HFT: saiba como essa estratégia pode ser renovadora – ESTOA

HFT: saiba como essa estratégia pode ser renovadora

É necessário que todo investidor entenda quais as trades que este tipo de operação deve possuir


Advertisement


Advertisement


O HFT é uma estratégia de negociação no mercado financeiro, já que parte das negociações feitas por meio desta operação são por meio de algoritmos e de maneira automática. 

Desta forma, se você é investidor e deseja descobrir como aplicar utilizando esta estratégia, é de suma importância que entenda como funciona essa operação. 


Advertisement


O que é o HFT? 

O High Frequency Trading (HFT) é uma forma de negociar ativos de maneira automática por meio de um investimento em curto prazo, ou seja, que dure apenas alguns segundos, no qual os investidores podem obter lucros com diferenças menores de preços. 

Para negociar através do HFT é necessário que todo investidor entenda quais as trades que este tipo de operação deve possuir. 

Advertisement


Sendo assim, é necessário que em uma negociação feita em HFT tenha uma grande quantidade ativos, que estejam em alta velocidade e em que sejam em curto período de tempo. 

Com o significado parece impossível que haja maneiras de realizar uma operação na Bolsa de Valores em muita rapidez, isso acontece porque essa operação é realizada através de computadores em uma alta velocidade e que tenha algoritmos especializados. 

Advertisement


Como negociar em HFT?

As negociações feitas através do HFT são por meio de robôs, já que os computadores precisam ter algoritmos complexos que tenham a capacidade de desenvolver um grande número de pedidos em velocidades muito rápidas. 

O robô da HFT consegue disponibilizar serviços em intervalos de tempo mais cursos no mesmo período em que as operações estão sendo realizadas no pregão, entretanto, os retornos acabam sendo mais baixos do que os realizados em operações mais simples no mercado financeiro. 

Advertisement


É comum que grandes instituições bancárias, assim como também investidores institucionais utilizem este tipo de negociação, já que por meio do HFT é possível que os investidores executem muitos pedidos e digitações em vários mercados, ou seja, efetuar trocas em  um espaço de tempo de segundos ou milissegundos.

As negociações feitas através do HFT são por meio de robôs/Foto: Shutterstock

Quais os tipos de HFT?

O HFT possui várias estratégias e níveis que podem ser utilizados de acordo com o tipo de ativo ou instrumento que o investidor escolher na hora de realizar seu investimento, através desses tipos é possível denominar os estilos de cada um deles.

Os investidores de alta frequência são classificados como: 

  • Tipos de estratégia;
  • Agressividade na negociação;
  • Latência.


Entretanto, as estratégias feitas em HFT podem variar entre o estilo de negociação, as opções de segurança, quais os níveis de latência e o contexto, o qual o comércio e a regulamentação do mercado se encontra.

É importante que cada investidor saiba que para realizar as operações através do HFT, a estratégia que este estilo de negociação pode ser classificada é como uma análise técnica, assim como também os investidores podem se basear na análise fundamentalista ou nos métodos quantitativos.

O HFT possui várias estratégias e níveis que podem ser utilizados de acordo com o tipo de ativo /Foto: Reprodução

O HFT pode ser utilizado no day trade? 

Quando o investidor passa a entender como o HFT funciona, pode ser gerada uma certa dúvida se este tipo de operação também pode ser utilizada como um day trade. 

Os HFTs tem como objetivo obter livros através de oscilações de preços de ativos ao longo do dia, portanto, este tipo de operação pode também ser denominada como um day trade ou day trading. 

Essa operação também pode fazer com que os investidores fiquem na sessão da abertura até o fechamento do pregão, entrando também na categoria de operações em intraday. 

Portanto, o HFT é um bom caminho para aquele investidor que deseja inovar, assim como também para aqueles que já entram no mercado financeiro com a intenção de utilizar estratégias mais modernas e que possuam mais tecnologias como nos tempos atuais, trazendo muitos benefícios em curto prazo.