Fundo de hedge: o que é e por que ele tem a maior taxa de rentabilidade – ESTOA

Fundo de hedge: o que é e por que ele tem a maior taxa de rentabilidade

Com a maior taxa de rentabilidade, ele é uma alternativa de investimento com poucas limitações


Advertisement


Advertisement


Se destacando dos demais, o Fundo de Hedge, o abrasileirado de Hedge Funds,  é uma nova forma de investir. Além de ter uma maior taxa de rentabilidade, é um jeito mais prático e menos restrito para os acionistas.  

Embora o nome adotado no Brasil seja Fundos Multimercados, ele não se adequa completamente a sua definição. Esse fundo de investimento não passa de um fundo de proteção, mas que ao final do jogo tem mais benefícios. 

Ao não se restringir aos métodos tradicionais, os fundos acabam utilizando todas as ações do mercado em função de alcançar suas metas. Com isso, eles proporcionam uma maior taxa de retorno graças à flexibilidade de estratégias.

Advertisement



O que é um fundo de hedge?

O Hedge por definição é apenas uma alternativa de proteção contra as movimentações da bolsa de valores e do mercado. Entretanto, ela difere das demais por não se limitar. Ao invés do fundo não poder investir mais de 1% somente em um ativo, o fundo de hedge consegue aplicar todo seu capital em ações, logo, juntamente aos riscos, há maior flexibilidade.

Advertisement


Mais conhecido por ter usuários com uma renda mensal mais elevada, os administradores do investimento conseguem obter lucro independentemente do contexto do mercado, porém em ordem de alcançar esse sucesso, é necessário técnicas não convencionais. 

Estratégias como aplicação de títulos privados, mercado de opções, swaps, operações de day trade com ações, arbitragem de commodities e outros. Tudo é possível devido à folga de restrições legais. 

Advertisement


Embora esta alternativa de investimento prioriza proteger e facilitar a vida do investidor, os usuários acabam correndo mais riscos devido às arriscadas manobras. Então para se ter um hedge fund não é necessário somente um investimento mínimo, mas também requer um patrimônio elevado.

Qual é o seu funcionamento?

Cumprindo seu propósito, os fundos de hedge possuem uma maior liberdade, portanto cada um funciona de um jeito, no que resulta que sua própria aplicação dificulta a definição do termo e suas funcionalidades. Já o termo conhecido no Brasil é Fundos Multimercados, algo que complica ainda mais o entendimento do termo, visto que não são todos os os fundos multimercados que são fundos de hedge.

Advertisement


De forma simplificada, o fundo funciona como uma parceria entre investidores e os gestores. 

O acionista aplica seu dinheiro que depois é administrado por profissionais de fundos, que por meio de conhecimento e análises determinam os melhores métodos e parâmetros para aplicar os ativos em função de obter os maiores retornos. 

Tudo isso por meio de um planejado processo mais livre e não tradicional.

Legenda: Fundos de Hedge Créditos: Freepik

Características

Sua maior característica é sem dúvida ser fundo com a maior rentabilidade, um produto atingido pelos estrategistas, que acabam optando por jeitos que tornam o fundo um investimento que pode ser considerado por muitos como arriscado. Estratégias como alavancagem, aluguel de ativos e negócios de ativos não tradicionais.

Por este mesmo motivo, o fundo possui como característica fundamental uma alta renda mínima do investidor. De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários, são qualificados aqueles que sejam um investidor profissional, tenham certidão financeira e possuam pelo menos R$ 1 milhão investido.

Por suas características variarem, dependendo de cada fundo, chega a ser difícil estabelecer características gerais. Entretanto, acima de ser marcado exclusivamente somente por um público de investidores de alta renda, seguindo certas condições um fundo de investimento já pode ser considerado um hedge fund. 

Além da disponibilidade de um grande patrimônio líquido do investidor, liberdade de investimento e uma grande tolerância a risco, a aplicação em si deve ser manejada por profissionais habilitados e altamente especializados capazes de gerar uma alta rentabilidade com um limitado custo de atividade.

O fundo também pode ser caracterizado pelas grandes taxas para a gestão, a falta de transparência de informações, foco em rendas variáveis. Inclusive, como muitos dos fundos não são regulamentados e não revelam seus status, eles nem são registrados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). 


Riscos

Chega até ser contraditório um fundo de proteção ser designado como arriscado, porém não é. No mercado, é preciso estar exposto a riscos para obter mais rentabilidade. E é isso que o fundo de hedge promete.

Ele possui a nomenclatura de proteção, pois ele protege os ativos do mercado e de suas oscilações.