IPCA-15: o que é e qual sua importância? – ESTOA

IPCA-15: o que é e qual sua importância?

Para que serve o indicador da prévia da inflação


Advertisement


Advertisement


Da mesma forma que o IPCA mede a alta e baixa dos preços dos produtos, o IPCA-15 é o indicador termômetro dos resultados do principal índice da inflação no país.

Além de ser uma prévia da inflação, o medidor é um grande fator influenciador nos ativos vinculados ao mesmo fenômeno. 

O que é o IPCA-15

O IPCA-15, Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15, é o índice precedente dos resultados do medidor oficial da inflação no Brasil, o IPCA. 

Advertisement



Medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA é o resultado final da variação de preço dos produtos consumidos durante um mês, enquanto o IPCA-15 é referente aos valores antes de fechar o mês, portanto, demonstra o que já ocorreu em função de providenciar uma previsão para a segunda metade do mês.

Advertisement


O indicador é um pilar fundamental na economia, uma vez que acompanha a movimentação da inflação e projeta expectativas vantajosas na hora de formular planos futuros e estratégias de investimento.

Ambos o IPCA e IPCA-15 correspondem com o mesmo objetivo de ilustrar as oscilações de preço. O grande diferencial é o período de análise.

Advertisement


O IPCA se trata dos dados mensais dos produtos e bens de serviços, já o IPCA-15 é o relatório divulgado a cada 15 dias. Desta forma, os dados quinzenais proporcionam valores mais pontuais, esclarecendo com mais precisão as variações, uma vez que são levantados durante um intervalo de tempo mais breve.

Para que ele serve

O IPCA-15 apresenta uma série de funções, tanto em aplicações, na economia quanto em tributos. 

Advertisement


Como já mencionado, além de ser uma ótima ferramenta para prever o desempenho do IPCA ao final do mês, também serve para comparar a alta e baixa de preços no país e, por consequência, monitorar a inflação no país.

Deste modo, é um instrumento muito útil para investidores com aplicações de renda fixa, que em sua maioria esmagadora são influenciados pela inflação. É possível dar destaque ao Títulos do Tesouro Direto (os títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional), à LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e à LCA (Letra de Crédito do Agronegócio). 

Como os setores analisados pelo medidor avaliam, brevemente, o custo de vida do brasileiro, um dos setores estudados é o custo de habitação, afetando diretamente o Imposto Predial e Territorial Urbano, também conhecido como IPTU.


Como o IPCA-15 é calculado

O IPCA-15 é calculado ao longo de um período de 30 dias, da segunda metade do mês anterior até a primeira metade do mês sob análise. Logo, os dados do IPCA-15 divulgado em fevereiro são referentes ao intervalo do dia 16 de janeiro até o dia 15 de fevereiro.

Assim como o IPCA, o resultado leva em consideração o preço de nove grupos de produtos e bens comprados/utilizados pelo consumidor amplo. Para abranger os setores, o levantamento ocorre em estabelecimentos residenciais e comerciais, estabelecimentos de prestação de serviços, públicos e privados.

Grupos

Os grupos são uma forma de dividir em setores todos os preços em consideração, o que facilita o cálculo individual das áreas e a análise das variações mensais.

  • Alimentação e bebidas;
  • Artigos de residência;
  • Comunicação;
  • Despesas pessoais;
  • Educação;
  • Habitação;
  • Saúde e cuidados pessoais;
  • Transporte;
  • Vestuário.