Margem de Garantia: Veja o que é e quando pode usá-la – ESTOA

Margem de Garantia: Veja o que é e quando pode usá-la

O funcionamento, em quais momentos é realizada e os tipos de investimentos que é empregada a margem de garantia


Advertisement


Advertisement


Qualquer tipo de investimento traz riscos, mas também alguns requerem uma alavancagem e para isso é usado uma reserva de oportunidade por isso é sempre aconselhado e também necessário que um investidor faça uma reserva de emergência, no entanto, no decorrer de um investimento que ainda está ativo alguns investidores usam uma margem de garantia.

Já quando um investidor abre uma conta em uma corretora é necessário que assegure que ela não saia no prejuízo, por isso antes da aplicação ela decide um valor que o investidor pague, como uma margem de garantia.

Entenda melhor o que é a margem de garantia

Advertisement


A margem de garantia é uma cobrança feita pela corretora de investimentos, é utilizada em algumas estratégias específicas e só quando o cliente atende a esse pedido é possível está permitido fazer a aplicação. 

Ela é exigida também para que a corretora tenha uma comprovação de que o investidor agirá de acordo com os riscos e despesas, pois os investimentos feitos nessas circunstâncias são de alto risco, principalmente os que são feitos para investir sem o dinheiro em conta, mas com um crédito. 

Advertisement


A ideia inicial é que essa aplicação seja feita e o rendimento caia na conta no  mesmo dia e parte desse rendimento irá para pagar a corretora, se a conta estiver positiva, a margem de lucro não será usada, caso esteja negativa e a aplicação não tenha dado certo, a margem de lucro é usada pela corretora e ela não sai no prejuízo.

Ou seja, é entendido assim que a margem de garantia é usada para investimentos a curto prazo, em que pega um empréstimo com a corretora e depois devolve à ela se tiver retorno, caso contrário, tem algum ativo seu confiscado para pagar esse empréstimo. 

Advertisement


Por isso que ao entrar nessa linha de investimento é possível ter certeza que o mercado de futuros será bom para a aplicação, pois veja, caso não seja, terá prejuízo com a rentabilidade e ainda perderá algum ativo que já tinha.

Elas são exigidas em uma quantia em dinheiro ou em algum ativo e bens do investidor, desde que tenha um valor equivalente a operação feita. A  porcentagem usada para garantia pode ir de 1,5% até 25% do valor que o investidor tem disponível para aplicar, então se o investimento der errado, a corretora terá o ativo em mãos como pagamento de despesas, se o investimento der certo, a corretora devolve esses ativos.

Advertisement


Esses ativos não precisam ser necessariamente o dinheiro transferido, mas algo com liquidez que esteja no nome do investidor, ou seja, outras fontes de rentabilidade, como outros investimentos.

Esses outros investimentos incluem os títulos públicos do Tesouro Direto, ações da bolsa de valores que já estão definidas e negociadas, título de crédito, neste caso CDB, títulos de commodities.

Algumas corretoras aceitam como margem de garantia títulos privados e é recomendado que use esses ativos como margem porque eles continuam rendendo, e quanto mais rende, mais rentabilidade tem até seu vencimento.

A decisão das porcentagem citada acima é subjetiva, por mais que os valores gerais dela seja estes, dependerá da corretora, do investimento, da quantia aplicada, riscos e qual o perfil do investidor, todas essas características serão analisadas e avaliadas pela corretora, e ao final será determinado qual a margem de garantia.

Os passos em que uma operação passa ao ter margem de garantia 

  1. A margem de garantia é empregada quando chega ao final da operação de curto prazo, se o saldo for negativo, referente a proporção de empréstimo, é o momento em que a corretora garantirá o dinheiro que é dela por direito, então a margem será usada e o investidor terá prejuízo. 
  1. O final da operação deverá bater com o horário em que a bolsa de valores (B3) fecha, por isso a corretora deixará claro o horário que o dinheiro precisa estar na conta, para que o depósito seja feito.
  1. Quando as negociações na bolsa de valores são feitas e naquele dia param de oscilar, é feito o ajuste diário, e é nesse momento que é definido quem teve prejuízo e quem teve lucro.
  1. É nesse momento em que um investidor pode ficar sem nada, é feito uma análise sobre o seu histórico naquele dia, tudo que estiver em aberto será vendido.
  1. Por fim, quando o investidor não tem mais espaço e posição na bolsa de valores por ter perdido os investimentos naquele dia, o seu saldo fica negativo e a corretora usa a margem de lucro.

As estratégias em que é exigido a margem de garantia

Quando a margem de garantia é definida, após o tipo de investimento escolhido, ou em investimentos já feitos em que o investidor queira aplicar mais, enxergando a possibilidade de ter resultados de aplicações maiores com um limite de crédito para ele, em que a corretora disponibiliza a quantia, essa estratégia é a de alavancagem. 

Quando ele, o investidor, consegue obter mais rentabilidade com o investimento, a corretora devolve o ativo para ele e então não há a perda do que já tinha e ainda ganha a mais do que esperava com o investimento.