Índice de desemprego: entenda qual a sua importância na economia – ESTOA

Índice de desemprego: entenda qual a sua importância na economia

Saiba como a taxa de desemprego pode afetar a economia ao redor do mundo


Advertisement


Advertisement


O índice de desemprego pode afetar a economia do país, de maneira negativa e positiva. Entretanto, não fica claro o que realmente a taxa de desemprego representa, mesmo que faça parte das áreas de estudo da macroeconomia.

No Brasil, O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é um dos órgão responsáveis por revelar pesquisas, que indicam os resultados do país sobre o desemprego.

O índice de desemprego 

O índice de desemprego, serve como uma amostra da quantidade de pessoas que ocupam ou estão procurando um emprego. O objetivo das pesquisas sobre a taxa de desemprego não é mostrar o desempenho da sociedade em conseguir um emprego, assim como também não procura mostrar como as pessoas buscam um trabalho.   

Advertisement


Os dados das pesquisas também mostram qual o andamento da economia do país. Deste modo, é possível ver o impacto que o índice de desemprego pode causar. 

O  que é a PEA? 

A taxa de desemprego serve como um indicador econômico, considerando algumas estatísticas para calcular a proporção de pessoas desempregadas em relação a População Economicamente Ativa (PEA).

Advertisement



A População Economicamente Ativa (PEA), tem como objetivo mostrar os dados de pessoas que estão em uma faixa etária, na qual já é permitido trabalhar. Esses dados podem ser coletados através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD contínua), passando para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar.  

Advertisement


Na hora da coleta de dados, é levado em consideração as vagas informais no país, que são coletadas através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que funciona através do Ministério da Economia. 

A População de Idade Ativa (PIA), também é importante para o cálculo do desemprego, essa pesquisa considera  pessoas jovens que já estão aptas a exercer algum tipo de trabalho.

Advertisement


Representação de como é feita a pesquisa pelo IBGE Créditos: Reprodução

Como a taxa de desemprego afeta o país?

O desemprego diz muito sobre o andamento da economia de um determinado país, como citado anteriormente, sendo assim é possível ver através desses dados como a sociedade movimenta e aquece a economia. 

Quando o PIB apresenta um bom crescimento, as empresas começam a vender mais, deste modo elas precisam de uma demanda maior de trabalhadores para suprir a produção necessária. Por esse motivo que, neste período, a taxa de desemprego pode ser mais baixa do que normalmente apresenta.  

Já quando o PIB apresenta um desempenho baixo e negativo, essas empresas acabam vendendo menos, sendo assim, não é necessário ter uma grande demanda de funcionários, o que faz com que a contratação diminua, como também levando ao corte do quadro de funcionários que essa empresa possui. 

A taxa pode ser relevante, pois considera uma parte das pessoas desocupadas, que estão em busca de uma oportunidade de emprego. Portanto,  não é mostrado se as pessoas estão obtendo um bom resultado em suas buscas nas pesquisas. Outro ponto das pesquisas é que se você cumpre a carga horária de uma hora de trabalho, é possível que você já seja considerado empregado. 


Um ponto importante, é que é possível contabilizar pessoas que trabalham muito, porém ainda continuam abaixo da linha da pobreza, assim como também mostra os dados de pessoas que trabalham informalmente, com baixa carga horária e remuneração.

A PNAD contínua pode apresentar os dados negativos e positivos do índice de desemprego no país, sendo assim é possível analisar todos os fatores envolvidos. 

Como é feita a pesquisa? 

O índice de desemprego é calculado através da divisão da População Desocupada pela População Economicamente Ativa, sendo assim é multiplicado por 100, já que trata-se de uma média percentual. 

As pessoas que fazem parte da PEA, que fazem parte da PIA são subtraídas da PNEA. A PEA divide-se entre a População Ocupada (PO) e a População Desocupada (PD).

Além do IBGE, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Ministério do Trabalho e Previdência Social, também podem calcular o índice de desemprego.  

Portanto, saber como funciona o índice de desemprego, é de suma importância para  entender e avaliar o andamento da economia no país.