O que é Event Driven? – ESTOA

O que é Event Driven?

Estratégia utilizada mundialmente ainda é desconhecida da maioria dos investidores, mas vem conquistando espaço cada vez mais


Advertisement


Advertisement


Fundos de Investimento é uma prática do mercado financeiro que contém a união de diversos investidores, organizando uma forma de pessoa jurídica, eles buscam um retorno financeiro, guiados por um gestor profissional que decide onde será investido este dinheiro.

E dentro do mundo de investimentos, a cada dia surgem novas práticas de investir, tendências e modelos inusitados, dentre os mais novos, alguns de sucesso e uns desconhecidos, mas quem os utilizou, conseguiu atingir as metas necessárias.

Negociar e empreender não é muito simples na prática e uma estratégia precisa ser definida previamente, muitas vezes este “prévio” não existe e aí surge uma prática de investimento de fundos, denominada Event Driven.

Advertisement


Fusões e Aquisições

Antes de entendermos o que é definitivamente o Event Driven, precisamos compreender o que são Fusões e Aquisições que são a consolidação de uma empresa ou ativos através de vários tipos de transações financeiras com outras empresas, permitindo que sejam inteiramente vendidas ou compradas. Este termo pode ser chamado de M&A ( “merges and acquisitions”) utilizado em inglês. 

Advertisement


O que é Event Driven?

O Event Driven é uma estratégia consistente em negociações de ações das empresas que estão no processo de fusão e aquisição explicado acima. E assim surgem os fundos de investimentos “Event Driven” quando o processo de aquisição está para acontecer. O Event Driven fica no meio do processo e entre o preço da ação e o preço negociado pela sua venda. 

Advertisement


Esta atividade já existe há muitos anos na Europa e nos Estados Unidos, o nome foi se adaptando às tendências de investimento, mas sua utilização já é existente. No Brasil é totalmente recente a denominação e a atividade em si. 

Event Driven no Brasil

Advertisement


No Brasil, poucos gestores de investimentos tiveram uma experiência significativa ou de sucesso no exterior, existem bons nomes no mercado nacional, mas esta experiência vivenciada no mercado estrangeiro é fundamental para que possa ser um líder de Event Driven no país. 

Para ser um Event Driver, é necessário conhecimento nas leis do país onde se pretende investir, seus lucros, taxas, tributos governamentais e se é possível o resgate do dinheiro ou apenas trabalhar a ação no país em questão.

A legislação de outro país é totalmente diferente da brasileira e assim sucessivamente com todos países, além das leis nacionais, as leis do mercado financeiro é importante, o Sistema Financeiro Nacional de cada país possui componentes de gestão diferentes.

A Leste Investimentos foi a primeira corretora brasileira a utilizar a estratégia de Event Driven, isso gerou a criação em 2016 do fundo de investimentos: “Leste Global Event Driven FIC FIM” e outros fundos Event Driven surgiram para iniciar esta operação e conseguir que o Brasil entre no complexo mercado, entre eles: NW3 administrado pelo BTG Pactual e  Event Driven Funds, que rentabilizaram desempenho e lucro, superiores ao CDI, considera-se que o Event Driven é um bom nicho de investimentos.

Estratégia do Event Driven

Analisar bem a  situação financeira, econômica e setorial de uma empresa e após a concretização, determinar o preço das ações e perspectivas de futuro. Indicadores financeiros e dados econômicos, somados ao balanço da empresa, são fundamentais e todas estas características consideram-se a análise fundamentalista.

O Event Driven utiliza a análise fundamentlista como base para seu desenvolvimento, mas pode existir uma disparidade de preços para empresas em um mesmo setor, oferecendo mais oportunidades de compra.

Análise macroeconômica e análise fundamentalista microeconômica são elementos utilizados com grande frequência em fundos de investimentos. O Event Driven utiliza a análise fundamentalista microeconômica em quase sua totalidade. 

O Event Driven ainda está em processo de expansão no Brasil, já nos Estados Unidos é utilizado pelos investidores mais novos no mercado, se unindo a um grupo e aplicando em conjunto financeiro.

Pode-se concluir que o Event Driven é uma arquitetura de eventos, neste caso, os “eventos” utilizam o conceito de acontecimentos em sequência, é impossível determinar com exatidão quanto que a bolsa de valores vai fechar e como estará o dólar, mas se o Event Driven for utilizado para comprar uma ação, pode se prevenir de grandes perdas, caso aquela ação esteja desvalorizada no dia de conclusão da venda ou compra.