O que é Horizontalização e Verticalização? – ESTOA

O que é Horizontalização e Verticalização?

Entenda como funciona este modelo de produção das empresas e como ele se mantém em dias atuais


Advertisement


Advertisement


Gestão horizontal pode ser um modelo importante em empresas, crescer no mundo corporativo com um método participativo, tornando sua empresa um modelo para ser inspirado. Horizontalização e Verticalização são assuntos que já foram discutidos inúmeras vezes e muitas delas ficaram em um passado distante, mas sempre voltam à pauta, quando modelos novos não alcançam um sucesso desejado.

O que é Horizontalização e Verticalização?  

Horizontalização é uma forma de estratégia  adotada em algumas empresas que em sua maioria, quase totalidade, possuem itens comercializados por terceiros. Esta é uma estratégia que se eleva cada vez mais, ganhando força no mercado atual. Horizontalização é um oposto à verticalização, utilizado em sua maioria pelas empresas do século XX, todos os produtos, insumos e materiais utilizados por essas empresas, faziam parte do produto final e eram produzidos por esta própria empresa. 

Uma empresa com o conceito de Horizontalização produziria camisetas e enviaria a uma estamparia ou já compraria o tecido com os cortes certos para apenas realizar a costura. Já uma empresa com o critério de verticalização, produziria a malha, finalizaria com o tecido final, estamparia e produziria a camiseta em costura para venda de seu produto. Na verticalização a empresa é independente de terceiros, algo que na Horizontalização não é possível, caso uma das etapas atrase, toda a produção é atrasada, mas o risco operacional é bem menor, devido ao valor de investimento na cadeia de insumos e produção. 

Advertisement


Verticalização sem espaço empresarial

A verticalização está propensa a uma generosa queda de demanda, o que faz com que os preços precisem abaixar demais e isso altera o retorno que a empresa irá receber. É mais fácil uma redução em custo variável do que em um custo fixo. Se esta empresa estiver vertical demais, terá que diminuir drasticamente sua produção, este processo impacta diretamente no lucro líquido da empresa. Cada ajuste é custoso aos olhos do departamento financeiro da empresa, podendo comprometer a liquidez do negócio e caso a empresa for de modelo horizontal, basta reduzir o consumo de terceiros ou negociar.

Para obter um mercado mais atrativo e participativo, a horizontalização ganhou muita força pelo índice de terceirização de mão de obra possuir uma evolução e cada vez mais ser adotado por empresas. 

Advertisement


Vantagens da Horizontalização

Todos os métodos adotados por uma empresa possuem vantagens e desvantagens. Assim como a horizontalização aplicada, as vantagens que podemos colocar sobre este formato são:

  • Redução de custos em escala maior
  • Flexibilidade maior para definição de volumes de produção
  • Mais foco no produto central da empresa
  • Rapidez na queda de custo diante de retração da demanda
  • Saída mais rápida de crises

Já como desvantagens, podemos colocar alguns pontos que podem ser observados no modelo, mas nem sempre vão acontecer.

Advertisement


  • Controle tecnológico restrito apenas ao produto central
  • Atraso na produção caso os terceiros não entreguem o produto adquirido no prazo
  • Controle de qualidade menor sobre o que não produz

Claro que o modelo adotado pela empresa, não define se será ou não de sucesso, mas o que dirá o futuro da empresa é como a gestão vai aplicar os conceitos dentro destes formatos. O modelo horizontal pode ser muitas das vezes mais atrativo, um exemplo são as entregas de uma empresa. 

Exemplo: Uma empresa produz e entrega seus produtos, custo de manutenção do veículo entregador, direitos trabalhistas ao entregador, gasolina, tempo, tudo isso possui um custo que será abatido da empresa, no caso de terceirização do serviço, todos esses custos listados, são de obrigação da empresa que presta serviço. A empresa que produziu apenas tem como obrigação entregar no prazo o produto ao entregador que dará seguimento no processo.

Advertisement


A horizontalização logística foi a pioneira no ramo e outros diversos setores adotaram este método. Dentro de uma empresa, podem acontecer várias vezes a  horizontalização, como segurança, portaria, limpeza e outros serviços, a empresa então pode focar totalmente na produção do seu produto e ganhando qualidade e tempo.

Flexibilidade e competitividade, entrada no mercado como mais força, são as características das empresas que adotaram a horizontalização. Este processo cresceu desde o fim do século XX e deverá crescer ainda mais com o avanço das prestadoras de serviços, startups e principalmente o avanço tecnológico.