Operações estruturadas: entenda como funciona essa estratégia de investimento – ESTOA

Operações estruturadas: entenda como funciona essa estratégia de investimento

Através dessa operação o investidor pode obter muitos benefícios e oportunidades


Advertisement


Advertisement


As operações estruturadas exigem uma certa experiência na hora de ser utilizada como estratégia de investimento. 

Portanto, é de suma importância que o investidor que deseja investir utilizando essa operação, entenda como funciona e qual seu papel no mercado financeiro. 


Advertisement


O que é a operação estruturada? 

A operação estruturada é uma estratégia que tem como objetivo incluir uma combinação de dois ou mais ativos financeiros em apenas um investimento. Essa estratégia pode ser considerada como um pacote de diferentes tipos de ativos, ou seja, tanto os de renda fixa quanto os de renda variável.

Por mais que esse tipo de operação necessite de ter um único foco, ainda assim possui diversas maneiras de ser utilizada em seus investimentos na Bolsa de Valores.  

Advertisement


Essa estratégia pode ser utilizada como: para limitar os riscos de investimentos, diversificar a carteira do investidor, maximizar seus ganhos, assim como também como uma proteção, mais conhecido como Hedge.

Através dessa operação o investidor pode obter muitos benefícios e oportunidades na hora de investir na Bolsa de Valores, por exemplo, aumentar seus ativos.

Advertisement


Outra característica da operação estruturada é que essa estratégia pode ser utilizada como um tipo de instrumento financeiro, portanto, obter uma oportunidade de evitar riscos e perda de capital investido, em dólar, juros, índice e entre outros ativos investidos na Bolsa de Valores.

Uma de suas grandes vantagens é o fato de que a operação estruturada pode servir como uma espécie de hedge para sua carteira de investimento. Desta forma, ajudando o investidor a adquirir mais rentabilidade em suas operações. 

Advertisement


Para que não haja risos e mais proteções, é necessário que esta operação seja bem elaborada. 

É necessário que esta operação seja bem elaborada /Foto: Bem Gasto

Como a operação estruturada deve ser feita? 

A operação estruturada deve ser planejada pelo próprio investidor, já que deve ser elaborada através de seus objetivos de investimento e com as propostas oferecidas pelas instituições financeiras.

Desta forma, o investidor deve criar vários cenários que possam lhe oferecer rentabilidade, analisando desde as variações cambiais, os índices da bolsa, até as oscilações dos juros e ações. Ainda é importante ter em mente que a rentabilidade da operação estruturada depende do pacote que compõe o investimento. 

É comum que a operação estruturada seja lembrada como uma ideia similar à carteira diversificada, que ocorre quando os investimentos são reunidos como forma de diminuir os riscos e podem aumentar os ganhos. A diferença é que nessa estratégia tanto os ganhos quanto as perdas são mais limitados. 


Os impostos cobrados nesse tipo de operação podem variar de acordo com a modalidade da estratégia, ou seja, essa é uma parte importante que deve ser analisada pelo investidor na hora de elaborar sua própria operação.  

O COE e a operação estruturada possuem características parecidas/Foto: Ao seu lado

Quais os tipos de operação estruturada? 

Entendemos que a operação estruturada deve ser criada pelo próprio investidor, assim como também deve variar de acordo com o meio escolhido. No entanto, ainda há tipos de operações estruturadas dentro do mercado financeiro.

Para investidores que praticam day trade ou swing trade, assim como também para as instituições financeiras que oferecem modalidades de operação estruturada, os tipos dessa estratégia podem trazer muitas vantagens ao investidor. 

Tipos de operações estruturadas 

  • COE;
  • Travas (alta e baixa);
  • Borboleta;
  • Straddle.
  • Rolagem;
  • Lançamento de Opções.

COE 

O Certificado de Operações Estruturadas (COE) pode ser emitido por meio de uma instituição financeira, que também reúne operações de renda fixa e renda variável em apenas um tipo de estratégia, portanto, estes produtos acabam sendo englobados entre ações nacionais e internacionais, como moedas, juros, índices e commodities.

O COE e a operação estruturada possuem características parecidas já que ambos oferecem uma performance que engloba um certo grupo de ativos para compor apenas uma operação.

Esse tipo de operação pode parecer um pouco complexa. No entanto, ainda é possível adquirir muitas vantagens a partir dessa estratégia, sendo assim, é importante entender como funciona a operação estruturada para começar seu próprio investimento.