REITs: saiba como essas empresas funcionam
Esse tipo de investimento também faz parte de um dos índices mais usado no benchmark do mercado de ações norte-americanas
Os REITs são empresas que atuam no mercado de imóveis nos Estados Unidos e que podem trazer rentabilidades para aqueles que desejam investir no exterior.
Desta forma, é de suma importância entender como eles funcionam e quais os efeitos que podem gerar em seus investimentos no mercado financeiro no exterior.
O que são os REITs?
Os Real Estate Investment Trusts (REITs), é o nome dado a empresas que tem como foco o mercado de imóveis nos Estados Unidos, ou seja, essas empresas compram e operam no mercado de imóveis com o objetivo de obter lucros.
Essas empresas podem captar uma dívida com o intuito de se alavancar, o que os torna diferente dos fundos imobiliários do Brasil.
A compra de um REIT é feita como a de uma ação norte-americana, sendo assim o investidor precisa ter cadastro em uma corretora de valores, para que seja possível que ele compre e participe da empresa que atua no setor imobiliário e receber os lucros desses ativos em que ele investiu.
Como os REITs funcionam?
Os REITs são bem populares no mercado financeiro norte-americano. De acordo com a National Association Of Real Estate Investment Trusts (Nareit), cerca de 150 milhões de investidores possuem essa categoria em suas carteiras de investimento.
Esse tipo de investimento também faz parte de um dos índices mais usado no benchmark do mercado de ações norte-americanas, o S&P500, portanto, ele é reconhecido como um ativo de renda variável e uma de suas características também é a oscilação de preços, que ocorre de acordo com a oferta da demanda dos ativos.
No entanto, investir em REITs pode trazer algumas vantagens, como por exemplo, a rentabilidade pode ser maior do que outros tipos de ações, o que acaba fazendo com que o mercado de imóveis ganhe destaque no mercado financeiro norte-americano.
A distribuição de dividendos também pode ser uma de suas vantagens, já que as empresas devem distribuir até 90% dos rendimentos tributáveis que forem obtidos na operação, assim como também há Fundos de Índices os ETFs disponíveis para quem investe em REITs, o que pode facilitar a compra de um fundo passivo.
Quais os tipos de REITs?
No mercado financeiro norte-americano há dois tipos mais populares de REITs, que são os de Mortgage e os de Equity, entretanto, há outros tipos disponíveis para os investidores, que podem escolher de acordo com o tipo de investimento em REITs que ele procura.
Mortgage REIT
Os Mortgage REIT são os títulos que fazem parte do mercado imobiliário em si, ao invés de serem negociados como um ativo físico, como por exemplo, hipotecas, certificados ou recebíveis imobiliários.
Equity REIT
Já o Equity REIT tem como foco o investimento em imóveis físicos, que podem ser empreendimentos, terrenos, imóveis habitacionais, imóveis residenciais e entre outros tipos.
Hybrid REIT
Este tipo de REIT fica responsável pela compra dos ativos em dois tipos, como em uma parcela em imóveis físicos ou em outros títulos imobiliários.
REITs públicos não listados ou PNLRs
Diferente da maioria dos REITs, esses são aqueles que não estão presentes na Bolsa, ou seja, são registrados na Securities and Exchange Commission (SEC).
Private REITs
Por fim, temos os REITs que são de Private, portanto, eles não fazem parte nem da Bolsa de Valores e da SEC.
No entanto, por mais que haja muitas opções de REITs no mercado financeiro, o Equity é o tipo mais utilizado ao redor do mundo, isso porque ele pode ser similar aos fundos de tijolo.
Os setores em que todos os tipos podem atuar são: os de Imóveis residenciais, Escritórios, Galpões, Hotéis, Hospitais, Shoppings e Florestas.
Portanto, se você procura diversificar a sua carteira de investimentos, aplicando em ativos do mercado financeiro norte-americano, os REITs podem ser uma boa opção.