IBC-Br: entenda como este indicador funciona – ESTOA

IBC-Br: entenda como este indicador funciona

Este índice é calculado pelo Banco Central do Brasil e pode ser uma estimativa para o PIB


Advertisement


Advertisement


O Banco Central do Brasil, utiliza um indicador para ter como base qual será o crescimento econômico do país. Por meio dos resultados do IBC-BR é possível calcular o Produto Interno Brito (PIB). 

Sendo assim, entender como este indicador funciona pode te ajudar na horra de realizar seus investimentos no mercado financeiro. 


Advertisement


O que é o IBC-Br? 

O Índice de Atividade Economia (IBC-Br), tem como objetivo avaliar qual o ritmo de crescimento da economia brasileira, portanto, servindo como estimativa para o resultado do PIB do país. 

Este índice é utilizado pelo BC, e é composto pelos dados das atividades indústria, de serviços e agropecuária. Já o cálculo do IBC-Br é feito através de um método diferente do PIB.

Advertisement


Por servir como estimativas, o índice pode ser utilizado e apresentar resultados em qualquer período do ano, já que dessa forma poderá ajudar as autoridades monetárias a acompanhar as atividades econômicas do país em tempo real. 

O IBC-Br pode também ajudar o Comitê de Política Monetária (COPOM), na hora de decidir sobre o controle da inflação e na definição da taxa de juros básica da economia (Selic). 

Advertisement


Este índice pode ser resumido como uma forma de acompanhar a atividade econômica do país e auxílio na definição das políticas monetárias. Já que através dele é possível monitorar as atividades econômicas e oferecer uma perspectiva para o crescimento do país, refletindo em indicadores como o PIB. 

O IBC-Br pode ser importante para investidores estrangeiros que possuem a intenção de aplicar no Brasil, entretanto, o índice não pode substituir as funções atribuídas ao PIB. 

Advertisement


 O índice não pode substituir as funções atribuídas ao PIB/Foto: Reprodução

Qual a diferença entre o PIB e o IBC-Br?

Por mais que o IBC-Br sirva como estimativa para o resultado PIB, ainda sim ambos possuem algumas diferenças que devem ser analisadas pelos investidores, já que mesmo abordando qual o andamento da economia brasileira, uma das diferenças significativas entre eles é a metodologia de cálculo


Metodologia de cálculo do IBC-Br 

O IBC- Br foi criado pelo Banco Central do Brasil, para servir de referência e avaliar as atividades econômicas do Brasil. Ele orienta a política de controle da inflação através do COPOM e considera a trajetória das variáveis que são tidas como bons indicadores do desempenho dos setores da indústria, agropecuária e serviços

Metodologia de cálculo do PIB

Já o PIB é calculado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que soma os bens e serviços produzidos na economia brasileira, portanto, considerando a produção agropecuária, da indústria, os serviços e os impostos, assim como as demandas, como os dados de consumo da população, do governo e os investimentos, exportações e importações.

Em resumo, através das diferenças entre os cálculos de ambos índices, podemos entender que o IBC-Br apenas apresenta algumas das variações presentes na metodologia de cálculo do PIB. 

O IBC-Br apenas apresenta algumas das variações presentes na metodologia de cálculo do PIB/Foto: Getty Images

Como o IBC-Br é calculado?

O BC utiliza uma fórmula matemática que considera a produção industrial, a arrecadação de impostos, as vendas no varejo, o crédito bancário, entre outros fatores que acabam influenciando os dados da atividade econômica do país. 

A partir dos dados desses setores, o BC coleta mensalmente e calcula qual é o índice de atividade econômica no mês, já que o indicador acaba acontecendo o comportamento da economia brasileira. 

Após os dados os dados da economia passam a ser calculados pelo IBGE, o BC desviou criar suas próprias metodologias e informações que ajudam a estimar os dados divulgados pelo Instituto. 

Em 2016, o BC passou a realizar uma revisão da apuração da taxa Selic, criando uma estrutura de produtos e metodologias do Sistema de Contas Nacional, incluindo  a PNAD Contínua, que acabou substituição indicadores com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Portanto, toda a atividade econômica do país é de suma importância para os investimentos gerados no mercado financeiro, entender como se indicadores funcionam pode ajudar no processo, assim como o IBC-Br.