NASDAQ: A segunda Maior bolsa de valores do mundo – ESTOA

NASDAQ: A segunda Maior bolsa de valores do mundo

Fundamental nas aulas de economia, a NASDAQ junto da bolsa de NY é um dos centros econômicos mais importantes do mundo


Advertisement


Advertisement


Considerada uma das mais importantes bolsas de valores do mundo devido ao seu valor histórico e volume de negociações, a NASDAQ (Sigla para National Association of Securities Dealers Automated Quotations)  é especializada principalmente por fazer uma listagem de grandes empresas no setor tecnológico, ela foi criada em 1971 e a principal concorrente da bolsa de Nova York.  

No mercado, ela é avaliada como a segunda maior bolsa de valores do mundo, estando atrás somente da bolsa de Nova York (NYSE), ambas estão sediadas na metrópole de NY. 

Diferentemente da NYSE, a NASDAQ não possui um espaço físico, já sua concorrente ocupa um lugar em Wall Street, todas as negociações da NASDAQ sempre foram feitas de maneira eletrônica. 

Advertisement


O setor de Tecnologia  

A NASDAQ é conhecida por  colocar sobre seu guarda-chuva as principais empresas no ramo da tecnologia, estejam elas em qualquer setor do ramo como biotecnologia, eletrônica, telecomunicações e informática, mas também é possível encontrar empresas dos setores mais tradicionais como indústrias. 

Normalmente isso leva as empresas da chamada “Nova economia” optarem por abrir capital e serem negociadas na NASDAQ. 

Advertisement


Porém, por conta disso, o mercado tende a considerar uma bolsa com maiores riscos em comparação às que negociam com empresas do mercado mais tradicional da chamada “velha economia”.  

A NASDAQ em eventos Marcantes 

A bolsa foi criada em 1971 após alguns órgãos perceberem que a tecnologia por ser um setor menos tradicional precisava de um espaço separado para que houvesse maior regulamentação e transparência. 

Advertisement


A bolsa em sua criação veio com a promessa de modernização e revolucionar o mercado de capitais americano. 

Essa mudança ocorreu com a implementação de um sistema de negociações eletrônico, operante desde a inauguração. 

Advertisement


Dessa forma, nunca existiram as famosas negociações em salões com os investidores gritando para todos os lados, de forma que todas as negociações sempre foram feitas em um sistema eletrônico e automático, altamente sofisticado para isso. 

Durante o período da “Bolha ponto com”, a NASDAQ teve um grande crescimento já que começaram a surgir várias empresas de tecnologia, entre os anos de 1997 e 2000. Entre outros momentos significativos, essas datas foram as seguintes : 

  • Bolha da Internet (Anos 2000)  

Esse evento foi um período especulativo que surgiu no ano de 1994 e fez com que as cotações de empresas tecnológicas tivessem uma alta expressiva. Com o tempo, por conta de diversos ocorridos da época, causou um estouro dessa bolha que fez a NASDAQ cair 75% entre 2000 e 2002 e diversas empresas do setor decretarem falência. 

  • Crise do Subprime (2008) 

Quase 8 anos após o estouro da bolha da internet, a NASDAQ ainda tentava se recuperar das consequências do evento, ela chegava a atingir no máximo 2700 pontos, enquanto no seu auge antes do estouro chegava a marcar 5000. 

E então com a crise 2008, conhecida como crise do subprime, levou a quebra de diversos bancos e todo o caos causado teve efeitos em toda a economia, incluindo a NASDAQ. 


Tendo uma queda de mais de 50% até o ano de 2009, depois disso e passada a crise, as empresas viram suas ações terem uma alta significativa que durou até 2020 com a chegada da pandemia de covid-19. 

  • Crise da pandemia de covid-19 (2020) 

Outro evento que desbalanceou o mercado financeiro global foi a pandemia em 2020, grande parte das bolsas de valores no mundo tiveram a queda mais rápida da história ainda no início do surto. 

