Especulação: descubra mais sobre essa prática – ESTOA

Especulação: descubra mais sobre essa prática

As primeiras operações que utilizam este método foram por meio de contratos futuros de commodities agrícolas


Advertisement


Advertisement


A especulação está presente no mercado financeiro de muitas maneiras, entretanto, muitos investidores acham que essa prática pode ser reconhecida como uma atividade de investimento.

Sendo assim, entender como a especulação funciona é fundamental, principalmente para quem deseja lucrar em curto prazo. 


Advertisement


O que é especulação? 

A especulação é uma prática realizada por meio da negociação de um ativo ou na transação do investimento com o objetivo de lucrar em curto prazo com as variações de preços. 

Um exemplo de especulação, é quando o investidor especula qual a posição comprada que o ativo deve se valorizar, o oposto é na posição de venda, portanto, é possível que ele lucre com a desvalorização desse ativo.

Advertisement


Em caso de ações, o investidor poderá comprá-las e vendê-las por um preço mais caro após um dia, com o objetivo de recomprá-las com um preço menor futuramente. 

Quais os ativos que é possível especular?

Muitos investidores acham que especulação está disponível apenas para ações. No entanto, as primeiras operações que utilizam este método na Bolsa de Valores foram por meio de contratos futuros de commodities agrícolas. 

Advertisement


Atualmente, é possível especular por meio de diversas aplicações disponíveis no mercado financeiro. Entre elas estão: moedas, commodities agrícolas, ações, opções, metais, títulos públicos e privados, terrenos, imóveis e fazendas

Quem são os especuladores? 

Todo investidor que utiliza a especulação como prática de investimento, é chamado de trader, já que seu objetivo é obter resultados superiores à média de mercado. 

Advertisement


O tempo que os traders possuem para realizar as especulações pode variar, por exemplo, operações em  day trade podem encerrar no mesmo dia. 

A ferramenta utilizada pelo trader para realizar as especulações e antever a direção do mercado em curto prazo é a análise técnica

Esse tipo de análise consiste em um estudo de comportamento dos preços e suas variáveis de mercado, seu objetivo é encontrar padrões históricos que serão projetados para o futuro, portanto, oferecendo ao especulador projeções sobre os próximos movimentos de preços. 

A ferramenta utilizada pelo trader para realizar as especulações e antever a direção do mercado em curto prazo é a análise técnica/Foto: Reprodução

O que é a especulação financeira? 

A especulação financeira funciona por meio de um ciclo de acontecimentos, como por exemplo, quando a economia se encontra em uma fase alta e por meio da valorização de ações. 

Quais os tipos de especulação financeira?   

Há muitos tipos de especulação financeira disponíveis no mercado. Desta forma, é de suma importância entender como elas funcionam e quais os efeitos que ela pode gerar em seus investimentos. As suas principais são: day trade, swing trade, robôs traders e flippers

Day trade

O day trade é uma modalidade conhecida por negociar com o objetivo de obter lucros com oscilação de preço em um único dia. 


Swing Trade

Já o swing trade é uma estratégia na qual o ativo é mantido por alguns dias em carteira, sendo assim ela necessita de mais tempo do que as outras operações feitas em especulação financeira, mesmo assim seu objetivo é visualizar uma tendência em linha com a estratégia do especulador. 

Robôs Traders 

Quando a estratégia de compra e venda é por meio de especulação, é possível que ela seja feita por meio dos robôs traders, já que este tipo de operação muitas vezes precisa ser feita  com mais rapidez.

Desta forma, esses robôs podem ser configurados em servidores com sistemas lógicos que possuem estratégias avançadas de investimentos e conseguem realizar este tipo de operação com mais velocidade. 

Flippers

Por último temos o Flippers, que é um investidor que compra as ações das empresas em sua fase pública inicial de ações (IPO) e vendem esses ativos por um preço mais alto no pregão. 

Há muitos tipos de especulação financeira disponíveis no mercado/Foto: Reprodução

Quais os benefícios da especulação financeira? 

Para aplicar através da especulação financeira é preciso organizar os seus objetivos e prestar bastante atenção para não correr grandes riscos. 

Mesmo sendo uma prática arriscada, ainda sim a especulação possível muitos benefícios como por exemplos: 

  • Traz retornos acima da média do mercado;
  • Pode ser realizadas em um curto espaço de tempo;
  • Não utiliza análise fundamentalista;
  • Estabelece uma série de projeções para a cotação no curto e médio prazo;
  • Em momentos conturbados, os traders aumentam ainda mais suas posições aproveitando preços mais baratos dos ativos;

Portanto, a especulação pode ser utilizada em vários tipos de operações, mesmo sendo uma prática que pode ter muitos riscos e não é de fato considerada um tipo seguro de investimento, ainda sim pode ser uma escolha diferente para sua carteira.