Saiba o que é Hedge Cambial e como esse processo funciona – ESTOA

Saiba o que é Hedge Cambial e como esse processo funciona

O hedge cambial é um conjunto de instrumentos financeiros, usados para mitigar o risco financeiro de operações.


Advertisement


Advertisement


O Hedge é uma operação do mercado financeiro com o objetivo de proteger investimentos, diminuindo ao máximo a perda de dinheiro com as variações do dólar em importações, exportações, negociações na bolsa de valores e investimentos no exterior. 

Ele surgiu no século XIX, no mercado de commodities agrícolas. Produtores rurais adotaram a prática para evitar quedas acentuadas no preço da produção durante o período de grande oferta. 

A moeda estrangeira pode variar, alterando para mais ou menos o valor previsto para as transações, por isso, o objetivo dos Hedge é mitigar o risco da variação cambial, reduzindo assim o efeito da volatilidade. 

Advertisement



Em momento de crises, moedas como o real tendem a perder valor frente a moedas fortes, como o dólar. Nos últimos dois anos, mais de 8 mil micro e pequenas empresas brasileiras buscaram o mercado exterior para comercializar seus produtos. 

Advertisement


A internacionalização é algo desejado pelos empreendedores que buscam no exterior, menos impostos, maior aceitação de seu produto e a satisfação pessoal.

As ferramentas de hedge foram aperfeiçoadas no mercado financeiro, e deram origem aos tipos de derivativos, como as opções e os contratos futuros. 

Advertisement


Ferramentas de Hedge

Como citado anteriormente, as ferramentas de hedge foram aperfeiçoadas, conheça os hedges mais comuns:

Câmbio futuro – É aquele que faz uma estimativa de como estará a cotação do dólar nos próximos meses. São acordos de compra ou venda em uma moeda com um prazo futuro, por um preço que é estabelecido antecipadamente. Essa opção é negociada na bolsa de valores, permitindo o acompanhamento em tempo real das variações da moeda.

Advertisement


Moedas com gráfico no fundo/Fonte: Reprodução

Fundos Cambiais – Nesta modalidade, o principal índice utilizado é o dólar. Conseguem acompanhar em tempo real as cotações do mercado e permitem o depósito de 80% do dinheiro em um fundo vinculado às moedas estrangeiras. 

Contrato a termo de moeda (NDF) – Sem previsão de entrega física, os participantes realizam uma operação de compra ou venda de taxa de câmbio a termo, para liquidação financeira da data de vencimento da operação. Esse contrato é negociado com os bancos e o valor do contrato é fixo e inalterável. O preço no dia do vencimento pode ser maior ou menor que o preço acordado anteriormente. 

Compra e venda – Permite se proteger contra a desvalorização da moeda. Uma empresa exportadora paga um valor (prêmio) para garantir que não haja perdas caso a moeda seja fechada em um valor abaixo do mínimo desejado no dia da liquidação do contratado. Você pode adquirir um item no futuro garantindo o preço da data do negócio. 

Cálculo de hedge cambial 

O cálculo do hedge cambial segue uma fórmula pré-determinada: Futuro (BRL/USD) = Spot (BRL/USD) x Juros (BRL) / Juros (USD). 

No cálculo, a palavra “futuro” significa o valor que será aplicado no câmbio, e Spot representa a cotação futura. 

Caso o comprador e o vendedor travarem o preço do dólar para daqui seis meses, não é possível prever como estará o câmbio na data de vencimento acordada no contrato. 

Formatos de hedge cambial 

Foram criadas práticas para que a proteção cambial seja possível de ocorrer, essas práticas são chamadas de instrumentos, no mercado financeiro.

Uma pessoa entregando dinheiro para outra/Fonte: Blog Nelogica

SWAP Cambial – Um contrato no qual o interessado compra o direito de adquirir dólares à taxa atual, mas somente no prazo de vencimento de seu contrato. A instituição financeira se compromete em assegurar essa taxa de câmbio para o cliente, assumindo o risco da variação cambial. 

Fluxo de caixa internacional – A manutenção de um fluxo de caixa internacional também funciona como um hedge natural, esse meio é utilizado no caso de empresas que operam em diferentes países.Uma indústria exportadora também paga serviços, equipamento importado e matérias primas. Através de uma conta corrente em dólar mantida no exterior é que esses custos são pagos. 

Antes de fazer hedge cambial em seus investimentos, avalie os custos, as opções e o funcionamento de cada ferramenta.