Nikkei 225: Conheça a bolsa de valores de Tóquio – ESTOA

Nikkei 225: Conheça a bolsa de valores de Tóquio

Indicador é composto por diversas empresa importantes do mundo e é dono de um grande prestígio no país


Advertisement


Advertisement


O mundo financeiro é repleto de bolsas de valores por todo mundo que desempenham função importante na compra e venda de ações por parte de investidores. Entre as mais famosas temos a bolsa de Nova York, a Nasdaq, a de Xangai e a de Tóquio.

Conhecido pelo forte mercado financeiro que possui, o mercado asiático conta com essas duas bolsas para demonstrar a força do continente e a potência de ambas.

A TSE, ou Tokyo Stock Exchange, é a bolsa de valores de Tóquio. É a maior da Ásia e atualmente é considerada a terceira maior do mundo em capitalização de mercado, atrás apenas da NYSE e da Nasdaq. Ela é composta por diversos indicadores de mercados e um desses índices é o Nikkei 225, ou Nikkei Stock Average.

Advertisement



Em japonês, Nikkei é a definição dos descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou aqueles que moram no exterior. Já o índice, que está presente na Bolsa de Tóquio, toma conta de empresas do mundo todo.

Advertisement


Criação

A Bolsa de Valores de Tóquio foi criada ainda no século XIX, em 1878. Com o passar dos anos outras foram fundadas no país, mas nenhuma com grau de importância tão grande como a TSE. 

Atualmente, a maior Bolsa de Valores do mercado asiático e a maior do mundo fora dos Estados Unidos conta com mais de 54 milhões de investidores individuais em renda variável. No total ela gira em torno de 5,7 trilhões de dólares em capitalização de mercado.

Advertisement


Durante os seus primeiros 65 anos ela teve outro nome, só em 1943 que ela se fundiu a outras 10 bolsas de valores e ganhou sua denominação atual. Porém, ela passou quatro anos fechada devido aos acontecimentos em Nagasaki na década de 40.

Índice serve de referência para quem quer investir na bolsa/ Fonte: Reprodução

Por isso, o índice mais antigo da Ásia foi criado apenas em 1950, a fim de fazer parte do programa de reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial. Desde então ele é calculado e acompanhado pelo maior jornal econômico do Japão, o Nihon Keizai Shimbun.

Advertisement


O Nikkei 225 é um dos índices mais prestigiados no Japão e leva esse nome por ser composto pelas 225 maiores empresas japonesas de primeira linha presentes na Bolsa de Tóquio.

Importância

A importância do Nikkei para o país é equivalente ao do índice Dow Jones nos Estados Unidos. Ou seja, quem deseja acompanhar a bolsa japonesa precisa ficar atento, pois ele é a melhor referência.

O Nikkei funciona como se fosse um termômetro da economia japonesa na Bolsa, tendo em vista o tanto de empresas que participam do índice, e além da quantidade, há ainda o fato delas serem de diversos setores.

Durante o final da década de 80, o índice atingiu o seu pico histórico de pontos. Em dezembro de 1989, a média registrada foi superior a 38 mil pontos. Porém, no início da década seguinte já houve uma grande redução nesse número e ele caiu cerca de um terço.


Outro momento em que o Nikkei sofreu oscilações foi em 2008 durante a crise econômica, ele baixou da casa dos 7000 pontos, uma queda que não se imaginava anos atrás. Atualmente o índice opera na casa dos 24700 mil pontos.

Principais ativos do Nikkei 

Por ser um índice de grande prestígio no país e no mundo, o Nikkei conta com algumas das maiores empresas do mundo.

Entre elas estão as montadoras: Nissan, Subaru, Toyota, Mazda, Honda, Suzuki e Yamaha. Ainda fazem parte do índice empresas como, Sony, Panasonic e Canon.

O país é amplamente conhecido pela sua tecnologia de ponta e por suas inovações nesse ramo, fazendo jus a esse indicativo, mais de 40% das empresas que possuem ações na Bolsa de Tóquio são empresas voltadas para a tecnologia.

Além dessas, o conglomerado tecnológico japonês Rakuten, que atualmente é patrocinador master da equipe do Barcelona, também possui ações ligadas à TSE e ao índice Nikkei.