NYSE: Conheça a maior bolsa de valores do mundo – ESTOA

NYSE: Conheça a maior bolsa de valores do mundo

Representando mais de 30% da capitalização do mercado, a New York Stock Exchange é a maior bolsa de valores do mundo


Advertisement


Advertisement


Criada em 1792, a NYSE é considerada atualmente a maior bolsa de valores do mundo, devido às empresas listadas, somarem um valor de U$21 trilhões. As maiores empresas estão listadas na NYSE, alguns exemplos são: Disney, Coca-Cola, Walmart, J.P Morgan, Mastercard, entre diversas outras. 

A New York Stock Exchange é responsável por dois dos índices mais relevantes do mercado, os quais são: Dow Jones Industrial Average (DJIA) e o S&P 500 (SPX). Através desses índices, são rastreados o desempenho de mais de 500 empresas de alto valor de mercado. 

Esses dois índices também utilizam ações listadas em outras bolsas, então, não se tratam de indicadores exclusivos da NYSE. Por conta disso, a NYSE apresenta o índice NYSE Composite Index, que reflete o valor de mercado de todas as ações negociadas. 

Advertisement


História da NYSE

Em 1817, foi criada a New York Stock and Exchange Board (NYSEB), e somente em 1863 passou a se chamar oficialmente de New York Stock Exchange. 

24 corretores do mercado e comerciantes se reuniram em 17 de maio de 1792, para assinarem o Contrato de Buttonwood. Neste contrato foi estabelecido que as negociações de ativos nos EUA deveriam ocorrer diretamente com os corretores, o que dispensava o costume no país, que era o intermédio dos leiloeiros de commodities.

Advertisement


O contrato também estipulou a taxa mínima de 0,25% de comissão que deveria ser cobrado sobre os valores dos ativos que eram negociados. 

No Tontine Coffee House, localizado em Manhattan, aconteciam as primeiras transações da bolsa. Os corretores financiavam o estabelecimento através de uma tontinha, que era um tipo de fundo de pensão coletivo.

Advertisement


Prédio Tontine Coffee House/Fonte: Wikimedia Commons

A bolsa começou a se expandir após mais de duas décadas, e seu crescimento era além da capacidade do Tontine. Pelos 48 anos seguintes, a bolsa funcionou em pelo menos 11 endereços até se estabelecer no local atual em 1865. 

No ano de 1867, a NYSE adotou os stock tickers, que eram máquinas operadas por telégrafo. Essas máquinas registravam as oscilações de preços de cada ação. Foram instalados os primeiros telefones em 1878 e as luzes elétricas em 1883. 

Advertisement


A NYSE passou por grandes momentos históricos, um dos mais famosos foi a “Quinta Feira Negra” que aconteceu em 24 de outubro de 1929. O índice Dow Jones voltou ao nível recorde somente em 1953.

Além da crise de 1929,a  NYSE enfrentou também outros momentos icônicos, que impactaram bastante na economia norte-americana, que foram: Segunda Guerra Mundial, Bolha da Internet dos anos 2000, Crise de 2008 (crise do subprime) e Crise do Novo Coronavírus. 


Em 1943, devido a Segunda Guerra Mundial, onde um grande contingente de homens estavam em serviço militar, foi tomada a decisão de liberar a participação de mulheres nos pregões. Muriel Siebert tornou-se a primeira mulher com participação societária na NYSE. 

Junto com diversas bolsas europeias, em 2007, a NYSE formou o conglomerado NYSE Euronext. O NYSE Euronext foi o primeiro mercado de capitais pan-atlântico. A interação com outras bolsas aumentou, além da NYSE também conseguir se modernizar. 

A NYSE Euronext comprou a bolsa American Stock Exchange em 2008, e reestruturou como NYSE American 

No ano de 2020, foi registrado pelo índice Dow Jones Industrial Average, a maior alta e a maior baixa da história. O índice caiu 2.997  pontos em 16 de março, e em 24 de março (16 dias depois da queda), subiu 2.113 pontos. 

Computadores internos da NYSE/Fonte: Silva Lopes Advogados.

Foi registrado seu nível mais alto em 20 de janeiro de 2021, onde o Dow Jones Industrial Average (DJIA) atingiu a marca de 31.188 pontos. 

Funcionamento

A bolsa de Nova York busca lucrar com prestações de serviços de intermediação de negociações, ela não é apenas uma plataforma de negociação independente. 

As ações da NYSE podem ser adquiridas por investidores que desejam investir e que querem fazer parte do quadro societário da companhia. As ações são negociadas na própria NYSE, através do ticker ICE. 

Outros dados importantes sobre o funcionamento da NYSE, são seus tipos de ativos e os horários de funcionamento da bolsa de Nova York. A NYSE concentra ações de companhias americanas mais antigas, que possuem capital aberto há mais tempo, como: Coca-Cola, Disney, Berkshire Hathaway, Colgate, etc. 


As negociações da NYSE acontecem no horário das 09:30 às 16:00, de segunda-feira até a sexta-feira, não incluindo feriados.  

Investir na NYSE

A maneira mais prática de investir na NYSE é através de ETFs Internacionais, que são fundos de investimentos que são negociados no Brasil. 

A B3 lista duas oportunidades de ETFs relacionados à NYSE, que são o SPXI11 e o IVVB11. Esses dois fundos buscam reproduzir o desempenho do índice S&P 500.

Também é possível investir diretamente na NYSE, esse processo ocorre através de uma corretora americana. Apesar de ser o método mais caro e burocrático, ele dá maior liberdade e opções ao investidor.