Pump and dump: como funciona essa técnica de fraude – ESTOA

Pump and dump: como funciona essa técnica de fraude

Conheça a estratégia de manipulação e fraude do mercado de ações


Advertisement


Advertisement


Famoso pelos casos envolvendo influencers e celebridades, pump and dump é uma estratégia de manipulação do mercado do mercado de ações.

Um meio de fraude, pump and dump é um jeito de manipular o comportamento de investidores diante uma ação barata a fim de revendê-la por um preço elevado após sua inflação.


Advertisement


O que é Pump and dump?

Inflar e descartar, em tradução livre, o pump and dump é uma prática de fraude presente, principalmente, no mercado de ações por sua característica de especulação que facilita a manipulação da mesma. 

Do mesmo modo que o mercado de ações reflete os acontecimentos econômicos, políticos e sociais, ele pode ser manipulado e tensionado a desempenhar de acordo com o desejo de alguém e/ou organizações.

Advertisement


Isto é o que acontece com o pump and dump. Esse tipo de fraude é uma técnica de manipulação do mercado por meio de boatos e especulações sem fundamento. Com comportamentos planejados e notícias falsas, é possível influenciar o comportamento de uma determinada ação a fim de que a mesma desencadeie uma série de alocações que sejam vantajosas aos por trás do plano.

Os movimentos, por caráter, não passam de ser um meio de fraude.

Advertisement


Por consequência, pelo nível manipulável, o pump and dump é mais visto em casos de empresas de pequeno porte e capitalização e em criptomoedas.

Legenda: Imagem ilustrativa Créditos: Reprodução

Recentemente, o pump and dump começou a se tornar uma prática muito comum com o uso das redes sociais e influencers, no qual pessoas recomendam a seus seguidores comprarem uma determinada ação, e assim inflando seu preço. 

Advertisement


Recomendações de ações e demais ativos podem ser feitos apenas por analistas credenciados, segundo as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Como funciona o pump and dump?

A técnica de fraude consiste na inflação artificial do preço de uma ação através de especulações/notícias falsas e boatos. Desta forma, as informações falsas influenciam o mercado, que por sua vez inflam a ação (pump) e elevam seu preço momentaneamente.

Assim que a determinada ação apresentar um preço mais alto e vantajoso, os acionistas que adquiriram a mesma por um valor mais barato, as vendem pelo valor já inflado. Esse momento é a hora de dump (descartar/largar), a segunda etapa da técnica.

Portanto, o pump and dump inicia com a aquisição de um volume significativo de ações baratas de empresas novas, seguido pela disseminação dos boatos.  

Como pump and dump depende da reação do mercado diante do vazamento proposital de informações e demais mentiras, a prática é comumente implementada em empresas pequenas e em ações chamadas de penny stocks.

Penny stocks significa títulos de centavo, ou seja, são ações baratas – muitas vezes cotadas em centavos – e que apresentam um nível de liquidez baixo.

As ações chamadas de “mico” também são um tipo de papel habitual a ser utilizado em pump and dumps, uma vez que elas também manifestam baixos valores e alta volatilidade.


Como os investidores podem se proteger do pump and dump?

Como os investidores são os utensílios que fazem o pump and dump ocorrer, eles são um dos mais prejudicados depois do sucesso do plano. Contudo, os investidores conseguem se proteger desses planos.

Apesar de comum, estudo e conhecimento sobre o ativo e sua empresa é fundamental para se prevenir. Verifique se a ação tem pouca liquidez e se é uma penny stock.

Além das técnicas mais comuns de segurança, como estudo do ativo e da empresa, ter acompanhamento de especialistas, assessorias e corretoras, o investidor deve ficar atento a especulações e notícias sensacionalistas e que parecem boas demais.

Claro, há oportunidades inéditas e imperdíveis no mercado, porém, é importante ter em mente esses golpes. 

Notícias e boatos muito chamativos e repentinos podem ser um sinal de pump and dump.