O que vale mais a pena: comprar ou alugar um imóvel? – ESTOA

O que vale mais a pena: comprar ou alugar um imóvel?

Comprar ou alugar, eis a questão. Aqui te mostramos os prós e contras de cada um.


Advertisement


Advertisement


As quedas consecutivas da SELIC, com o Banco Central mantendo a taxa básica em 2%, fizeram que milhões de brasileiros optassem pelo financiamento de um imóvel.

Porém, será que só a diminuição dos juros é um fator suficiente para comprar uma casa ou apartamento novo?

A busca por imóveis foi bem maior em 2020 do que em 2019. As pessoas começaram a perceber que adquirir uma casa significa ter segurança e estabilidade e por isso, decidiram priorizar a compra em vez do aluguel.

Advertisement


Mas é preciso tomar cuidado: cada caso é um caso e por isso, você deve analisar primeiro a sua situação. Não tome nenhuma decisão precipitada, pois estamos falando de um bem que possui um valor MUITO alto.

Se você quer entender mais sobre o assunto e descobrir se é melhor alugar ou comprar uma casa, leia esse artigo até o final!

Advertisement


O sonho da casa própria

Essa pergunta normalmente surge no momento em que as pessoas procuram um novo local para morar. O problema é que essa questão não envolve apenas aspectos financeiros, mas também emocionais.

A casa própria é um dos principais desejos dos brasileiros.

Advertisement


A sensação de segurança e conforto faz com que a compra de um imóvel seja prioridade para a grande maioria das pessoas, principalmente para aquelas que já formaram uma família.

O problema é que nesse caso, muitas pessoas acabam fazendo loucuras para comprar um imóvel. Elas financiam a maior parte do valor e não tentam negociar os juros.

Advertisement


Ou seja, acabam gastando muito dinheiro com a aquisição da casa própria.

Aliás, não podemos deixar de mencionar que os juros do financiamento são relativamente altos e por isso, se o comprador não tiver educação financeira, pode colocar o patrimônio em risco.

Alugar ou comprar um imóvel: Como decidir?

Como nós já falamos, em primeiro lugar, é importante analisar a sua situação e o momento de vida em que você se encontra.

Se você é jovem, solteiro e tem planos de mudar de cidade, não faz muito sentido comprar a casa própria. Ou seja, o aluguel se torna uma opção mais interessante.

Agora, se você já está casado, em um emprego estável, com filhos e não tem a menor pretensão de se mudar, então adquirir a casa própria pode ser a melhor opção.

É por isso que não são apenas os fatores financeiros que devem parte dessa decisão. O seu estilo de vida também influencia muito.

Motivos para você continuar no aluguel

Você provavelmente já ouviu algum familiar seu falando que ‘’alugar um apartamento é jogar dinheiro fora’’.

Para começar, não é bem assim. Se você for organizado financeiramente e utilizar uma parte da sua renda para investir, o aluguel se torna uma opção interessante.

Aliás, mesmo que você queira comprar a casa própria a vista, vale a pena ficar alguns anos no aluguel, para que dessa forma, você consiga guardar dinheiro suficiente para adquirir o seu imóvel sem precisar pagar juros exorbitantes.

Outro motivo pelo qual vale a pena continuar no aluguel, é que adquirir um imóvel é um processo extremamente burocrático e pode até mesmo se tornar um pesadelo.

Dependendo da taxa de juros, o financiador pode acabar tendo que pagar pelo valor de três imóveis, sendo que na verdade, só comprou um.

Também é necessário pensar na sua carreira.

Quando você compra um imóvel, você acaba ficando ‘’preso’’ em determinado bairro ou munícipio.

Ou seja, se surgir a oportunidade de morar em outra cidade ou até mesmo em outro país, você vai acabar criando um problema, afinal, vender uma casa não é algo tão fácil assim.

Por isso, se você for jovem e tiver disciplina financeira o suficiente para pagar aluguel e ainda assim, utilizar uma parte da sua renda para investir, essa opção pode ser bem vantajosa.

Motivos para você comprar a casa própria

Não tem como falar o contrário: casa própria significa segurança.

Além disso, a moradia é uma das maiores despesas na vida de uma pessoa. Ou seja, depois que o seu imóvel estiver 100% quitado, você vai conseguir economizar muito dinheiro.

O problema é devido ao desespero para adquirir o próprio imóvel, as pessoas acabam aceitando juros absurdos.

Se você decidiu que quer comprar uma casa própria, tudo bem. Mas primeiro, comece a economizar para que dessa forma, você consiga dar um bom valor de entrada e assim, pagar menos juros nas prestações.

Além disso, se você já se estabeleceu no mercado de trabalho, possui uma família e quer um lugar para morar de vez, a casa própria vai te poupar muita dor de cabeça.

Mas lembre-se: o imóvel não é seu até ele estar completamente quitado. Ou seja, será necessário guardar dinheiro, pois se perder o seu atual emprego, pode acabar perdendo a casa também, caso não possua uma reserva financeira.

Se você possui dinheiro para comprar à casa a vista, essa opção se torna ainda mais vantajosa, já que dessa forma, você consegue negociar um bom desconto.

Como você pode ver, alugar pode ser mais vantajoso financeiramente, caso você tenha disciplina suficiente para fazer o seu dinheiro ‘’trabalhar por você’’.

Porém, em alguns casos, a compra de um imóvel é uma ótima decisão! Tudo depende do quanto você pode investir e dos seus objetivos para o futuro.