Green bonds: saiba o que são e como esses títulos funcionam – ESTOA

Green bonds: saiba o que são e como esses títulos funcionam

Os Green bonds tem como finalidade captar recursos para investimentos em projetos sustentáveis


Advertisement


Advertisement


Green Bonds são títulos de dívidas emitidos com a finalidade de captar recursos para investimentos em projetos sustentáveis, tendo como objetivo minimizar os efeitos causados pelas mudanças climáticas. 

Esses títulos funcionam de forma semelhante aos papéis de renda fixa no Brasil. Um investidor compra o papel e recebe o rendimento de acordo com o emissor. Quando o título é green, ou seja, “verde”, significa que ele só pode ser utilizado pela empresa que fez a sua emissão e com a finalidade de financiar investimentos sustentáveis.

Como investir em Green Bonds?

Para investir em Green Bonds é necessário que a empresa que deseja ser a emissora, emita o projeto de captação de recursos à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e também ao CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável).

Advertisement



Essas duas entidades serão responsáveis por avaliar o propósito e então fazer o direcionamento da verba. Havendo a aprovação do projeto, os títulos são lançados no mercado, sendo que nesse momento os investidores podem fazer a aquisição dos mesmos. 

Advertisement


As compras desses títulos são feitas da mesma forma que os tradicionais, ou seja, negociados por bancos, corretoras ou instituições financeiras.

O Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 foi criado exatamente para analisar as companhias que se enquadram em um aspecto de sustentabilidade corporativa para eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. 

Advertisement


O conselho é formado por onze instituições, as empresas que cumprem com as regras mínimas são consideradas elegíveis. 

A única empresa brasileira que emite esse tipo de título é a BRF (BRFS3), a mesma que controla as marcas Sadia e Perdigão.

Advertisement


Saiba quais as vantagens de investir em Green bonds/Foto: reprodução

Quais as vantagens dos títulos verdes? 

Os Green Bonds possuem a vantagem da sua emissão ser diretamente relacionada aos seus objetivos. 

Portanto, como os títulos só podem ser emitidos com objetivos de sustentabilidade empresarial, o processo é realizado por uma consultoria empresarial. 

Essa será responsável por avaliar se realmente o recurso está sendo investido em projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável. Essa é também uma tendência econômica, já que os pactos de emissão de carbono têm sido cada vez mais cobrados.

Não apenas a emissão de carbono mas também investimentos em energia limpa e sustentabilidade, são pautas que estão sendo cada vez mais cobradas nas conferências realizadas em todo o mundo. 


A tendência, portanto, é que empresas certificadas ambientalmente terão destaque maior entre os investidores e por isso terão o seu valor de mercado aumentado.

Green Bonds no Brasil 

Há uma forte tendência para que os Green Bonds ganhem cada vez mais força no mundo e também no Brasil, principalmente na gestão de recursos como agropecuária de baixo carbono, silvicultura e manejo florestal.

Devido a nossa biodiversidade, projetos de proteção de habitats terrestres, costeiros, marinhos, fluviais e lacustres também deverão receber recursos para o uso sustentável da biodiversidade com implementação de corredores ecológicos.

Os títulos para sustentabilidade também podem angariar para a produção e uso de veículos elétricos e híbridos, não motorizados, ferroviário e metroviário. O objetivo é reduzir a emissão de carbono na atmosfera.