Mercado de capitais: saiba mais sobre sua importância nos investimentos
Este setor é constituído pelas Bolsas de Valores, corretoras e muitas outras instituições financeiras
O mercado de capitais é uma peça fundamental na hora de entender mais sobre os ativos financeiros que são negociados na Bolsa de Valores (B3).
Desta forma, entender como este tipo de mercado funciona pode ajudar o investidor a obter uma boa negociação.
O que é o Mercado de Capitais?
O mercado de capitais pode ser considerado como um mecanismo de distribuição de valores mobiliários, que tem como objetivo fazer com que haja liquidez em títulos feitos por empresas em suas captações de recursos.
Este mercado é constituído pelas Bolsas de Valores, corretoras e muitas outras instituições financeiras, já que é um tipo de setor necessário em todos os investimentos feitos ao redor do mundo, por viabilizar um direcionamento nos resumos da economia.
É possível que através do mercado de capitais haja maneiras de investidores nacionais e internacionais de adicionar dinheiro em ambas as empresas, o que acaba gerando desenvolvimento dentro da economia.
Por mais que o mercado de capitais seja confundido com o mercado de ações, na verdade ele engloba muito mais que a venda ou compra de ativos, dentro deste setor há outros valores mobiliários como: Debênture, derivados, títulos públicos, títulos de crédito privado e direito de tecidos de subscrição.
Todos estes tipos e valores mobiliários são de suma importância para economia, já que através do mercado de capitais há como realizar transações destes valores.
Desta forma, o mercado de capitais pode ser considerado como um dos mais importantes, já que seus recursos também são direcionados ao comércio, indústria e empresas no geral.
Além de ganhar destaque no sistema financeiro ao lado do mercado monetário e do crédito.
Como funciona o mercado de capitais?
O mercado de capitais funciona através do mercado primário e secundário, ambos são de sua importância para que o setor funcione de maneira correta.
Mercado primário
O mercado primário é o lugar, no qual a empresa obtém recursos para que seja possível financiar todas as suas atividades, portanto, uma maneira de lançar suas ações no mercado primário através de uma oferta pública inicial.
A partir do Initial Public Offering (IPO), os investidores conseguem obter ações com exclusividade, já que são adquiridas diretamente da distribuidora. Ainda é muito comum encontrar ações em IPO, por ser um mercado, no qual há possibilidades da empresa de obter lucros mais altos em investimentos de recursos captados em uma oferta inicial.
Quando o mercado possui boa negociação, é comum que os investidores queiram comprar ações que tenham um lucro mais alto. Portanto, este é um dos momentos mais recomendável para as empresas de capital fechado ofertarem na Bolsa de Valores, para que assim elas consigam obter mais recursos.
Mercado secundário
No entanto, o mercado secundário funciona de maneira diferente. Após, os títulos mobiliários serem emitidos no mercado primário, chega o momento, no qual há uma negociação entre investidores.
Um investidor pode vender sua ação diretamente a outro, para que assim ele possa reaver o capital, ou seja, a ação não será mais encaminhada à empresa na qual foi emitida.
Portanto, o objetivo principal do mercado secundário é oferecer liquidez aos ativos financeiros da negociação, por este motivo que é negociação entre dois investidores e não entre a companhia e um determinado investidor, como acontece no mercado primário.
Classificação do Mercado de Capitais
O mercado de capitais possui algumas categorias que são importantes para sua estrutura dentro da Bolsa de Valores, como: O mercado à vista, mercado a termo, mercado futuro,mercados opções e o mercado de derivados.
Todas essas categorias de mercado precisam do mercado de capitais para funcionar nos investimentos.
Portanto, entender que o mercado de capitais movimenta a economia de modo geral, é de suma importância se você possui uma empresa ou deseja investir no mercado primário e secundário, para obter mais vantagens em seus investimentos.