Fundos de Lajes Corporativas: Entenda o conceito e como este fundo funciona
Saiba todos os detalhes que englobam este fundo e como utilizá-lo para diversificar sua carteira de investimentos
Os fundos de lajes corporativas são imóveis amplos que necessitam de uma grande infraestrutura para suas atividades. Ao fazer esse investimento, você aplica os seus recursos em um portfólio diversificado. Em contrapartida, recebe os rendimentos relativos aos aluguéis desses empreendimentos.
Como funcionam os fundos de lajes corporativas?
As lajes corporativas são imóveis como salas comerciais ou escritórios de alto padrão, destinados a empresas de maior porte que precisam de um local para manterem suas operações.
Por possuírem vagas de garagem e serem bem localizadas, elas são bastante procuradas por empresas e órgãos públicos.
Quando as lajes corporativas possuem uma boa avaliação, a taxa de vacância (área não ocupada) tende a ser muito baixa, o que é um ótimo indicador para os proprietários do imóvel.
Ao investir em um fundo de laje corporativa você se torna um cotista, juntamente com outros investidores. Porém, não exerce nenhum papel na gestão desse fundo. Apenas o gestor especializado é a pessoa responsável por decidir a forma com que o fundo deve ser investido.
Este recebe sua renda proveniente da taxa de administração. Este dinheiro serve também para remunerar a equipe de gestão para que o fundo se mantenha vivo.
O dinheiro proveniente do aluguel desses imóveis é distribuído para os cotistas em forma de dividendos, que costumam ser pagos mensalmente. A legislação do Brasil define que pelo menos 95% dos resultados devem ser distribuídos.
O cotista pode comprar e vender essa categoria de FII quando quiser, podendo escolher ganhar também com a valorização desses fundos.
Quais as vantagens de investir em fundos de lajes corporativas?
• Isenção de imposto de renda sobre o rendimento
Os fundos de lajes corporativas possuem isenção de pagamento do imposto de renda sobre os proventos recebidos. Por isso, costumam fazer parte da carteira de muitos investidores.
• Diversificação
Geralmente, as empresas que alugam esses espaços atuam em áreas muito distintas. Dessa forma, é possível minimizar o risco da sua aplicação, pois o seu capital não está suscetível às oscilações de apenas um setor.
Por isso, os fundos tendem a ser compostos por vários edifícios corporativos, de locações e características diferentes.
• Facilidade na reposição dos locatários
O período de vacância desse tipo de fundo imobiliário costuma ser extremamente pequeno. Isso porque as empresas não mudam de endereço com frequência, pois isso pode dificultar o seu processo logístico e fazer com que ainda perca clientes.
Além disso, as lajes corporativas são adaptadas para comportar empresas de qualquer área de atuação. Dessa forma, mesmo que uma sala fique vaga, a tendência é de que ela seja ocupada rapidamente.
Quais os riscos de investir em Lajes corporativas?
Conforme pode ser pressuposto, nenhum investimento é livre de riscos. E com os FIIs de lajes corporativas não é diferente, pois existem fatores que o investidor deve considerar antes de alocar seu capital.
Por se tratar de um investimento em imóveis, a qualidade da região onde está a laje corporativa influencia muito na rentabilidade final.
Portanto, se a localização onde estão os imóveis desse fundo sofrer algum problema por falta de segurança ou por mudança de cenário econômico, até os melhores fundos de lajes corporativas irão perder valor e a rentabilidade do investidor diminuirá.
No entanto, uma boa forma do investidor mitigar esse risco é buscar investir em diferentes cidades, ou investir em diversos fundos de lajes corporativas.
Outro fator importante, é a existência de limitações de mobilidade, como aconteceu em 2020, mediante todo o distanciamento social ocorrido. Mesmo com o estilo de vida voltando à normalidade, muitos ainda preferem trabalhar de casa.
Contudo, o trabalho na modalidade presencial não entrará em extinção, então esse não parece ser um risco definitivo.
Como investir em Fundos de Lajes Corporativas?
Para ter acesso ao fundo de lajes corporativas, o investidor terá que criar uma conta em uma corretora de valores.
Atualmente existem diversas corretoras taxa zero, para que o investidor não gaste dinheiro desnecessariamente com isso. Assim, ele poderá investir em FIIs de lajes corporativas e outros ativos negociados em bolsa.
Nesse sentido, ele deverá fazer um trabalho para selecionar o fundo em que deseja investir, seja através do estudo próprio ou por meio da contratação de uma casa de análises.
Dessa forma, ele deve comprar cotas negociadas na bolsa e, com isso, terá o direito a receber seus dividendos mensalmente e se beneficiar da valorização dos ativos no longo prazo.