Lei da oferta e demanda: entenda sua importância na economia – ESTOA

Lei da oferta e demanda: entenda sua importância na economia

Essa lei tem como objetivo estabelecer um mercado menos competitivo


Advertisement


Advertisement


A demanda e oferta são dois fatores essenciais no mercado financeiro e na economia de todo país, isso porque a interação entre ambas as práticas podem influenciar nos preços e na quantidade de bens e serviços transacionados.

Desta forma, todo investidor deve entender como este tipo de lei funciona e quais os efeitos que pode gerar em seus investimentos. 

O que é a Lei da Oferta e Demanda? 

Um dos conceitos fundamentais para qualquer economia é a Lei da Oferta e Demanda, que consiste em uma interação entre a disponibilidade de um produtos ou serviço (oferta) e na disposição dos consumidores em ter aquele produto (demanda). 

Advertisement


Sendo assim, essa lei tem como objetivo estabelecer um mercado menos competitivo, no qual os preços passam a ter um equilíbrio entre a oferta e a demanda. 

Um exemplo de como essa lei funciona, é quando a demanda por um produto acaba sendo maior do que a oferta, resultando em uma alta dos preços, o que acaba incentivando os produtores a aumentarem suas mão de obra para atrair mais concorrentes para o mercado. 

Advertisement


No entanto, quando a oferta supera a demanda, os preços sofrem uma queda e os produtores acabam deixando suas produções, fazendo com que tenham que procurar por outros mercados. 

Ainda dentro do conceito da lei da oferta e demanda, o valor do produto e sua alocação precisa ser eficiente para os recursos na economia, ou seja, quando os preços se ajustam de acordo com a lei é possível que haja um equilíbrio na quantidade produzida e na quantidade de demanda. 

Advertisement


Um exemplo de como essa lei funciona, é quando a demanda por um produto acaba sendo maior do que a oferta, resultando em uma alta dos preços/Foto: Brainly

Como funciona a lei da oferta e a lei da demanda? 

Para entender como a lei de oferta e demanda funciona é necessário compreender como cada um dos conceitos funcionam de maneira separada dentro da economia. 

Lei da oferta 

A oferta funciona a partir da quantidade de um bem ou serviço em que os produtores estão dispostos a oferecer um determinado período de tempo. Para estabelecer  os fatores constantes é necessário da lei de oferta, que determina que quanto maior o preço de um bem mais alta será a possibilidade de ser ofertada. 

Advertisement


Isso ocorre devido aos incentivos que os produtores possuem em aumentar cada vez mais a sua produção, sendo também é necessário aumentar a oferta feita no mercado quando os preços estão em um nível mais alto, para que assim seja possível obter mais lucros. 

Lei da Demanda 

Já a demanda é representada pela quantidade de um bem ou serviço, no qual os consumidores compram um tipo de mercado e período de tempo. A lei da demanda estabelece que quanto maior o preço de um bem, menor será a sua quantidade de demanda. 

É comum que os consumidores desejam bens mais baratos, sendo assim a probabilidade de compra é mais alta. Além de definir o preço, a lei da demanda também considera alguns fatores como por exemplo:  a renda dos consumidores, o preço de bens substitutos e complementares, preferências individuais e expectativas futuras.

Para entender como a lei de oferta e demanda funciona é necessário compreender como cada um dos conceitos funcionam de maneira separada/Foto: Reprodução

Como a oferta e a demanda podem afetar os investimentos? 

Quando se fala em investimento, a oferta e a demanda podem ajudar o investidor a entender qual o andamento dos preços dos ativos. 

No mercado financeiro, a oferta representa a quantidade de um ativo que está disponível para compra ou venda, já a demanda é o interesse dos investidores em adquirir ou vender esse ativo. 

A oferta  e a demanda podem influenciar diretamente nos preços dos investimentos, por exemplo, se a demanda de um determinado ativo aumenta e a oferta permanece constante, os preços podem subir, já se a oferta superar a demanda, os preços podem cair. 

Sendo assim, a oferta e demanda podem estar presentes tanto na economia quanto nos seus investimentos, compreender quais os seus efeitos pode ser fundamental na hora de aplicar na Bolsa de Valores.