um movimento ganhar força. Um volume baixo, por outro lado, pode apontar que a variação ocorreu apenas de maneira pontual.
Essas duas informações são essenciais para identificar padrões e verificar a existência de tendências. Para que isso seja possível, considera-se que o preço de negociação já reflete todas as informações e expectativas do mercado.
Mesmo que haja uma boa estratégia, é comum ver as operações sendo encerradas com prejuízo. Aliás, é comum ver especuladores errando mais do que acertando nessas operações.
Confira alguns dos indicadores gráficos utilizados com bastante frequência pelos praticantes:
• Médias móveis;
• Indicadores de tendência;
• Indicadores de volume de negociação;
• Indicadores de volatilidade.
Irrelevância do ativo
Um dos pressupostos básicos da análise gráfica é de que as qualidades intrínsecas do ativo não são consideradas relevantes.
Por exemplo: para um analista técnico, não importa se a empresa é endividada, pré-operacional, em recuperação judicial, ou extremamente lucrativa.
O grande objetivo é lucrar com as variações de preços no curto prazo. Geralmente alguns dias, semanas ou meses. A análise gráfica pode ser utilizada para qualquer tipo de ativo, desde que tenha suficiente liquidez.
Se este determinado ativo possuir um histórico longo de preços de mercado, então a análise técnica também poderá ser aplicada.
Qual a origem da análise técnica ?
A análise técnica foi formada a partir de conhecimentos básicos obtidos da Dow Theory , Uma teoria sobre os movimentos do mercado que surgiram mediante um estudo preconizado por Charles Dow.
• O mercado considera todos os fatores que podem influenciar o preço de um ativo.
• A movimentação de preços de mercado não são puramente aleatórios, mas se movem em padrões e tendências identificáveis que se repetem ao longo do tempo.
Riscos da análise técnica
Mesmo que muitos acreditem no poder preditivo da análise gráfica, não existem muitos exemplos de pessoas que adquiriram fortuna desta forma e preservaram esta fortuna.
No mercado financeiro, a análise gráfica costuma ser vista por muitas pessoas com certa desconfiança.
Portanto,antes de aderir a essa ferramenta como recurso para guiar sua tomada de decisão, é preciso conhecer os riscos envolvidos nesse tipo de operação.
Contudo, é muito mais fácil encontrar adeptos do Value Investing que tiveram sucesso investindo através da análise fundamentalista.
A análise técnica sempre foi e sempre será defendida por seus praticantes, porém isso não isenta o fato de que essa modalidade envolve muitos riscos e reais possibilidades de perda de capital em pequenos espaços de tempo.