Metalismo: Classificação de riqueza da Idade Moderna – ESTOA

Metalismo: Classificação de riqueza da Idade Moderna

Saiba sobre a relevância do metalismo na economia, sociedade, suas características, funções e como posicionava uma nação economicamente


Advertisement


Advertisement


O metalismo era visto como recursos obtidos na época do mercantilismo, era por meio dele que se notava o patrimônio das pessoas e instituições. Assim como o dinheiro, no caso do Brasil atualmente é o real, o metalismo tinha o mesmo valor para estar bem enquadrado em relação a outros países economicamente.

Sobre o metalismo

Originou-se no século XVI e perdurou até o século XVIII, o metalismo era a forma que se contava a riqueza nacional na mesma época em que o poder era dado totalmente ao rei, na forma de governo absolutista.

Advertisement


Foi por três séculos que o metalismo fez parte de uma corrida ao encontro do ouro, em que os dois países mais ágeis eram Portugal e Espanha.

A Espanha por dois séculos esteve à frente de Portugal, mas no século XVIII isso mudou, pois foi quando os portugueses encontraram ouro no Brasil, no atual estado de Minas Gerais.

Advertisement


Especificamente, o metalismo era uma forma de análise para avaliar quanto um governo tinha de receita, ou seja, era um sistema em que contava a riqueza de um país. 

Era uma orientação para que um governo obtivesse cada vez mais metais, que na época era o símbolo de fortuna e quanto mais ele adquirisse os metais, mais a economia do país se elevaria, por isso os países europeus aproveitaram as colonizações que faziam para encontrar ouro e metais.

Advertisement


Nesse momento histórico, os governos de outros países que não tinham meios tão eficientes quanto Portugal e Espanha contratavam corsários, conhecidos atualmente como piratas, eles eram contratados para que com os seus navios roubassem o ouro e também a prata dos outros países com navegações e procuras de metais mais eficientes.

Foi então por meio dessa forma de pagamento antiga que implicaram os assaltos em navegações, pois como dito anteriormente alguns países menos desenvolvidos naquele período, como a França, Inglaterra e Holanda, queriam ter metais preciosos para alcançarem uma estabilidade econômica. 

Advertisement


Como não tinha essas grandes navegações, mandavam esses corsários invadirem navios, principalmente da Espanha, para roubar o ouro e a prata deles para que dessa forma tivessem alguma importância na economia.   

O metalismo permitiu com uma crise na balança comercial da Espanha, o que causou uma alta inflação, e eles passaram a importar mais do que exportar, sendo dependentes de outras nações, comprando mais internacionalmente do que vendendo para fora do país. 319

Os atributos e as funções que o metalismo carregava

De início, o metalismo foi uma forma encontrada como moeda de troca no sistema mercantilista, por isso o ouro e prata, por seu grande valor e preciosidade, são considerados os primeiros dinheiros na modernidade, ou seja, o metalismo tem como uma de suas características histórica, ser um meio de troca entre mercadorias. 

Outra característica e significado é ter a origem na palavra inglesa “bullion” que quer dizer “pequenos lingotes de ouro”. E para se utilizar o metalismo era necessário que o produto que estava sendo adquirido valesse o mesmo  que as moedas de prata e ouro.

Para o Brasil, o metalismo trouxe muitos benefícios, afinal, nessas décadas de corrida para ver qual país seria mais rico e estável economicamente, o Brasil foi o maior produtor de ouro, era por meio de trabalho escravo  e naquele tempo Portugal ficou com a grande parte de ouro extraído. 

O metalismo teve uma importante função para a formação da noção de lastro, o que é algo muito relevante para definir o valor de uma moeda nacional, em relação a moeda de  outro país.

Dessa maneira entendemos então que o metalismo favoreceu o câmbio internacional tornando a precificação de mercadorias entre um país e o outro mais vantajoso em pensamento, pois não implicaria em alta inflação, afinal, os valores não seriam acima do esperado.