Saiba como investir em Small Caps e conheça o índice SMLL – ESTOA

Saiba como investir em Small Caps e conheça o índice SMLL

Uma das principais vantagens de se adquirir ações de Small Caps é o grande potencial de crescimento.


Advertisement


Advertisement


Um dos caminhos para investir na bolsa de valores é pelas Small Caps. O nome vem do inglês “Small” pequeno e Caps de “Capitalização”. Ou seja, essas empresas são de baixas capitalizações, que geralmente giram em torno de R$300 milhões a R$2 bilhões. Apesar de parecer um valor alto, as “blue chips”, empresas que têm as maiores cotações do mercado, chegam a valer trilhões de reais. 

Assim como o índice Ibovespa que mostra a variação de preços das blue chips, o índice SMLL é onde se encontram as Small Caps no mercado de ações e seu principal objetivo é medir os preços dessas empresas. Mais adiante vamos explicar como as Small Caps e o índice SMLL funcionam. Confira!

O QUE SÃO SMALL CAPS?

Advertisement


Apesar de serem consideradas de baixa capitalização, essas empresas estão longe de serem pobres. Essa denominação ocorre porque Capitalização de Mercado é o mesmo que valor de mercado, ele é calculado a partir da cotação das ações da empresa no pregão multiplicada pelo número de ações que compõem o seu capital. Ela é um dos indicadores que permitem avaliar o tamanho da companhia, relativamente a outras listas na bolsa ou a outras referências. 

Outro fator característico das Small Caps é a baixa liquidez, isso se deve ao fato de serem menos negociadas no mercado. Além disso, fora da bolsa de valores, essas empresas provavelmente contém receitas mais baixas do que empresas de capitalização maior em razão do seu tamanho e expressão no cenário de atuação. 
Para classificar uma companhia como small caps, é possível normalmente observar alguns fatores, como:

O faturamento da companhia normalmente vai de $500 milhões a $5 bilhões;
Valor de mercado entre $300 milhões e $2 bilhões;
Volume de negociações normalmente menor que $50 milhões por dia.

Advertisement


VANTAGENS E RISCOS

Uma das principais vantagens de se adquirir ações de Small Caps é o grande potencial de crescimento. Esse fator tem consequência direta com a valorização de ações. Muitas vezes elas estão inseridas em setores promissores e ainda não totalmente explorados. 

Advertisement


Outro ponto positivo é que em comparação com empresas maiores, as ações de uma Small Cap podem custar mais barato, então com uma mesma quantidade de dinheiro é possível comprar mais ações de uma Small Cap do que de uma Blue Chips, por exemplo. 

Mas como toda vantagem no mercado de ações, ela é acompanhada de alguns riscos que você deve ter cuidado antes de comprar ações de Small Caps. 

Advertisement


Entre os principais riscos, o primeiro é a baixa liquidez das ações. Papéis com essa característica estão predispostos a ter mais oscilações no mercado, por isso, geralmente uma Small Caps vai oscilar mais que uma blue chips em um curto período de tempo. 

Outra desvantagem é a quantidade de informação. Se já é complicado encontrar informações sobre as Mid Caps, as Small Caps podem ser piores. Isso se deve ao tamanho da empresa e também há quanto tempo ela está no mercado. Isso prejudica o histórico de informações da empresa, fazendo com o que o investidor disponha mais tempo garimpando informações para saber se vale a pena ou não investir em uma Small Cap. 

O QUE É SMLL?

O SMLL é o índice Small Caps e seu principal objetivo é reunir com critérios as principais ações de baixa capitalização do mercado da bolsa de valores. Uma característica deste índice é que por ele lidar com small caps ele tem com tendência apresentar mais volatilidade em relação ao índice Ibovespa.

Outro ponto importante para se dizer em relação ao SMLL é que ele é um índice de retorno total. Isso significa que ele não reflete apenas as variações das ações, mas também os impactos após a abertura do capital da empresa. 

COMO INVESTIR NO SMLL?
Na bolsa de valores brasileira (B3), você pode investir através de fundos de índices que tem como objetivo espelhar os movimentos do índice SMLL.
O SMAL11 é um ETF negociado na bolsa que replica o desempenho de uma carteira teórica de Small Caps. Funcionando como um fundo, o “ETF de Small Caps” basicamente performa de acordo com o desempenho desse pacote de ações das empresas com os menores valores de capitalização listadas na bolsa. Essa forma de gestão é inclusive o que justifica esses fundos de investimentos terem taxas de administração e gestão bem abaixo das médias de mercado para fundos de investimento.

EXEMPLOS DE SMALL CAPS

PetroRio (PRIO3)
Centauro (CNTO3)
Smiles (SMLS3)
Banco Inter (BIDI4)