Middle Market: O que é e como funciona? – ESTOA

Middle Market: O que é e como funciona?

O que é Middle Market e como acontece para todas as empresas que estão inseridas dentro desse termo econômico


Advertisement


Advertisement


Existem conceitos no meio empresarial que se tornam mais populares com o avanço das tendências mercadológicas e assim sua popularização pode ajudar diversos segmentos da economia, como o termo para definir empresas, o Middle Market.

O conceito de mercado, utilizado como “Market” em uma forma global, traz aqueles que ficam no meio de tudo, desde as tendências no mercado, até as empresas que estão em um patamar de porte médio, algo que não é tão bom, mas nenhum pouco ruim também. 

Expandir, crescer, evoluir, progredir, diversos sentidos que se encontram, o Middle Market pode ser colocado neste mesmo segmento, já que conta com uma série de oportunidades de evolução para a economia empresarial.

Advertisement



O que é Middle Market?

O middle market é um segmento de mercado que reúne todas as empresas consideradas de médio porte. 

Advertisement


As empresas de médio porte são responsáveis ​​por cerca de aproximadamente 15 milhões de empregos e representam cerca de um terço da movimentação anual da receita bruta do setor privado em cada país. Isso torna o mercado intermediário uma força da economia embora muitas empresas individuais dentro do setor sejam pouco conhecidas do público em geral.

As empresas de médio porte são grandes demais para serem chamadas de pequenas empresas e pequenas demais para serem grandes empresas. 

Advertisement


As empresas neste setor tendem a ser orientadas para os serviços e podem ser relativamente desconhecidas fora de seus setores, as empresas de médio porte geralmente são financiadas por meio de empresas de desenvolvimento de negócios, quando negociados publicamente, os mercados médios tendem a negociar como ações de pequena capitalização ou micro capitalização.

Middle Market no Brasil

Advertisement


O middle market é classificado no Brasil pelo BNDES, nesta lista entram as empresas com faturamento entre R $4,8 milhões e R $300 milhões, mas não existe uma padronização e muitas vezes não é concreta a informação de se uma empresa é ou não de médio porte. 

O que define as empresas são as receitas anuais e que servem de fator principal para a definição, o patrimônio e o número de funcionários pode contar para a classificação. 

O IBGE considera como uma empresa de médio porte, as indústrias com 100 a 499 empregados e os comércios e prestadores de serviços com 50 a 99 empregados.

As empresas de prestação de serviços como: serviços educacionais, serviços empresariais e serviços de saúde, estão avaliadas dentro do Middle Market como as principais. 

Já as secundárias mas não menos importantes são empresas do comércio atacadista e varejista, construção civil e industrial. 

Essas empresas representam um papel significativo na economia nacional, no Brasil, aproximadamente 45% da população tem empregos gerados pelas empresas de médio porte, algumas com funções de baixa qualificação, em algumas regiões quase todos os empregos são gerados pelas empresas de middle market.

Desafios do Middle Market

Muitas vezes a falta de definição se a empresa está qualificada como Middle Market é prejudicial para possíveis investimentos, falta de informação e desinteresse em se tornar uma grande empresa, podem atrapalhar o crescimento de mercado de todas as empresas, muitas não são transparentes, tanto economicamente quanto politicamente. 

A captação de recursos está em uma condição desconfortável para as empresas de médio porte, essas instituições geram uma receita superior as pequenas empresas e inferiores a grandes empresas, o que define a não autorização de acesso a financiamentos e programas de incentivo, subsidiados pelo governo federal, estas empresas não conseguem se financiar nos mercados de capitais. 

As grandes empresas possuem capital aberto, relatam informações financeiras extensivamente e empregam representantes para elevar seus interesses, as pequenas empresas têm associações que representam seus interesses e o middle market em comparação com as outras duas é mais indefinido e menos transparente. 

Eles são discretos e seus produtos e serviços geralmente são reconhecidos apenas por seus clientes ou não possuem uma internacionalização.

As empresas do Middle Market podem até faturar milhões mas ainda possuem necessidade de recursos que fariam suas atividades mais populares e assim expandi-las, por não conseguirem realizar uma abertura de capital IPO e emitir títulos, os empréstimos e financiamentos pelos bancos, processo que fez surgirem novos bancos comerciais de investimento, focados em gestão, planejamento e financiamento exclusivo para atender ao middle market.