Na NASDAQ ocorreu uma queda de 30% entre fevereiro e março de 2020, configurando como uma das maiores quedas da história em comparação, inclusive, com a bolha da internet.  

A relevância no setor mundial 

Foi através da NASDAQ que grandes empresas da história puderam se financiar e se tornarem o que são hoje. Sem a existência da NASDAQ e outras bolsas, a maior parte das empresas com capital aberto não teriam muitas alternativas para grandes financiamentos. 

Afinal, não haveria como ter a possibilidade de uma emissão de ações em IPO (Quando uma empresa deixa de ser capital fechado e passa a negociar ações na bolsa), nesse processo as empresas conseguem emitir novas ações para investidores no mercado, esse valor então vai para o caixa da empresa, onde pode ser revertido em desenvolvimento e pesquisas, e também em novas produções. 

Big Techs/Fonte: AAA Inovação

Foi dessa maneira que grandes empresas de hoje, como a Microsoft e a Apple puderam financiar grandes projetos e pesquisas, assim como desenvolver novos produtos.

As principais diferenças entre NASDAQ e NYSE 

  • Capitalização total 

O motivo pelo qual a NASDAQ fica atrás da NYSE, a capitalização total é a soma de do valor de mercado de todas as empresas listadas em uma bolsa de valores. Enquanto na NYSE esse valor chega a US$ 20 trilhões, na NASDAQ é de US$ 10 trilhões. 

  • Volume de negociações 

Outra diferença é a quantidade de ações que são negociadas nas duas bolsas, apesar de maior a NYSE tem um volume menor quando comparado ao da NASDAQ. 

Um dos fatores pode ser devido as companhias de capital aberto serem negociadas nela, já que o volume desse tipo de empresa costuma ser maior do que a média. 

  • Setores das empresas

Outra diferença, que inclusive já foi listada, é o fato das duas negociarem empresas de ramos diferentes. Enquanto a NASDAQ costuma negociar companhias da tecnologia como Amazon, Apple, Google e Facebook.

A NYSE costuma ter em sua listagem empresas mais tradicionais e mais antigas, que já possuem um determinado histórico nas bolsas de valores como a Coca-Cola, Walmart e Johnson & Johnson.    

  • Preço da listagem   

A diferença de preço é um dos fatores que diferencia as duas bolsas, enquanto a NYSE o preço pode chegar a cerca de 500 mil dólares, na NASDAQ o valor chega entre 30 e 80 mil dólares.

  • Número de empresas listadas

Uma outra diferença, é a quantidade de companhias que ambas possuem nas suas listagens, sendo que os números de empresas com capital aberto na NASDAQ são de aproximadamente 3.300, e na NYSE chega a aproximadamente 2.800. 

  • Tipo de negociação  

A NYSE negocia de maneira mais tradicional, no formato de leilão que faz os investidores negociarem entre si, já NASDAQ faz de modo diferente em que os investidores negociam com um formador de mercado, que serve de intermediador das negociações. 

Empresas com ações na NASDAQ 

  • Apple 

A empresa que vem dominando a primeira posição na bolsa, foi a primeira empresa de capital aberto a atingir 1 trilhão de dólares no valor de mercado.

  • Microsoft 

Negociada sobre o ticker “MSFT”, a empresa de Bill Gates também já ultrapassou a marca de 1 trilhão. 

  • Amazon 
  • Alphabet 
  • Facebook 
  • Intel 
  • XP 
  • Stone 

Como Investir

  • Pelo Brasil 

Ainda não existem formas específicas de se investir na NASDAQ pelo Brasil, só seria possível caso houvesse algum ETF que tivesse em seu método de investimento algum índice da NASDAQ.

ETF/Fonte: Reprodução

Entretanto, não existem fundos passivos que trabalhem com a metodologia ETF no exterior. As opções que trabalham a metodologia em outros países são:

  • SPX11: Fundo gerenciado pelo banco Itaú, no qual investe nos ativos de S&P 500.
  • IVVB11: Fundo gerenciado pela Black Rock que também investe em ativos do S&P 500. 

