Margem líquida: saiba mais sobre este indicador – ESTOA

Margem líquida: saiba mais sobre este indicador

O resultado feito da margem líquida mostra a divisão de lucro líquido de uma determinada empresa


Advertisement


Advertisement


A margem líquida é um indicador que tem como objetivo ajudar na análise dos indicadores de uma determinada empresa. 

Desta forma, é de suma importância entender como este indicador funciona para quem investe em ações na Bolsa de Valores (B3).


Advertisement


O que é margem líquida? 

A margem líquida é um indicador financeiro que aponta os lucros em relação às receitas que uma apresentou em seu demonstrativo de resultados trimestrais ou em seu consolidado anual através da porcentagem.

O resultado feito da margem líquida mostra a divisão de lucro líquido de uma determinada empresa através da receita líquida, com os impostos e tributos dessa companhia.  

Advertisement


A métrica financeira determinada pela margem líquida tem como objetivo mostrar uma ligação direta com um certo nível de rentabilidade que a companhia demonstra em suas operações.

O que é a medida métrica?

A medida métrica indica a porcentagem que o investidor calcula dos impostos, alíquotas e despesas da operação de empreendimento.  

Advertisement


O cálculo  da métrica é feito com um número menor que 1, que deve ser multiplicado por uma proporção de 100, ou seja, através dessa conta é possível chegar na porcentagem da medida métrica.    

Os dados do cálculo devem ser fornecidos por empresas de capital aberto em seus demonstrativos do resultado, portanto, é só acessar o site da empresa que há uma seção, na qual o investidor dessa companhia poderá encontrar os resultados financeiros.   

Advertisement


Logo após o cálculo da porcentagem ser feita, o investidor terá a oportunidade de se aprofundar mais sobre o sistema de produção da companhia. 

Com a medida métrica também é possível que o investidor tenha uma visão mais ampla do custo de produção e valor do produto. 

No entanto, o cálculo pode variar de empresa para empresa. Desta forma, em setores específicos as empresas precisam ser comparadas com os valores que são incompatíveis entre si. 

Exemplo

Empresas no setor de varejo possuem números mais baixos neste tipo de indicador, enquanto empresas no setor de transmissão de energia possuem números mais altos na margem líquida.

A medida métrica indica a porcentagem que o investidor calcula/Foto: Brasil Escola

Como calcular a margem líquida? 

Para calcular a margem de lucro líquido é possível fazer duas variáveis na conta: lucro líquido e receita líquida.  Portanto, o cálculo da margem líquida deve ser dividido pelo lucro líquido (LL) da empresa em um período de intervalo de tempo de sua receita líquida (RL). 

Cálculo 

  • ML = (LL / RL) x 100
  • ML = Margem líquida
  • LL = Lucro líquido
  • RL = Receita líquida

É importante entender que também há muitas possibilidades de a margem de lucro de uma empresa ser negativa.Isso acontece quando, no intervalo de tempo, a empresa apresenta prejuízo líquido, portanto, a formular torna-se negativa e  a margem líquida fica abaixo do esperado.  

Exemplo de cálculo da margem de lucro:


ML = (20 / 100) x 100, ou seja ML = 0.20 X 100, portanto ML=20%.

Exemplo de cálculo da margem de lucro líquido: 

ML = (2,59 / 11,64) x 100 = 22,2%

Para calcular a margem de lucro líquido é possível fazer duas variáveis na conta: lucro líquido e receita líquida/Foto: Ed

Desta forma, é de importante que o investidor fique atento aos lucros que a empresa gera, pois assim é possível obter bons resultados de investimentos, entretanto, ainda poderá surgir meses em que a companhia não obteve bons resultados, o que pode dificultar o processo de investimentos.

A margem líquida pode determinar diversos fatores em longo prazo através da empresa que o investidor escolher investidor. 

Este indicador pode ajudar muitos investidores a terem uma visão mais ampla da empresa, na qual eles desejam investir, ou seja, a margem líquida acaba sendo um dos indicadores mais importantes no mercado financeiro, já que pode afetar suas aplicações financeiras de várias maneiras.