Family offices: o que são e como funcionam
Serviço de assessoria especializada faz com que famílias de alto poder aquisitivo não tenham tanta preocupação
O termo em inglês, family office, pode ser traduzido de forma não literal como uma empresa privada especializada em cuidar dos investimentos de famílias ricas que estão dispostas a aplicar a sua fortuna a fim de render mais.
O serviço pode ser considerado como uma espécie de consultoria que tem como foco gerir o patrimônio da família que ela representa. Os escritórios contam com assessoria jurídica, contábil e fiscal para todos os clientes.
Geralmente as famílias assessoradas são sempre as de alto poder aquisitivo com patrimônio elevado e que possuem interesse em aumentar os seus ativos de maneira consciente.
Funções do family office
Existem dois tipos de family office que possuem a mesma premissa mas com uma diferença entre eles.
No Single Family Office, a família assessorada irá abrir uma empresa e contratará serviços exclusivos e personalizados apenas de coisas que ela ache necessário para atender às suas necessidades.
No Multi, haverá o mesmo serviço, mas dessa vez sem exclusividade, pois a família contratará os serviços de uma empresa especializada nisso, logo a atenção será dividida por várias famílias.
As funções podem variar de acordo com o que a família precise, porém estes são alguns dos serviços prestados por um family office:
- Análise patrimonial: nela é feito um apanhado de todos ativos e passivos que a família possui a fim de saber quais os próximos passos a se tomar em conjunto.
- Análise do padrão de vida: é feito um levantamento para saber de quanto é o patrimônio líquido da família e quais são as despesas mais frequentes para que não haja mudança no padrão de vida.
- Planejamento sucessório e empoderamento dos herdeiros: o family office é capaz de ajudar os seus clientes a preparem a próxima geração da família para assumir os negócios no futuro mostrando o que eles precisam saber sobre o patrimônio familiar.
- Investimentos: são criadas estratégias para atender as necessidades das famílias e mapear quais investimentos são mais adequados para que haja uma rentabilidade satisfatória.
Além disso, os family offices são responsáveis por tomar conta de possíveis riscos em investimentos, por isso eles procuram diversificá-los para que possam reduzir essas chances.
Outro ponto em que eles prestam consultoria é na educação financeira dos membros da família, além de prepararem os herdeiros, eles preparam os familiares para terem o mínimo de conhecimento a respeito disso.
Vantagens do family office
O ponto mais positivo ao contratar este serviço é estar lidando com um especialista nesse ramo de finanças que poderá proporcionar a você o planejamento estratégico ideal para a sua família.
Para um profissional desse ramo a complexidade e o tamanho do patrimônio são proporcionais, pois quanto maior o patrimônio, mais complexas serão as estratégias adotadas.
Logo, para um membro da família que não tenha ao menos um conhecimento básico nessa área de contabilidade e investimentos seria impossível lidar com todas as variáveis que a própria fortuna lhe apresentariam.
Desvantagem
O ponto negativo na contratação desse serviço está ligado aos custos dessas operações, que podem apresentar variáveis dependendo do escritório escolhido.
Mas é preciso levar em consideração que são investimentos feitos por famílias com alto poder aquisitivo, então é necessário pesar na balança para saber se a questão custo-benefício compensa. Na maioria das vezes vale a pena.
Onde investem os brasileiros?
Os family offices brasileiros, diferentemente dos do exterior, não investem tanto no mercado de criptomoedas. Por aqui os investimentos mais comuns são em renda fixa, equities e fundos imobiliários.
Segundo o estudo Family Office Report Brasil 20, cerca de 32,9% dos brasileiros preferem a renda fixa pela segurança que o investimento promete trazer de volta em lucros. E todos os family offices têm uma parcela investida no exterior.
Após a pandemia, o interesse por investimentos em equities subiu para 83% nesse período, já no setor de tecnologia o número chegou a 90%.
Em resumo
De uma forma mais resumida, um family office é contratado ou criado sempre que famílias com um poderio financeiro maior precisam de uma ajuda nas questões burocráticas, como, negociação de prazos e valores com bancos, advogados ou prestadores de serviço.
Além dessas burocracias, eles auxiliam nas questões de investimentos para saber quais as melhores ações para aplicar recursos e ter rendimentos altos. E fazem uma análise do patrimônio do cliente para que não haja um exagero que possa prejudicá-lo.