Recompra de ações: saiba como este mecanismo funciona – ESTOA

Recompra de ações: saiba como este mecanismo funciona

Este tipo de método pode ser aplicado quando uma empresa decide aproveitar seu capital de maneira inteligente


Advertisement


Advertisement


A recompra de ações é um mecanismo que pode ser utilizado em empresas de capital aberto, no entanto, este procedimento tem se popularizado cada vez mais no mercado financeiro.

Desta forma, é de suma importância que todo investidor entenda como este mecanismo funciona e quais os seus efeitos no mercado de ações e nas Bolsa de Valores.  


Advertisement


O que é a recompra de ações? 

A recompra de ações é um procedimento no qual uma determinada empresa compra ações no mercado com o objetivo de custodiá-las em sua tesouraria, assim como também podem optar pelo cancelamento deste ativos na bolsa de valores, sendo assim, as ações deixariam de existir. 

As companhias podem também comparar as suas ações quando elas começarem a ficar abaixo de seus valores, já que é comum que os ativos caem quando há queda nos mercados, assim como também quando a empresa considera que não há valorização correta de seu real preço. 

Advertisement


Este tipo de método pode ser aplicado quando uma empresa decide aproveitar seu capital de maneira inteligente, portanto, pode ser utilizado como um mecanismo para evitar perdas grandes. 

Por mais que quedas ou problemas no preço da ação seja o mais comum na recompra dos papéis, ainda assim as empresas não precisam necessariamente esperar que haja crises para aderir a recompra de ações, elas podem também utilizá-lo para reduzir os gastos com os dividendos

Advertisement


Este tipo de método pode ser aplicado quando uma empresa decide aproveitar seu capital de maneira inteligente/Foto: Canal Técnico

Como funciona a recompra de ações? 

A recompra de ações pode ser reconhecida pelo mercado como uma maneira das empresas encontrarem sua realização, isso porque caso as ações sejam canceladas o número de acionistas pode diminuir, o que ajudaria a companhia a obter mais lucro por não ter que dividir com muitas pessoas. 

No caso das ações serem mantidas nas tesourarias, as empresas ainda podem esperar para vender novamente, já que o lucro pode subir por operação, portanto, gerando mais lucratividade aos seus negócios.  

Advertisement


Se a empresa possui um acionista minoritário, a recompra de ações também pode lhe trazer algumas vantagens, porque ele passa a ser dono de uma porcentagem maior da empresa, o que pode lhe ajudar a aumentar seu patrimônio. 


Falando em acionistas, a recompra de ações pode trazer resultados diferentes para cada tipo, como por exemplo, se a empresa cancelar as ações o acionista passa a ter uma parte maior da empresa, entretanto, ele pode também receber cada vez mais dividendos. 

Se a empresa opta por guardar seus papéis, o acionista passa a ganhar apenas quando a empresa decide vender e obtém lucro na operação, isso ocorre devido ao ganho de capital que será atingido aos lucros que a empresa possui e que deve distribuir aos acionistas.

Por mais que a recompra de ações seja uma boa opção de valorização da empresa, ainda é possível que a quantidade de negociações da empresa  em outros tipos de investimentos acabe diminuindo, e resultando em um “free float”, que pode fazer com que a liquidez seja baixa. No entanto, este resultado pode depender também do tipo de ação que a empresa tinha disponível no mercado.

Os Estados Unidos é considerado em um cenário global como um dos países que mais realizam a recompra de ações/Foto: Investidor Sardinha

Como funciona a recompra de ações nos Estados Unidos? 

Os Estados Unidos é considerado em um cenário global como um dos países que mais realizam a recompra de ações. Em 2021,  cerca de 850 bilhões de dólares foram usados para recomprar ações no país. 

Este mecanismo pode ser bastante utilizado pelas empresas norte-americanas, devido ao imposto sobre dividendos ter um número muito elevado nos EUA, fazendo com que grande parte das companhias decidam não distribuí-las e acabam optando por rezar a recompra de seus papéis. 

Portanto, para os empreendedores que buscam um bom potencial, assim como também decidem não distribuir seus dividendos e gerar outros tipos de lucros, a recompra de ações pode ser uma boa opção.