Fundo de ações: saiba como investir – ESTOA

Fundo de ações: saiba como investir

Este tipo de fundo deve ser administrado por um gestor profissional


Advertisement


Advertisement


Se você deseja investir no mercado financeiro com mais segurança e com objetivo de obter rentabilidade, o fundo de ações pode ser uma boa opção. 

Sendo assim, entender como este fundo de investimento funciona pode ser fundamental na hora de aplicar. 


Advertisement


O que são os fundos de ações?

O fundo de ação faz parte do grupo de fundos de investimentos, que são conhecidos como FIA. Este tipo de investimento possui cerca de 67% do capital investido em ações da Bolsa de Valores. 

Este tipo de fundo deve ser administrado por um gestor profissional, já que sua função é ficar responsável pela alocação de capital dos cotistas, ou seja, quem decide como os recursos devem ser alocados  dos investidores é o gestor, que escolhe quais ações o fundo poderá comprar ou vender. 

Advertisement


Outra caraterística do fundo de ação é que ele reúne um grupo de investidores, que são os cotistas, que são pessoas que investem em renda variável. 

Para investir em um fundo de ação é necessário que o investidor entregue seu  capital à empresa gestora de investimentos, para que ela fique responsável por montar, assim como também administrar uma carteira de ações negociadas na Bolsa de Valores.  

Advertisement


O fundo de investimento em ações pode trazer algumas vantagens aos investidores que desejam aderir  um capital em renda variável, porém não conseguem por falta de tempo ou que não possuem conhecimento. 

Em resumo, o fundo de investimento é uma maneira de ajudar os investidores a terceirizar a análise de suas aplicações, alocar e administrar seu capital por meio de um gestor

Advertisement


Portanto, o gestor fica responsável por aderir uma estratégia de investimento do fundo, recebendo taxas de administração pela sua performance e trabalho na aplicação.  

Como funciona o fundo de ações?

O fundo de ações é uma maneira muito prática de se investir no mercado financeiro, isso porque muitos investidores acabam se interessando bastante por este meio de investimento. 

Quando se trata de rentabilidade, o fundo de ações oferece um tipo de gestão chamada de benchmark, prática conhecida como rentabilidade de referência. No entanto, todo investidor deve ficar atento ao fato de que o fundo de ações pode acabar se diferenciando em relação aos outros tipos de fundos. 

Há dois tipos de gestão dos fundos que são essenciais na hora de aplicar em fundos de ações que os investidores devem conhecer com mais atenção para entender mais sobre como aplicar utilizado este tipo de operação. Entre eles estão:  gestão de fundos ativa e gestão de fundos passiva

Gestão de fundo ativa para ações 

Quando o gestor administra ativamente o capital dos cotistas, a operação é chamada de fundo de ações com gestão ativa. Este tipo de operação tem como objetivo superar a rentabilidade de um benchmark.

Desta forma, o trabalho neste tipo de gestão é mais ativo e possui uma análise  de empresa mais rápida para que o gestor tome as melhores decisões  de compra e venda dos papéis. 

Gestão de fundo passiva para ações

Já os fundos de ações com gestão passiva são conhecidos por seguir uma metodologia pré-determinada de alocação de capital, isso porque não há um trabalho ativo de análise de ações para que o capital seja alocado aos cotistas, já que neste tipo de gestão o objetivo não é tentar superar o benchmark. 

O gestor fica responsável por aderir uma estratégia de investimento do fundo/Foto: Reprodução

Quais os tipos de fundo de ações?

No mercado financeiro há alguns tipos de fundos de ações disponíveis para os investidores, conhecê-los pode ajudar na hora de escolher qual o tipo de fundo que se encaixa nos seus investimentos. 

Os tipos de fundos de ações são: fundo livre, fundo de dividendos, fundos de small caps, fundo de investimento no exterior, fundos específicos e fundos fechados


Fundo Livre

O fundo livre pode adotar diferentes tipos de estratégias, portanto, não há uma regra determinada para seguir a metodologia de alocação de capital. Entretanto, este tipo de fundo de ação só pode ser utilizado quando em ativos regulamentados. 

Fundo de dividendos

Já o fundo de dividendos é aquele em que o investidor deseja investir por meio da metodologia de empresas pagadoras de dividendos. 

Fundo de small caps

Neste tipo de aplicação, o investidor poderá utilizar a metodologia de investimento em companhias com baixo valor de mercado e que são negociadas na Bolsa. 

Fundos de investimento no exterior

Este tipo de metodologia de investimento não é muito complicada, já que é baseada em ações que são negociadas em outras Bolsa de Valores, ou seja, caso o investidor deseje diversificar suas carteiras de investimento, este tipo de aplicação pode ser fundamental. 

Fundos específicos e Fundos fechados

Por último, temos os fundos específicos que consistem em um grupo fechado de ações ou de outro ativos negociados na Bolsa de Valores e os fundos fechados que são ações que não estão disponíveis no mercado, sendo assim, consistem em carteiras de condomínio fechado. 

Portanto, se você é novo no mercado financeiro e no de ações, assim como também pretende investir com menos riscos e adquirir cada vez mais rentabilidades, o fundo de ações pode ser uma boa opção de investimento.