Saiba o que é Lucro por ação e como essa análise funciona – ESTOA

Saiba o que é Lucro por ação e como essa análise funciona

Essa métrica é muito importante para gestores e investidores


Advertisement


Advertisement


O lucro por ação (LPA) é a parcela do lucro da empresa que está alocado para cada ação em circulação dessa companhia em bolsa de valores. Essa é uma métrica muito importante tanto para os gestores da companhia quanto para os investidores.

Para chegar ao LPA, é preciso dividir o lucro líquido do exercício pelo total de ações que a companhia possui em circulação. A fórmula é a seguinte:

LPA = Lucro líquido / n° de ações em circulação

O lucro por ação calculado a partir do lucro líquido, pode ser utilizado como base para uma série de métricas importantes na avaliação de empresas.

Advertisement


Por esse motivo, é fundamental entender o que é lucro por ação e como ele pode ser usado de forma correta em uma análise de investimentos.


Advertisement


Tipos de lucro por ação

Existem 3 tipos de LPA: corrente, atual e futuro. O LPA corrente, geralmente, é o mais usado, já que ele representa os últimos resultados que a empresa teve. Confira cada um deles:

• Corrente

O LPA corrente é composto pelos números do ano passado e o único LPA real. 

Advertisement


• Atual 

Esse é composto pelos números atuais com projeções futuras.

• Futuro

Por fim, o LPA futuro, que conta com números futuros e projeções.

Advertisement


Imagem ilustrativa/Foto: Investnews

Como calcular o LPA?

Para calcular o LPA de uma empresa, o Demonstrativo de Resultados e o Balanço Patrimonial da companhia devem ser consultados.

As duas fontes servirão para que seja possível encontrar o número total de ações em circulação e o lucro líquido amealhado no período abordado. 

Para calcular, é preciso, por vezes, usar a média ponderada de ações em circulação durante o prazo do qual se deseja calcular.

Isso ocorre porque o número de ações em circulação de uma empresa pode mudar ao longo do tempo.

Portanto, para fazer a análise de empresas da forma correta, deve-se considerar sempre o valor atual de número de ações, que podem sofrer desmembramentos ou até mesmo agrupamentos.

Pontos importante na análise do lucro por ação

Existem alguns pontos que exigem uma atenção especial do investidor com relação a este indicador financeiro, são eles:

• Comparação entre empresas do mesmo setor

Ao utilizar o LPA como indicador, é importante que seja comparado com empresas do mesmo setor de atuação e de portes semelhantes. Caso contrário, é possível que a análise apresente distorções. 

Se isso acontecer, a avaliação do correto potencial de retorno do investimento poderá ficar prejudicada.


• Emissão de ações recentes

Digamos que a empresa B tenha feito uma recente emissão de ações. O motivo foi a captação de recursos que serão investidos no aumento da produção. Nessa situação, é possível que os recursos investidos ainda não tenham surtido o efeito desejado na atividade operacional.

 Essa pode ser a razão de seu LPA ser inferior ao da empresa A. Logo, não dá para avaliar uma ação somente pela análise isolada deste indicador.

• Avaliação de anos anteriores

O ideal é analisar sempre uma série histórica do LPA, e não apenas o último indicador. Isso porque, ao analisar exercícios passados, o investidor consegue ter uma ideia do quanto a ação já rendeu antes e, dessa forma, poderá avaliar melhor o seu potencial retorno. 

• Resultados não recorrentes

É comum que, em determinados exercícios, as empresas tenham resultados não recorrentes, ou seja, sem relação com a sua atividade operacional. Pode ser uma receita extra pela venda de um imóvel, ou o recebimento de um crédito tributário. Ou, ainda, um gasto inesperado com algum sinistro ou multa, por exemplo.

Nessas ocasiões, o resultado do exercício será impactado para mais ou para menos, e isso influenciará o LPA do período. Por isso, é importante conhecer todos os fatores que influenciaram no resultado. Dessa forma, você poderá evitar uma avaliação incorreta do indicador.

Conclusão

Apesar de auxiliar os investidores a descobrirem ações com bom potencial de retorno, o LPA não deve ser utilizado isoladamente nas análises. No entanto, associado a outros indicadores, ele é uma das ferramentas importantes utilizadas no valuation de uma empresa. Essa metodologia reúne diversas técnicas da análise fundamentalista.