O índice S&P 500 é composto pelas 500 maiores empresas de capital aberto nos EUA, isso, independente de qual bolsa elas sejam negociadas. 

Para nós brasileiros também existe a opção de investir na NASDAQ por meio de uma espécie de ações estrangeiras negociadas nas bolsas brasileiras, essas ações recebem o nome de Brazilian Depositary Receipts (BDRs), alguns BDRs de empresas de tecnología nas bolas brasileiras são: 

  • AAPL34 (Apple) 
  • FBOK34 (Facebook)  
  • MSFT34 (Microsoft) 
  • GOGL34 (Google)
  • Através do exterior

Estar no exterior é a melhor forma de se investir na NASDAQ, porque assim significa ter uma conta em corretora americana e assim poder comprar ações específicas que são negociadas na bolsa.       


Além de poder comprar ETFs que são investidos de acordo com os índices de mercado, que irão ver a seguir. 

Índices de mercado  

Avaliar os índices de mercado sempre se mostra necessário, levando em conta que são eles que designam o desempenho de uma bolsa de valores e então todos os investidores devem prestar atenção nisso. 

Índices do mercado/Fonte: Jobaaj Blogs

Na NASDAQ, o principal índice é chamado de NASDAQ Composite, ele leva em conta os valores de todas as empresas listadas na bolsa, por isso, esse índice também é visto por muitos como um indicador do setor tecnológico.

Mas a bolsa de tecnologia também tem outros índices, que são pautados de acordo com as companhias que as empresas ali atuam, os outros índices além do Composite, são : 

NASDAQ 100 Index 

Esse é o segundo maior índice da bolsa, ele representa o desempenho das 100 maiores empresas presentes na NASDAQ. 

NASDAQ Transportation Index 

 É um índice que mostra o desempenho das empresas de transporte listadas na bolsa. 

NASDAQ Biotechnology Index  

O índice que representa um acúmulo das performances ao longo do tempo pelas ações de empresas no ramo da biotecnologia. 

NASDAQ Financial-100 Index  

É o índice que vai mostrar a situação das 100 maiores empresas do setor financeiro com capital aberto na bolsa. 

Funcionamento 

Como já foi mencionado, a NASDAQ não possui um espaço físico, de forma que funciona através do chamado pregão eletrônico. 

De forma que as ações são negociadas por um sistema de computadores chamados de dealer´s market, ou seja, os investidores não negociam entre si como em outras bolsas de valores. 

Para quem deseja investir, é bom ficar atento ao horário de funcionamento da NASDAQ, a abertura da bolsa é às 09:30 e fecha às 16 horas do fuso-horário “ET”.  Existem também os horários de negociação de pré-abertura (04:00 as 09:30) e pós fechamento (16:00 às 20:00). 

Estatísticas e números da Bolsa

Para quem quiser conhecer a NASDAQ com mais detalhes, é interessante ficar de olho nas estatísticas e números sobre ela. 

A estatística mais importante é o número de volume diário, isso porque se for avaliar de acordo com esses números, ela se torna a maior bolsa de valores dos Estados Unidos, superando a NYSE. 


Isso, provavelmente, se deve ao fato de que a NASDAQ negocia ações das maiores empresas que existem no mundo como Apple, Microsoft, Google e Amazon, nas quais costumam ser negociadas em uma maior frequência do que as outras. 

Outra coisa que as pessoas devem prestar atenção é no Market cap total, ele é a soma do valor de mercado de todas as empresas listadas na NASDAQ, esses números chegam a aproximadamente 11 trilhões. 

Por último, também é importante olhar o número das empresas listadas, o número chega a ser de aproximadamente 3.300 empresas, quase 20% maior que as da bolsa de Nova York.  

Isso é tudo que você precisa entender sobre as NASDAQ e como ela funciona na hora de investir, esperamos que tenha conseguido entender sobre a segunda maior bolsa de valores do mundo.