Índice KOSPI: Saiba o que é e qual sua importância dentro do mercado financeiro – ESTOA

Índice KOSPI: Saiba o que é e qual sua importância dentro do mercado financeiro

O KOSPI é o principal índice da Bolsa de Valores de Seul


Advertisement


Advertisement


O KOSPI é a sigla em inglês para Korean Composite Stock Price Indexes. Sendo um dos principais índices de ações que acompanham a totalidade da Korea Stock Exchange, a bolsa de valores coreana.

O passado recente da humanidade foi testemunha do grande desenvolvimento de alguns países orientais. Entre eles, podemos destacar a Coreia do Sul. 

O índice não existe de forma isolada, ele é composto por uma série de outros índices que juntos o formam. Cada um desses índices são médias ponderadas por capitalização, o mais conhecido deles é o KOSPI 200. 

Advertisement


Este índice é de extrema relevância para o mercado financeiro da Coreia do Sul. Isso porque ele serve de parâmetro para definir o grau de confiança dos investidores nas empresas do país asíatico. 


Advertisement


Como o KOSPI funciona?

Assim como foi dito, o KOSPI na verdade é um conjunto de subíndices que formam o indicador principal. Esse formato foi adotado desde que os indicadores passaram a refletir o comportamento das empresas de capital aberto do país, na década de 1980.

Portanto, três índices que o compõem merecem destaque. O primeiro deles é o KOSPI 200. Esse compreende as 200 maiores ações ordinárias de capital aberto negociadas na Coréia. 

Advertisement


Ele é usado como referência quando os investidores ou negociantes se referem ao desempenho da Bolsa Coreana e também é indicado como sendo equivalente ao S&P 500, apontando as maiores empresas do país. 

Há também o KOSPI 100, que tem seu foco voltado para as ações consideradas mid caps. Quanto às empresas de capitalização menor, as small caps, tem sua representação feita pelo índice KOSPI 50.

Advertisement


Apesar destes, a indicação feita pelo Kodi também é bastante importante. Ele representa o desempenho das empresas que pagam os melhores dividendos de todo o mercado financeiro sul-coreano.

Imagem ilustrativa/Foto: Bloomberg

Empresas que compõem o KOSPI:

Essas eram as empresas que compunham o KOSPI em março de 2015:

• Samsung Electronics (005930);

• Hyundai Motor (005380);

• SK Hynix (000660);

• Korea Electric Power (015760);

• Hyundai Mobis (012330);

• SK Telecom (017670);

• POSCO (005490);

• Naver (035420);

• Samsung SDS (018260);

• Cheil Industries (028260).

História de formação do KOSPI

O KOSPI teve origem no seu valor de indexação de 100 pontos no ano de 1980. Contudo, sua negociação iniciou apenas três anos depois, em 1983.


A partir daí, o índice seguiu o movimento da época que acabou atribuindo o nome de Tigres Asiáticos aos países em grande desenvolvimento no Oriente, incluindo a Coreia do Sul.

Em seis anos, o KOSPI valorizou mais de 800%, chegando pela primeira vez ao patamar de 1000 pontos em abril de 1989, aproximadamente dois anos após a crise financeira asiática.

Em seu trigésimo aniversário, o índice atingiu um valor de 1997.06 pontos, no ano de 2012. O crescimento ficou atrás apenas da Bolsa de Valores de Hong Kong e da Bolsa de Valores de Taiwan durante o mesmo período. 

Dentre as datas importantes que compõem o índice está 17 de junho de 1988, quando o mesmo ganhou cerca de 8,5%, seu maior ganho percentual em um dia. Porém o mesmo também caiu mais de 12% em 12 de setembro de 2001.

De forma geral, analistas financeiros, participantes do mercado e mídias internacionais de notícias financeiras seguem o KOSPI 200 em graus variados.  

O índice corenao também costuma ser usado por jornais renomados como Wall Street Journal e Bloomberg, além de usarem seus valores ao relatar eventos do mercado daquele país.

Portanto, para quem se interessa por investimentos em mercados internacionais, entender como funciona o índice KOSPI e como o seu desempenho influencia as demais bolsas ao redor do mundo é fundamental.