Scalping: veja como funcionam as operações no curtíssimo prazo – ESTOA

Scalping: veja como funcionam as operações no curtíssimo prazo

A prática de vender ativos em menos de um minuto


Advertisement


Advertisement


Denominando operações realizadas em menos de um minuto, o Scalping é praticado por investidores que buscam retornos com base no volume de suas negociações, realizadas no curtíssimo prazo.

A estratégia do day trading é composta, ainda, por técnicas que buscam tornar este tipo de negociação mais assertiva.


Advertisement


O que é Scalping?

O Scalping é uma estratégia de investimentos derivada do day trade que, por sua vez, denomina a venda e compra de posições realizadas em um único dia — ou pregão. A diferença é que, no Scalping, as negociações são realizadas em menos de um minuto.

Em inglês, Scalper significa cambista ou revendedor. Sendo assim, o nome Scalping pode representar sua forma de atuação no mercado.

Advertisement


Scalping é uma subcategoria do Day Trading/Foto: Freepik

A maior parte dos Scalpers — nome dado aos investidores que adotam a técnica — defende que suas operações duram, em média, de 5 a 10 segundos. Assim, negócios de 30 segundos, por exemplo, são considerados longos.

Mesmo assim, a técnica possui algumas variações, fazendo com que alguns scalpers realizem negociações com minutos de duração.

Advertisement


Para operar utilizando esta estratégia, porém, é fundamental que o papel em questão atenda a alguns requisitos. Caso contrário, seria impossível comprar e vender posições em períodos tão curtos de tempo.

Desta maneira, primeiramente, deve-se desconsiderar todo e qualquer fundamento ou contexto do papel ou da empresa em questão. Por contar com um fôlego de pouquíssimos instantes, não é necessário analisar a empresa.

Advertisement


Depois, é de extrema importância que a ação em questão possua um grande volume de negociações para garantir que a todo momento tenham investidores que queiram comprá-la a todo momento.

Na esmagadora maioria dos casos, ainda, nem as notícias do dia, que normalmente guiam a precificação dos ativos, são fatores considerados durante a realização do scalping.

Técnicas utilizadas no Scalping

Para avaliar e determinar quais ações operar utilizando o método de Scalping, os investidores utilizam-se de algumas técnicas no mercado financeiro. As principais são:

Tape Reading

Conhecida como leitura de fluxo de ordens, esta estratégia se baseia na análise do volume de ordens, tanto de compra quanto de venda, e dos volumes fechados no mercado financeiro. 

Assim, é possível se posicionar à favor do fluxo de possíveis movimentações de investidores institucionais e valorizar os papéis com base nisso.

Este tipo de análise pode ser feita na avaliação de diferentes indicadores do mercado.


VWAP

Sigla para Volume-Weighted Average Price, o VWAP representa o preço médio ponderado pelo volume de um ativo. Essa projeção indica os picos de liquidez em um determinado período de tempo.

Para chegar ao resultado do indicador, é preciso multiplicar o número de ações negociadas em um período e o preço de cada negócio. Daí, é preciso dividir o resultado pelo volume de ativos negociados.

Este medidor é, então, utilizado pelo Scalper para guiar suas decisões durante o pregão.

Análise técnica

Esta é uma estratégia utilizada em diversas outras operações no mercado financeiro. Ela é adotada para identificar tendências de variação dos preços de um ativo. 

Para isso, os analistas avaliam as linhas formadas pela movimentação dos preços para prever se uma ação em questão possui probabilidade maior de valorização ou desvalorização.

Nesta modalidade, este tipo de estratégia é adaptada para corresponder, normalmente, a um período igualmente curto de tempo, como 5, 10 ou até 15 minutos.

Qual a diferença entre scalping e day trading?

À princípio, o scalping pode ser entendido como uma subcategoria do day trading. No entanto, ainda existem algumas diferenças entre as duas modalidades.

Imagem ilustrativa/Foto: Shutterstock

O principal fator de diferenciação está no número de negócios fechados por dia. Enquanto um day trader pode finalizar o dia com um total de, em média, cinco operações, os scalpers podem superar 20.

As informações levadas em consideração por ambos os tipos de investidores também se diferenciam.