Lançador de opções: entenda as opções dentro do mercado financeiro
No mercado de opções, o lançador de venda de um contrato de opção é aquele que recebe do comprador
O lançador de opções comercializa um contrato de opção no mercado. Este pode ser um lançador de venda ou de compra de opções. No mercado de opções, o lançador de venda de um contrato de opção é aquele que recebe do comprador (titular) um valor monetário à vista. Esse valor é chamado de prêmio.
O lançador de uma opção de compra é obrigado a vender o ativo-objeto para o comprador pelo preço de exercício (strike) até uma data pré-estabelecida.
Tanto para compra ou para venda de opções, o lançador só possui as obrigações descritas anteriormente se o titular optar por exercer seu direito registrado em contrato.
Quem é o lançador de uma opção?
O lançador de uma opção é responsável por vender o contrato (call ou put) no mercado de opções para titulares, e diferentemente desses, ele se expõe à obrigação de vender ou comprar o ativo, caso o titular exerça seu direito.
Desta forma, o lançador recebe o prêmio que o titular (comprador) desembolsou para adquirir o direito.
Logo, se uma opção de compra for exercida, o lançador é obrigado a vender a ação (ativo-objeto) para o comprador. Diante de uma opção de venda, ele tem a obrigação de comprar o papel do contrato, do titular.
No que diz respeito à vantagem de ser um lançador, deve-se atentar ao fato de que tanto em uma call ou put, é possível lucrar ao receber o prêmio, principalmente se o comprador não exercer o direito. Ao lançar uma opção, o investidor espera que ela não seja exercida pelo comprador.
Caso queira, ele também poderá recomprar as opções antes do vencimento, e assim, encerrar a operação.
Lançador de uma opção de venda
O lançador de opção de venda (vendedor) pode lucrar de duas formas:
• Ao receber o valor do prêmio na hora da venda da opção de venda. Esta não exercida até a data do vencimento;
• Ao recomprar a opção de venda por um prêmio de valor inferior ao valor que recebeu quando a vendeu.
Sendo assim, o investidor realiza a venda de uma opção de venda de um ativo-objeto no momento em que percebe potencial de valorização de tal ativo no mercado.
Entretanto, o lançador vendedor também pode sofrer prejuízo. Isso acontece se ele recomprar a opção de venda por um prêmio de valor maior que o valor recebido quando a vendeu.
Da mesma forma, o lançador também pode ficar em desvantagem se comprar o ativo-objetivo de um titular que exerça seu direito de venda.
Lançador de uma opção de compra
O lucro do lançador de opção de compra pode ser alcançado das seguintes formas:
• Tanto ao recomprar a opção de compra por um prêmio de valor menor do que o valor que recebeu quando a vendeu;
• Quanto ao receber o valor do prêmio na hora da venda da opção de compra, não exercida até a data de vencimento.
Portanto, o investidor tende a vender uma opção de compra de um ativo-objeto no momento em que percebe potencial de desvalorização do mesmo mercado.
O lançador de uma opção de compra terá prejuízo se recomprar a opção de compra por um prêmio de menor valor do que o valor que recebeu quando a vendeu; ou se vender o ativo-objeto para o titular que exerça seu direito de compra.
Conclusão
O mercado de opções pode ser uma ótima opção para você proteger sua carteira, sempre levando em consideração o seu perfil de investidor, e os riscos envolvidos com cada operação.
Além disso, as operações podem ser realizadas em qualquer plataforma de negociações, ou no próprio Home Broker.