Fundos Quantitativos: saiba como funciona
Entenda o que são os fundos quantitativos e quais as suas funcionalidades no mercado financeiro
Os fundos quantitativos são uma nova forma de utilizar a tecnologia, como uma busca de retorno para os cotistas. Desde modo, o mercado de investimentos pode se renovar, apostando em sistemas que são mais automatizados.
Entender como os fundos quantitativos funcionam pode te ajudar na hora de investir no mercado financeiro, até mesmo se adaptar às novas tecnologias apresentadas na bolsa de valores.
O que são os fundos quantitativos ?
Os fundos quantitativos utilizam da tecnologia para obter ganhos, esses fundos possuem um sistema de Inteligência Artificial (IA).
Neste sistema os algoritmos e estratégias quantitativas podem ser utilizadas, o Trade System (TS).
Os fundos de investimento quantitativos utilizam uma operação para realizar o lucro sem risco ou sem recursos próprios, conhecido como arbitragem, que também pode identificar as assimetrias de preços no mercado financeiro.
Anteriormente, no Brasil, os fundos quantitativos não eram populares e utilizados pelos investidores na bolsa de valores brasileira. Em 2021, os aportes aumentaram em 29%. Neste ano, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA), divulgou que o Brasil possui R$ 9 trilhões em ativos de fundos custodiados.
Como funcionam os fundos quantitativos?
O objetivo dos fundos quantitativos não é diferente dos tradicionais, que é investir em ações, entretanto as decisões de compra e venda depende do tipo de fundo que você deseja seguir.
O único fator que diferencia os fundos quantitativos dos tradicionais é que, não é necessário ter um profissional para cuidar do fundo, pois os próprios algoritmos podem avaliar o mercado e tomar as decisões de compras na bolsa de valores.
Por mais que o algoritmo faça a maior parte do trabalho, ainda sim existe um profissional para definir os parâmetros que são utilizados, como em toda ferramenta tecnológica, esse profissional serve como um guia, ter uma equipe preparada para essa função pode ser fundamental.
Os algoritmos utilizados nos fundos quantitativos, servem como uma espécie de banco de dados, os gestores colocam as informações mais relevantes, permitindo que o algoritmo conduza suas análises, trabalhando no histórico de padrão de comportamento das ações.
Quais os benefícios dos fundos quantitativos?
O maior benefício do fundo quantitativo vem da tecnologia que ele oferece, entretanto é importante descobrir quais os outros benefícios que esse tipo de investimento pode oferecer.
Os fundos quantitativos podem oferecer uma análise de dados em grandes volumes, deste modo aumentando a base utilizada para tomar decisões. O funcionamento é contínuo, de 24 horas por dia, permitindo a visualização e trazendo outras oportunidades de compras e não possui relação com outros fundos de investimentos, já que apresenta funções diferentes.
Por mais que os fundos quantitativos apresentam benefícios diferentes dos outros fundos, existem algumas desvantagens que precisam ser analisadas quando você planeja investir neste fundo.
A grande desvantagem do fundo quantitativos é que existe uma limitação de análise para empresas de micro e macroeconomia, já que este tipo de algoritmo desconsidera fatores qualitativos. Portanto, as mudanças que ocorrem nas empresas não fazem parte da avaliação.
O investimento em fundos quantitativos
Os fundos quantitativos, apesar de já ter apresentado uma grande demanda no Brasil, ainda podem não trazer uma grande vantagem, quando você pensar em ter uma boa pontuação na sua carteira de investimentos. Entretanto, os Estados Unidos podem ser uma boa opção.
Nos Estados Unidos, os fundos quantitativos apresentam uma aplicação com maior estratégia, principalmente nos fundos de multimercado. Sendo assim, há um espaço de crescimento do modelo na bolsa norte-americana, trazendo grandes resultados para o investidor.
Portanto, conhecer os fundos quantitativos é importante, se você deseja renovar e ganhar bons pontos na sua carteira de investidor. É importante que você verifique qual mercado é mais adequado para investir nesses fundos, sendo assim você pode alocar grande parte do patrimônio combinado com outros fundos e ativos de seu interesse.