FINRA: conheça como essa entidade funciona – ESTOA

FINRA: conheça como essa entidade funciona

É uma associação autorreguladora que visa combater crimes e fraudes no mercado nos EUA


Advertisement


Advertisement


A FINRA é uma entidade norte-americana que tem como objetivo proteger e regulamentar o mercado dos Estados Unidos. 

Desta forma, é fundamental que todo investidor entenda a importância deste órgão e quais os efeitos que ele pode gerar em seus investimentos. 


Advertisement


O que é a FINRA?

O Financial Industry Regulatory Authority (FINRA) é uma instituição dos Estados Unidos que tem como objetivo regulamentar a negociação de ações, opções de títulos, títulos corporativos e futuros do mercado financeiro norte- americano. 

Além da regulamentação de alguns valores mobiliários presentes no mercado financeiro dos EUA, o FINRA também é uma associação autorreguladora que visa combater crimes e fraudes no mercado nos EUA. 

Advertisement


Anteriormente, a entidade responsável por combater crimes e fraudes no mercado financeiro norte-americano era a Associação Nacional de Revendedores de Valores Mobiliários (NASD), entretanto, a FINRA a substituiu em 2008. 

A sede da associação fica em Washington, D.C. e em Nova York, assim como também a FINRA possui mais de 20 escritórios regionais em todo os Estados Unidos. 

Advertisement


Quais os objetivos principais da FINRA? 

Por ser uma associação independente a FINRA possui muitos objetivos e vantagens para quem participa ativamente e investe no mercado financeiro dos EUA. 

Seus principais objetivos seguem como base a observação de questões éticas e judiciais para quem trabalha no mercado financeiro e procura sempre manter os investidores  informados e oferece aprendizado a eles, assim como também a FINRA busca sempre cumprir as normas de maneira leal à concorrência do setor de investimento.

Advertisement


Por ser uma associação independente a FINRA possui muitos objetivos e vantagens para quem participa ativamente e investe no mercado financeiro dos EUA/Foto: Gabrielle Purchon

Quais as funções da FINRA? 

Além de combater fraudes e regulamentar valores mobiliários no mercado financeiro norte-americano, a FINRA pode também emitir licença para corretores de empresas, desenvolver normas e orientações para corretores nos EUA, assim como controlar as atividades de quem participa do mercado financeiro, como por exemplo, a Lei Federal. 

Os investidores também podem prestar queixa à FINRA em casos controversos no mercado financeiro, já que a associação também pode regulamentar as bolsas de valores de New York Stock Exchange (NYSE), a NASDAQ Stock Market e da International Securities Exchange.

A associação também trabalha ativamente para definir normas que ajudem a prevenir fraudes no mercado financeiro, além de oferecer sempre um trabalho base de honestidade e transparência nas negociações, assim como também a FINRA serve como um guia às instituições presentes no mercado financeiro.

Seu trabalho no mercado norte–americano é informar os investidores sobre qualquer situação recorrente no setor.

Outro trabalho que a associação também é responsável é por formar investidores através dos princípios de segurança e de investimento. 

A associação também trabalha ativamente para definir normas que ajudem a prevenir fraudes no mercado financeiro/Foto: Reprodução

Como a FINRA pode interferir no mercado? 

A FINRA possui permissão para acabar com fraudes e entre outros riscos recorrentes no mercado financeiro norte-americano, sendo assim a associação pode interferir por meio de indenizações e suspeições. 

A FINRA pode levar infratores a indenizar pessoas físicas ou jurídicas que são vitimadas no mercado, além de ter o poder de suspender a operação das empresas por um certo período e até mesmo resultar em fechar a instituição em casos muito mais graves. 

Em casos de crimes como lavagem de dinheiro, fraude ou sonegação de impostos, a FINRA pode trabalhar junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), para combater tais crimes. 


De maneira resumida a FINRA pode ser definida como uma  entidade autorreguladora supervisiona todas as empresas de valores mobiliários dos EUA, assim como também de todas as empresas que disponibilizam treinamento profissional, testes e licenciamento de corretores registrados. 

Muitas atividades da FINRA são realizadas por meio de supervisões, como por exemplo, os relatórios e operações de balcão que são feitos por meio do over-the-counter (OTC).

Portanto, se você deseja investir nos Estados Unidos e obter diversificação na sua carteira, é fundamental entender como a FINRA funciona e como ela pode te ajudar quando necessário.