Principais blocos econômicos: descubra quais são – ESTOA

Principais blocos econômicos: descubra quais são

Conjuntos de países que causam grandes influências nas economias globais


Advertisement


Advertisement


Com a globalização econômica, os blocos são um conjunto de países que se uniram, como uma forma deles mostrarem seus interesses em comum conseguirem fazer negócios de uma forma com mais facilidade, e que podem influenciar não só de maneira global mas também em investimentos pessoais. 

Funções dos blocos econômicos 

O principal objetivo deles é promover um maior desenvolvimento econômico de seus envolvidos, gerando uma maior integração e fortalecimento dos laços. 

Esses benefícios são estendidos a todos os membros, de forma que fique algo sustentavelmente igual para todos, com isso os países menos desenvolvidos têm chances de fazer maiores negócios e mais rentáveis com nações maiores, e buscar um desenvolvimento para sua região. 

Advertisement


Essa facilitação do comércio, acaba servindo para que um país estimule a produtividade do outro, claro que dentro das situações econômicas de cada um dos países para que ninguém saia em desvantagem sobre os outros. 


Advertisement


Esse estímulo pode vir de forma com que dois países foquem seus recursos nas suas maiores produções, para ficar mais barato e assim depois ambos podem comercializar esses diferentes produtos entre si, gerando uma maior renda entre eles. 

Os principais Blocos econômicos  

  • Nafta 

  Sua sigla significa North American free trade Agreement (Acordo de livre comércio da América do Norte), seu acordo é de livre comércio,  um dos mais importantes globalmente, ele tem como objetivo reduzir as barreiras comerciais entre Estados Unidos, México e Canadá. Além do já mencionado estímulo que vem na forma de redução de taxas  e cargas tributárias. 

Advertisement


  • Mercosul 

  O mercado comum do Sul (Mercosul) é um bloco com união aduaneira e livre-comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, outros países também participam do bloco, porém, com menor número de privilégios e deveres. 

Mercosul/Fonte: Reprodução

  O objetivo é promover o livre-comércio e um movimento constante de moedas, pessoas e bens entre os países membros. 

Advertisement


  • União Europeia  

  É um bloco político e econômico na Europa, formado por 27 países do continente, em que cerca de 19 deles usam o Euro como sua moeda oficial. Surgiu como uma ideia de promover a paz e crescimento econômico após o intenso conflito da segunda guerra mundial. 

 Em janeiro de 2020, o Reino Unido deixou oficialmente de fazer parte do bloco, evento esse que ficou conhecido como Brexit.  Alguns membros atuais são Alemanha, Dinamarca, Espanha, Itália e França.

  • APEC     

          Sigla para Asia-Pacific Economic Cooperation (Cooperação Econômica da Ásia e      do Pacífico), a intenção é criar uma zona de livre-comércio entre cerca de 20 países, localizados em diferentes continentes como Ásia, Europa, Oceania, Américas do Norte, Sul e Central. Entre alguns membros estão China, Estados Unidos, Rússia, Japão e Perú

  • CEI  

 Formado pela maior parte de nações que pertenciam à antiga União Soviética, a comunidade dos Estados Independentes  tem como principal objetivo criar um sistema de defesa econômica entre esses países.   

Tipos de blocos econômicos 

Os blocos podem ter os mais variados tipos, e eles podem ser dos seguintes tipos : 

Zona de Livre-Comércio 

A primeira coisa a ser feita é estabelecer uma redução ou isenção dos impostos entre os países membros, e também a redução de valores tributários (Alíquotas) de impostos de renda. Isso aumenta a competitividade e uma redução dos preços no produto para o consumidor final. 


Ocorre também dos países focarem recursos nas suas principais produções, já que as áreas de menor produção, serão supridas pelos países mais produtivos nessas áreas. 

União Aduaneira  

Além do Livre-Comércio, essa união estabelece padrões de tarifas em negócios realizados com países que não são membros daquele bloco. Exemplo : A União Europeia pode padronizar um custo para negócios com o Brasil. 

Mercado comum 

É um acordo feito entre países que querem estabelecer as mesmas tarifas e trâmites, criando uma associação comercial, com o objetivo de facilitar essas transações para todos os envolvidos e assim fortalecer todo o grupo. 

A principal evolução dessa característica é permitir um livre fluxo de capital e pessoas entre os países participantes. Porém, para chegar nessa etapa é necessário que haja uma grande proximidade entre as nações correspondentes.  

União Monetária 

Essa etapa consiste em um acordo entre todos ou alguns países membros de determinado bloco, que decidem criar uma moeda única entre eles.  Dessa forma é criada uma única política monetária e um Banco Central que irá regular todo o sistema financeiro.