IMAT: saiba como investir – ESTOA

IMAT: saiba como investir

Este índice pode ser utilizado no setor de indústria e produção de materiais básicos


Advertisement


Advertisement


O IMAT faz parte do mercado de capitais nacional, portanto, pode ser considerado como índice financeiro. 

Este índice pode ser utilizado no setor de indústria e produção de materiais básicos, sendo assim se você pensa em investir na Bolsa de Valores (B3) através do IMAT é importante entender como funciona.


Advertisement


O que é IMAT?

O Índice de Materiais Básicos (IMAT), faz parte da B3 e tem como objetivo medir o comportamento das ações de indústrias nacionais e materiais básicos. 

Este índice está presente na carteira teórica de ativos e precisa ser elaborada para servir como representante do setor de materiais básicos das indústrias.

Advertisement


O IMAT também tem como característica o retorno total, portanto, as variações de preços dos ativos podem influenciar na rentabilidade deste índice, impactando de forma direta a distribuição de dividendos dos ativos. 

O que é o setor de materiais básicos?

O setor de materiais básicos possui grande influência e importância na economia, já que é a partir deste setor de materiais que são produzidos insumos, materiais para infraestrutura, siderúrgicas, assim como outros tipos de valores materiais.

Advertisement


No Brasil, grande parte da matriz econômica esta necessita do setor de commodities, por exemplo, minerais e entre outras matérias-primas, que compõem os materiais básicos da economia.  

Já a indústria é a principal fornecedora de materiais básicos produzidos como bens intermediários de diversos setores econômicos do nosso país, portanto, causando impactos diretos na funcionalidades de cada um deles.

Advertisement


Desta forma, é de suma importância que o investidor acompanhe com bastante atenção os resultados do IMAT na Bolsa. 

Como o IMAT funciona?

Por ser composto em empresa de capital aberto, ou seja, as que estão listadas na Bolsa de Valores, é necessário que as empresas prestem atenção em alguns critérios como: O que faz parte do setor de materiais básicos e estar sempre atento no pregão e nas três carteiras anteriores.

É importante também que o investidor esteja entre os ativos que neste período de vigência das três últimas carteiras, como o Índice de Negociabilidade, que representa cerca de 99% dos indicadores. 

O IMAT tem como destaque fazer parte de ações e units de ações, que são aquelas listadas pelas empresas na Bolsa e com categoria de supracitados. 

Os ativos que ficam excluídos do IMAT são os considerados penny stock, que são negociados por um preço menor, assim como os BDRs, os ativos de companhias em recuperação judicial ou os de extrajudicial.

As empresas que também não fazem parte do índice são as de regime especial de administração temporária e intervenção. 

Legenda: As ações e units de ações, que são aquelas listadas pelas empresas na Bolsa Créditos: Paulo Whitaker 

Quais ações fazem parte do IMAT?

A Vale (VALE3), Unipar (UNIP6), Suzano (SUZB3), Gerdau (GGBR4)  e a Klabin (KLBN11) fazem parte do IMAT. Desta forma, estão disponíveis para investir neste índice. 

Já que o IMAT é um índice do mercado financeiro, não pode ser considerado um ativo, portanto, pode ser negociado diretamente pelos investidores na Bolsa de Valores. 


Por fazer parte de um dos índices da Bolsa, o investidor pode construir uma carteira de investimentos inspirada na composição do IMAT. 

No entanto, você pode atrelar os rendimentos ao IMAT como um ETF, ou seja, utilizando a sigla MATB11. 

Legenda: O investidor pode construir uma carteira de investimentos inspirada na composição do IMAT  Créditos: Carla Nichiata/Getty Images 

O que é o MATB11?

O MATB11 é considerado um fundo de índice que tem como objetivo performar ao lado do índice de matérias básicas, sendo assim grande parte dos recursos do fundo são investidos em empresas listadas na Bolsa de Valores. 

Este fundo pode ser aplicado em posições compradas no mercado futuro do índice, assim como em outros ativos da Bolsa. 

As vantagens em investir no MATB11 é que este é um investimento terceirizado, com aplicação diversificada e com baixa taxa de administração em relação a fundos de investimentos tradicionais. 

O IMAT pode trazer muitas vantagens se você deseja diversificar a sua carteira, portanto, é de suma importância prestar mais atenção neste índice, já que também é responsável por movimentar a economia do país.