Industrialização O processo que mudou o mundo
Processo de modernização histórica, resultando no aumento da produtividade e na geração de riqueza
A industrialização causou uma grande mudança na humanidade, trazendo o crescimento da atividade industrial, gerando avanços na produtividade dos trabalhadores, trazendo assim, resultados econômicos positivos na sociedade.
A expansão das indústrias está relacionada ao processo de urbanização, antes deste processo acontecer, a maior parte da população estava localizada em áreas rurais, e somente após a industrialização que a população se deslocou das áreas do campo, transformando-se cada vez mais em uma sociedade urbana. Esse processo teve início na Inglaterra, através da revolução industrial.
A revolução industrial iniciou em meados do século XVII, tendo como principal marca a criação de máquinas a vapor, iniciando a transição do sistema feudalista para o sistema capitalista.
Este avanço do processo industrial está dividido em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.
Primeira Revolução Industrial
A primeira revolução industrial teve início na Inglaterra por volta de 1750 e durou até 1850. A principal manufatura da revolução inglesa era a tecelagem de lã, mas o processo de mecanização começou com a produção dos tecidos de algodão, onde ocorreu a passagem da manufatura para o sistema fabril.
A mecanização se estendeu do setor têxtil para a metalurgia, revolucionando as técnicas de produção, alterando o sistema de poder econômico, com isso, quem desenvolvesse a capacidade de produzir mercadorias, passaria a ter liderança econômica.
Com os avanços de invenção de máquinas e consequentemente, o aumento da produção, passaram a produzir e vender seus produtos industriais em todo o mundo, fazendo com que a Inglaterra passasse da manufatura para a maquinofatura, tornando-se a maior nação capitalizada do mundo no século XVIII.
Segunda Revolução Industrial
A Segunda Revolução Industrial teve início no século XIX até a primeira metade do século XX e foi um período de aprimoramento e aperfeiçoamento das tecnologias da Primeira Revolução Industrial, tendo avanços nas inovações técnicas e produtivas no setor industrial.
Sendo a continuidade do processo de industrialização, na Segunda Revolução Industrial houve a ampliação tanto da escala territorial, quanto do aparato tecnológico empregados nas novas indústrias, refletindo diretamente na produção e produtividade do trabalho nas unidades fabris.
Com as inovações tecnológicas que surgiram, propagaram-se para outros países, sendo eles: Alemanha, França, Bélgica, Itália, Holanda, Japão e Estados Unidos.
Na Primeira Revolução Industrial era utilizado o carvão mineral para fazer funcionar o maquinário a vapor, já na Segunda Revolução Industrial ocorreu a substituição pela energia elétrica e principalmente pelo petróleo, com isso, nasceu a emergente indústria de base, que contava com as companhias petroquímicas – atuantes na produção de petróleo – e as siderúrgicas com a transformação do aço.
Durante a Segunda Revolução Industrial, iniciou os avanços no segmento dos transportes, que se davam por meio de trens a vapor, navios e também da criação de aviões e automóveis, aumentando a área de relações, trazendo praticidade ao movimento das pessoas, iniciando as construções de ferrovias.
Mesmo com os avanços do progresso e conforto para a população, as condições dos trabalhadores das fábricas eram precárias, incluindo duras e longas jornadas de trabalho e baixa remuneração, aumentando cada vez mais as desigualdades sociais, surgindo assim os sindicatos em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Terceira Revolução Industrial
A Terceira Revolução Industrial, a qual também é chamada de Revolução Informacional, começou em meados do século XX, após a segunda guerra mundial, abrangendo o período de 1950 até a atualidade.
No período do século XX foram criados os primeiros equipamentos eletrônicos, como televisões, satélites, computadores, entre outros, tornando-se o centro da modernização do século XX, e, devido aos avanços, também passou a ser chamada de Revolução Informacional.
Em 1947, foi criado o primeiro computador eletrônico do mundo, e com o passar do tempo, o equipamento foi sendo aperfeiçoado, até que, na década de 1990, foi criado o primeiro computador pessoal.
A internet é outra invenção importante desse período. Quando a Internet surgiu, tinham como finalidade interligar laboratórios de pesquisas, e a finalidade que ela tem atualmente, só ocorreu com sua expansão e popularização a partir do ano de 1990.
Somente no período da Terceira Revolução Industrial, que foi criado o primeiro foguete de longo alcance, desenvolvido pelo engenheiro Wernher von Braun e sua equipe, foi criado para ser usado na Segunda Guerra Mundial.
As invenções da Terceiro Revolução Industrial impactou positivamente na sociedade, trazendo a criação de produtos que facilitam o dia a dia, por exemplo: computador pessoal, caixa eletrônico, aparelho celular, sistema de GPS, entre outros.
Qual a importância da Indústria?
Quanto maior o investimento nas áreas de indústrias, maior será a produção, gerando mais empregos e com isso, gerando rendas e Incentivando o consumo – o que faz com que reinicie o ciclo. No Brasil, o ministério da Produtividade e Comércio Exterior visa apoiar a área.
Quando a produção interna é alta, as necessidades de consumo são supridas, reduzindo as importações e aumentando as exportações, promovendo a industrialização.
A industrialização tem como principais vantagens: Geração de empregos, crescimento da economia, aumento do consumo interno e desenvolvimento tecnológico.