O orçamento ABCD: Conheça a organização familiar
Através desse orçamento, as famílias podem aprender a como economizar dinheiro, sem abrir mão do fundamental
Com o orçamento ABCD, os gastos e pendências de uma família e de uma pessoa são divididos em níveis relativos ao grau de necessidade.
O orçamento ABCD nada mais é que um método de organização de orçamentos para famílias e pessoas que desejam ter suas finanças pessoais de forma organizada.
Utilizando esse método, a pessoa fará uma série de análises e avaliações dos seus gastos, para assim diferenciar aqueles que são essenciais, contornáveis e aqueles desnecessários.
Funcionamento do orçamento ABCD
Esse modelo de organização ajuda na hora de organizar os gastos, os separando em algumas categorias, como o próprio nome indica, elas vão de A à D:
- Alimentação
Despesas necessárias à alimentação e suprimentos fundamentais
- Básico
Contas básicas como aluguel, luz, água, internet e celular
- Contornável
Aquilo que é adquirido para tornar a vida confortável mas pode ser reduzido ou cortado em momentos de restrição orçamentárias.
- Desnecessário
Gastos com produtos ou serviços que não costumam ser comumente utilizados, como assinatura de algo que a família não irá utilizar.
Para aqueles que desejam utilizar o método para se organizar ou o orçamento familiar, a primeira coisa a se fazer é anotar todos os gastos e então classificá-los de acordo com as letras ABCD.
Para que essa organização dê certo, é necessário que as pessoas não negligenciem nenhum gasto, mesmo comprando um chiclete.
Organização
O primeiro passo para organizar um orçamento familiar é ter uma noção,quantitativa e qualitativa, exata dos gastos.
Após isso, a próxima coisa a se fazer é classificar os gastos, lembrando que aquelas com classificação A e B não podem ser eliminadas, já que elas são indispensáveis.
Aqueles gastos classificados em C, devem ser repensados, caso a família esteja passando por dificuldades financeiras, é fundamental passar um “pente fino”, e rever quais são as prioridades.
E aquelas despesas com classificação D, devem ser repensadas ou eliminadas, principalmente quando elas não são aproveitadas.
Uma dica para tornar esse processo mais eficiente, é montar uma planilha no excel com todos os gastos e avaliar cada um deles. A ferramenta ajuda muito a se ter uma noção dos gastos, e ao utilizá-los todo mês caso necessário.
Função
Os métodos de organização orçamentária são importantes para a saúde financeira da população, algumas das principais vantagens do orçamento ABCD são:
- Evitar dívidas desnecessárias, e consequentemente despesas com juros.
- Gerar economias a partir de análise das receitas e custos reais de uma família.
- Auxílio na projeção do excedente financeiro mensal que poderá ser utilizado para a construção de uma reserva de emergência e, até mesmo, de uma carteira de investimentos.
- Método útil para todas as faixas de renda e para diferentes objetivos financeiros.
É válido lembrar que a renda média dos brasileiros é de R$1.380, segundo o IBGE, e muitos sequer têm a oportunidade de classificar muitas coisas como C e D, por mais que o modelo sirva para organizar as despesas, dependendo da realidade não será possível fazer muitos cortes.
O orçamento ABCD vale a pena?
A vantagem do método é justamente a versatilidade, uma vez que você sabe o quanto ganha e quanto gasta, e o que cada despesa representa no seu orçamento , cabe a cada um tomar a decisão de segmentar essas despesas, priorizar e ajustar o que for necessários, fora isso, essa organização pode variar conforme os objetivos de cada pessoa, seja economizar, conter gastos, se preparar para emergências ou até sair do vermelho.
É sempre importante ter em mente, que as prioridades também mudam de uma pessoa para outra, ou gastos que podem estar entre duas categorias, nesse caso é importante ter em mente o quanto você é dependente desse gasto e o quanto ele é prioridade.
Por isso não existe maneira certa ou errada de se montar esse planejamento, a ideia é que ele funcione como uma bússola para te guiar nas tomadas de decisão e mais segurança com o uso do dinheiro.