Market Timing: O que é e como funciona? – ESTOA

Market Timing: O que é e como funciona?

Descubra o que é e as vantagens de desvantagens desta estratégia no mundo dos investimentos chamada Market Timing


Advertisement


Advertisement


Market traduzido para o português é “mercado” e um mercado pode ser um lugar de alegrias e de tristezas, o mercado financeiro é intenso e o mundo dos negócios se molda ao sistema que é adotado nele, e o Market Timing é um termo usado para uma situação específica no mercado financeiro.

Termos adaptados ao mundo do investimento são comuns, nessa esfera é possível ver diversas denominações existentes que levam o interessado a uma especificidade de lugar, já sabendo que caminho tomar, estratégias e como se adaptar ao universo em questão, apenas ouvindo a simples palavra que caracteriza aquela ação.

Um Marketplace, por exemplo, é um amplo espaço virtual de negociações, onde os produtores colocam suas ofertas e buscam necessidades de demandas, um conceito novo. E aí surgem diversas nominações como Middle Market e a que você descobre agora que é Market Timing.

Advertisement


O que é de fato Market Timing?

Market Timing é o ato de tentar comprar um ativo em baixa e vender em alta. Uma análise dos investidores que realizam uma previsão do andamento do mercado e visam obter um lucro com estas estratégias. 

Advertisement


Vender uma ação em alta, sendo que a pouco tempo ela foi desvalorizada, não é uma tarefa considerada fácil, caso isso seja bem sucedido, pode ser muito lucrativo. 

Os investidores profissionais, stock pickers e iniciantes, gestores de fundos de investimentos em ações, diversos profissionais podem errar ao tentar a estratégia de market timing, este conceito utiliza todo o mercado como uma base de previsão das tendências. Esse movimento estratégico visa o mercado completo e não o foco em um ativo único. 

Advertisement


Erros e Acertos no Market Timing

Alguns investidores discutem a estratégia adotada no Market Timing como concretizadora e assertiva, há uma corrente de mercado financeiro, a hipótese do mercado eficiente, que analisa como uma perda de tempo, tentar prever os movimentos de curto prazo, os ganhos de curto prazo seriam imprevisíveis já que a variação dentro deles pode ser muito rápida e de fluxo intenso. 

Advertisement


Uma outra realidade do mundo dos investimentos é que vai de encontro e se choca com correntes de mercado, esta ideia é a Buy and Hold, ato de comprar e manter operações com duração acima de um ano. 

O que vale ressaltar é que uma corrente foca seus trabalhos em estudo de empresas específicas e não em uma conjuntura geral de mercado.

O investidor e filantropo norte-americano Warren Buffet, é considerado um dos, se não o maior investidor do mundo, ocupou o primeiro lugar de pessoas com o maior capital do mundo no ano de 2008. 

Destacou-se mais ainda com três cargos dentro da gerenciadora de empresas, Berkshire Hathaway, sendo presidente, diretor executivo e principal acionista da empresa. 

Buffet utilizou para chegar ao posto maior de capitais, simplesmente a estratégia de Market Timing, mantendo suas ações por um longo período de tempo, algumas de suas ações na carteira, nunca vendeu e afirma que não irá vender. 

Hoje Buffet é um crítico do modelo Market Timing, visando que as ações dele foram adquiridas em um momento de crise, os melhores em compras de ações com perspectivas de melhoria, ao baratear, podem surgir com um retorno maior no futuro. 

Warren Buffett foi o maior comprador de ações durante a crise de 2008, mesclando o Buy and Hold com o Market Timing, assim como Buffet, Luiz Barsi, Charlie Munger e Peter Lynch também utilizaram a mesma estratégia para aumentar seus capitais e atingir os objetivos. 

Vantagens e desvantagens do market timing

A vantagem principal é que caso a estratégia for bem sucedida, o lucro obtido será consideravelmente alto e satisfatório e a maior desvantagem é o tempo de análise e sua complexidade, o status de dificuldade e o final que pode ser de grande perda e com ar de frustração.

 O Market Timing pode ajudar um investidor a ser bem sucedido caso o mercado sinalize uma grande crise e ele posiciona seus investimentos para lucrar, mas caso uma crise não aconteça durante anos, a estratégia pode prejudicar o investidor.