Investidor Ativista: entenda como funciona sua atuação dentro de uma companhia – ESTOA

Investidor Ativista: entenda como funciona sua atuação dentro de uma companhia

Conheça as principais estratégias utilizadas por esses investidores para obter sucesso


Advertisement


Advertisement


O investidor ativista é aquele que de forma individual ou coletiva influencia diretamente no resultado da companhia. Ele busca adquirir posição suficiente na companhia através da compra de ações, para poder influenciar em suas políticas e decisões. 

Ele pode fazer isto através do conselho da companhia, ou através da indicação de diretores. Esta prática cresceu bastante nos últimos anos e se popularizou ainda mais nos Estados Unidos. 

No Brasil também há uma tendência de crescimento deste movimento, o que pode ser um fator bastante positivo para as companhias brasileiras. 

Advertisement



Dentre as várias maneiras de praticar o investimento ativista, os dois meios mais comuns são:

Através de uma participação minoritária na empresa, mas suficiente para expor uma agenda própria do investidor ou do grupo de investidores para a alta direção do negócio, diretamente ou por meio de comunicados públicos;

Advertisement


Por meio de um investimento significativo, que dê condições para o investidor ou grupo de investidores indicar pessoas para compor o conselho, ou que garanta direito a voto direto, com o próprio investidor fazendo parte do conselho.

Quais as principais estratégias usadas pelos investidores ativistas?

Os investidores ativistas podem adotar diferentes táticas para mudar os rumos de uma empresa a fim de gerar mais valor, como:

Advertisement


Engajamento de acionistas

 Solicitação para se reunir com a alta gestão da empresa (e/ou com o conselho) para discutir pontos de vista dos acionistas com a companhia;

Campanha de “vote não”

Essa campanha visa persuadir os acionistas a votar contra os membros do conselho ou a recusar o apoio a determinados assuntos;

Advertisement


Assembleia de acionistas

Tentativa de substituir parte ou toda a diretoria de uma empresa por nomes indicados pelos acionistas ativistas.

Proposta de acionistas 

Uma resolução solicitando à empresa que siga um determinado curso de ação que os investidores pretendem submeter à votação dos acionistas.

Legenda: Conheça as principais vantagens de ser um investidor ativista
Créditos: Reprodução

Quais as vantagens do investidor ativista?

O Investidor ativo, geralmente, é alguém com bastante experiência no mercado, e também alguém que já possui um patrimônio relevante.

Desta forma, através do seu patrimônio, ele também conseguirá adquirir uma parcela significativa de uma companhia.

E assim, ter o poder de influenciar na gestão da mesma. Desta forma, podemos ver uma de suas vantagens. 

Ele também pode influenciar diretamente no resultado da companhia, indicando conselheiros e colaborando com sua experiência para os negócios da empresa.

Geralmente, este fator é ótimo para as empresas, pois estes investidores podem ter uma visão além do alcance, a qual a gestão da companhia não teria sozinha.

Ele também tem contato direto com a gestão, este lugar, é tipicamente ocupado por quem possui um real conhecimento da situação da companhia.

Um movimento forte de compra ou de venda pode ser utilizado como um indicador a mais para o investidor se guiar.


Pode-se afirmar, de certa forma, que o investidor ativo se torna parte da gestão de uma companhia.

Além da possibilidade de grande upside nas ações. O investidor que atua no mercado de forma ativa entra no conselho de uma companhia com a intenção de propor e realizar mudanças.

 Isto é, o investidor percebe algo, que ainda não está sendo posto em prática, e que pode elevar o valor de mercado da companhia de forma relevante.

Conclusão sobre o investidor ativista

O investidor que atua nesta modalidade possui grande potencial de obter sucesso em seus investimentos.

Através da sua experiência e contribuindo com seu amplo conhecimento no mercado financeiro, ele pode influenciar positivamente nos resultados das empresas.

No entanto, é crucial que o investidor comum procure saber se a empresa na qual investe possui investidores ativistas, e quem são eles, além de quais os históricos dos mesmos.