IDH: Conheça mais sobre o Índice De Desenvolvimento Humano e veja em qual posição o Brasil se encontra – ESTOA

IDH: Conheça mais sobre o Índice De Desenvolvimento Humano e veja em qual posição o Brasil se encontra

De acordo com números de 2020, o Brasil se encontra na 84ª posição no Ranking do índice de Desenvolvimento Humano com um valor de 0,765.


Advertisement


Advertisement


O IDH é a sigla para “Índice de Desenvolvimento Humano”. Ele é considerado um dos principais indicadores para medir o quanto um país está ou é desenvolvido e é baseado em três fatores fundamentais para o desenvolvimento humano: saúde, renda e educação. 

Este índice, que é calculado anualmente, foi criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen e foi publicado pela primeira vez em 1990. Ele surgiu com o objetivo de avaliar a qualidade de vida das pessoas em suas nações, já que anteriormente só era possível classificar os países por questões econômicas por meio do Produto Interno Bruto (PIB). 

Os números anuais do IDH são publicados para o mundo inteiro a partir do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que é um órgão que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU). A escala para classificação dos países em relação ao IDH varia de 0 a 1. Quanto mais próximo do 0 um país está menos desenvolvido ele é considerado, consequentemente, quanto mais próximo ao número 1, mais desenvolvido ele é considerado. 

Advertisement


IDH baixo: índice abaixo de 0,500.

IDH médio: índice entre 0,500 e 0,799.

Advertisement


IDH alto: índice entre 0,800 e 0,899.

IDH muito alto: índice igual ou acima de 0,900.

Advertisement


Para fazer este cálculo são levados em conta três critérios:  saúde, renda e educação

BASES E CÁLCULOS

Advertisement


Para contabilizar o quanto um país é desenvolvido em relação à saúde são observados aspectos relacionados à qualidade de vida. O mais importante deles é a expectativa de vida, que significa a média de anos de vida de um cidadão no país. Esse número tem relação com a qualidade do setor de saúde do país, bem como tratamentos públicos e outros fatores. 

Em seguida, a renda e qualidade econômica dos cidadãos daquela nação são observados. O PNUD utiliza como parâmetro principalmente o PIB per capita (a soma de todos os bens e serviços produzidos ao longo de um ano dividida pelo total de habitantes). Apesar de indicar o “padrão de vida” daquela nação, ela não leva em consideração a desigualdade da distribuição de renda.

Por fim, a educação, ou seja, o nível de escolaridade e conhecimento dos cidadãos são analisados. Este número é medido através do grau de instrução, taxa de alfabetização e taxas de escolaridade (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior). 

Agora com as bases dos cálculos definidas, vamos descobrir como se chega ao número de 0 a 1, para definir as posições de cada país no Índice de Desenvolvimento Humano. Antes de chegar ao número da média final, primeiro é necessário calcular os valores de cada uma das bases citadas, após encontrar o valor de cada uma, uma média entre os três valores é calculada e por fim, chegamos ao número do IDH da nação. Vamos aos exemplos.

SAÚDE

Para saber qual é o índice de expectativa de uma nação é necessário calcular o desvio  em relação às medidas adotadas como máxima e mínima para os anos de vida esperados. Atualmente esse máximo é 85 anos e o mínimo é de 20 anos. Quanto mais próximo de 85 anos o resultado ficar, melhor será para o país. Confira a fórmula abaixo:

RENDA
O índice da renda per capita de uma nação O índice de renda per capita vem da medida de Renda Nacional Bruta per capita (RNBpc), ou seja, os rendimentos por cada membro da população. Este valor é convertido em dólares de um ano base fixado e em Paridade dos Poderes de Compra (PPC).

Vale notar que a aproximação da RNBpc ao valor de $75 mil faz com que o índice esteja próximo do valor 1 e mais perto do zero se estiver próximo de $100.

EDUCAÇÃO

O índice de educação mede a escolaridade da população analisada, sendo que este indicador é dividido em duas partes: anos de escolaridade esperados (AEe) e anos de escolaridade média (AEm).
Para a escolaridade esperada, o valor dado é dividido por um denominador igual a 18 e para a escolaridade média o valor dado é dividido por 15.
Com os dois valores pode ser calculado o índice de educação que deverá fazer parte do cálculo do IDH. A medida vem de uma média.

Por fim, o IDH é calculado a partir da média geométrica dos três indicadores:

IDH = ∛SAÚDE.EDUCAÇÃO.RENDA

Os países melhores colocados no Ranking do Índice do Desenvolvimento Humano de 2020 são Noruega com 0,957; Irlanda com 0,955; Suíça com 0,955; Hong Kong com 0,949 e Islândia com 0,949. Os países com pior posição são Níger com 0,394; República Centro Africana com 0,397; Chade com 0,398; Sudão do Sul com 0,433 e Burundi com 0,433.

O BRASIL E O IDH

De acordo com números de 2020, o Brasil se encontra na 84ª posição no Ranking do índice de Desenvolvimento Humano com um valor de 0,765, que é considerado médio. A expectativa de vida brasileiro é de 75,9 anos; Período médio de escolaridade de 8,0 anos; Expectativa de escolaridade de 15,4 anos; e PIB per capita de US$14,263. 

O Brasil é considerado um país emergente e conta com uma grande taxa de  desigualdade socioeconômica. Dessa forma, é comum perceber muita desigualdade em relação aos municípios brasileiros quando se analisa os números de IDH das cidades. Por exemplo, o maior IDH do Brasil é São Caetano do Sul (SP) que gira em torno de 0,862; já o menor fica em Melgaço (PA) com IDH de 0,418.