Saiba como funciona o GOLD11: o primeiro ETF de ouro negociado na B3 – ESTOA

Saiba como funciona o GOLD11: o primeiro ETF de ouro negociado na B3

Ele nada mais é do que um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores e são usados para captar recursos para aplicação em carteiras que seguem algum índice como referência. No caso do GOLD11, a referência é o Ishares Gold Trust


Advertisement


Advertisement


Você sabia que é possível investir em ou na bolsa de valores brasileira (B3)? Até o dia 16 de dezembro de 2020 isso só acontecia caso o investidor tivesse uma conta no exterior. Este cenário mudou quando a XP Investimentos lançou o primeiro ETF de ouro do Brasil, o chamado Trend ETF LMBA Ouro ou também conhecido como GOLD11. O principal objetivo dele é replicar a performance do preço do ouro, em dólar, através do iShares Gold Trust, gerido pela BlackRock. Mas afinal, o que é um ETF?

O QUE SÃO ETFs?

A sigla ETF vem do inglês e significa exchange-traded fund, traduzindo para o português, é a mesma coisa do que Fundo de índice. Ele nada mais é do que um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores e são usados para captar recursos para aplicação em carteiras que seguem algum índice como referência. No caso do GOLD11, a referência é o Ishares Gold Trust.

Advertisement


Os principais motivos para se investir em um ETF é, primeiramente, a diversificação da carteira de investimentos. Esse fundo é aceito internacionalmente e por isso é uma boa opção para trazer mais segurança e proteção para a carteira. Além disso, para épocas de crise financeira, ela é uma alternativa, pois uma de suas características é a baixa correlação com o mercado.

Agora vamos saber mais sobre a GOLD11, quais são suas vantagens e em como investir neste fundo de ouro.

Advertisement


GOLD11

Este ativo foi criado e é gerido pela XP Vista Asset Management, seu principal objetivo é replicar a performance do preço do ouro, em dólar, por meio do iShares Gold Trust, que por sua vez, é gerido pela maior gestora de recursos do mundo, a Blackrock. Como já dito, a ETF busca retornos de investimentos que correspondam a outros fundos, no caso da GOLD11, isso acontece pelo Fundo de Índice iShares Gold Trust. O GOLD11 investe, ao menos, 95% do patrimônio alocado em cotas do Fundo replicado.

Advertisement


Por ser um ETF, o GOLD11 pode facilitar bastante a vida do investidor. Isso se deve ao fato de que com esse fundo você não precisa, necessariamente, ter ouro físico e estocá-lo para vender no futuro. Esse processo ocorre apenas com a  compra e venda do ETF em bolsa, assim como qualquer ação de empresas negociada no mercado.

Anteriormente ao GOLD11 só existiam outros dois ETFs internacionais de ouro no mundo, que é o caso do GLD e o IAU e eles só estavam disponíveis na NYSE, dessa forma, era necessário ter uma conta em alguma corretora de valores americana. Caso algum brasileiro tivesse a intenção de investir nesse mercado, precisaria recorrer a esse mercado, algo que hoje em dia não é mais necessário. 

Advertisement


VANTAGENS

Uma das principais vantagens de se obter investimento em ouro é principalmente a diversificação na sua carteira. Esse é um dos conselhos mais falados quando o assunto é investimento. Sempre tenha em mente a importância de contar com papéis de renda fixa, renda variável, setores de atividade econômica, etc.

A taxa de administração cobrada aos investidores do ETF é de apenas 0,3% ao ano, inferior a outros ETFs disponíveis no mercado. Inclusive, a taxa é inferior à taxa cobrada aos investidores do GLD, concorrente direto no mercado americano.

COMO INVESTIR?

Para investir no GOLD11, é muito simples e não difere muito dos outros investimentos em renda variável. o investidor precisa, primeiramente, abrir uma conta em uma corretora de investimentos. Após a abertura da conta, você pode comprar cotas do Fundo. Mas lembrando que esse investimento precisa ser realizado via XP, porque é ela quem toma conta desse Fundo.