O que é uma Holding?
Entenda o que é uma holding e como esta empresa funciona dentro do universo econômico
Ser proprietário de diversas ações, empresas, possuir um núcleo cheio de saídas financeiras e instituições para administrar e ser uma matriz de empresas demandam muita atenção por parte de cada empresa. Ser proprietário de muitas ações ordinárias na bolsa de valores e expandir seu mercado para diversos setores da economia, é um processo árduo.
Holding em portugues significa “contenção ou segurar” mas se adaptarmos ao universo econômico já não fica tão fácil assim de descrever. É uma empresa mãe, a matriz, a controladora geral de diversas outras empresas que precisam dela para funcionar, empresas com uma série de variações e cada uma atuando de uma forma, agora vamos entender o processo envolvendo uma Holding e o que de fato ela é.
O que é uma Holding?
Holding é uma sociedade de gestão que atua como matriz, seja a sede ou organização inicial em participações sociais, exerce o controle de diversas outras empresas. A Holding é a empresa que possui a maioria das ações de suas subsidiárias e administra os bens e a política empresarial das demais empresas componentes.
Uma Holding é considerada como uma pessoa jurídica que controla outras pessoas jurídicas, é uma ferramenta funcional de gestão de negócios, podendo ter um controlador ou diversos mentores controlando a matriz, agrega valor e gere o património, é utilizada por pequenas e médias empresas para melhorar toda a estrutura de capital e concluir parcerias.
O objetivo de uma Holding é inicialmente a administração empresarial em bloco, ela realiza a gestão da empresa e é de sua responsabilidade tomar todas as decisões que determinam o futuro de cada uma dessas empresas parceiras.
Atuando como sócia majoritária dos negócios, surge o termo Holding Empresarial ou em inglês, Holding to Business, podendo realizar gestão de mais de 3 empresas ao mesmo tempo em diversos setores econômicos.
Mesmo que em seu modelo de negócios seja possível gerenciar diversas empresas com setores de atuação diferentes, uma holding em sua maioria, mantém um padrão em um único ramo de atuação. Este modelo de unificar o ramo, facilita a sinalização em um mercado sobre um grupo de empresas que podem atuar nelas em um ambiente administrativo.
As holding possuem ativos que podem representar maioria em seu capital, mesmo que uma empresa administrada por ela seja de grande movimentação de ativos, quem detém o resultado final é a holding responsável.
Holding e seu funcionamento
As holdings podem ser Sociedades Anônimas (S/A) ou Sociedade Limitada (LTDA) e o regime jurídico pode variar de acordo com as empresas administradas pela companhia ou até mesmo nas vantagens fiscais que cada uma das empresas tem em seus regimes de atuação. Todas as empresas são acompanhadas pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), independente do regime jurídico responsável por elas.
A gestão de cada uma das empresas geridas pela Holding, pode ser independente, a controladora terá participação nas decisões e no conselho deliberativo, mas será possível uma gestão executiva de forma independente, com mandato de execução para operações e decisões diárias.
A Holding também gera dúvidas nas receitas das empresas na qual aplica gestão, ela possui uma receita indexada aos pagamentos, lucros e dividendos de suas companhias, sendo assim, maior o capital distribuído, maior receita.
O lucro de uma empresa da Holding, pode não haver um impacto imediato nos lucros, a distribuição de dividendos pode ser variada com a necessidade de aumento de investimentos.
Tipos de Holding
Os tipos de Holdings são Administrativa, Patrimonial, Pura, Mista, Familiar, Controle e de Participação.
- Holding Administrativa: É a empresa que tem como seu principal objetivo a implementação de eficiência e qualidade no controle de uma ou mais empresas. As decisões administrativas da empresa passam pela Holding, especializando todos em uma administração profissional e com poder de capacitação de gestão.
- Holding Patrimonial: Este modelo é responsável pela administração de bens próprios, como exemplo, complexos e imóveis. Esse bem é integralizado ao capital social desta companhia e tem sua gestão facilitada, obtendo benefícios fiscais. Patrimônios de famílias que possuem diversos negócios, tem este tipo de holding como comum em suas vidas.
- Holding Pura: Tem sua participação concentrada em capital social de outras empresas, não exercendo atividade econômica e só obtendo controle de outras empresas. Sua origem vem dos dividendos distribuídos pelas companhias.
- Holding Mista: Sua participação é na administração de outras empresas, explora a atividade empresarial em busca de resultados e capital. Exerce uma atividade a mais do que só holding, possui fonte dupla de receita, a principal são dividendos distribuídos.
- Holding Familiar: É uma configuração de holding e não uma holding completa, é uma empresa administrada por membros da mesma família.
- Holding de Controle: É uma empresa criada para ser a gestora e administradora de outras empresas, atua como sócia majoritária. Possui capital aberto na bolsa de valores.
- Holding de Participação: É a empresa que visa facilitar outras empresas mas não atua com subsidiárias e sim como sócia minoritária, realiza a compra de ações.
Apesar da independência das empresas em lucro e gestão parcial, a Holding pode ser a responsável por todos os setores dentro de uma empresa, variando assim da forma negociada. Pode exercer atividades econômicas que aumentem as receitas de suas subsidiárias, mas é algo incomum.