Stop Loss: entenda como essa estratégia funciona – ESTOA

Stop Loss: entenda como essa estratégia funciona

Descubra como adquirir proteção da carteira através de um recurso para traders


Advertisement


Advertisement


O stop loss é conhecido por ser uma estratégia, na qual oferece a oportunidade de o investidor de estabelecer a porcentagem máxima de prejuízo na queda de suas ações. 

Desta forma se você deseja investir no mercado financeiro utilizando essa estratégia é de suma importância entender como ela funciona  e quais os benefícios que poderá arrecadar neste investimento. 


Advertisement


O que é stop loss? 

O stop loss significa parar a perda, ou seja, é uma estratégia que pode ser estabelecida pela corretora de valores, que determina uma porcentagem máxima de prejuízo em relação ao valor pago inicialmente por uma ação. 

Este mecanismo é muito utilizado por investidores que possuem mais tempo no mercado e que desejam diminuir as perdas de seus papéis, portanto, adquirindo proteção da carteira por meio de um recurso para traders.

Advertisement


Como o stop loss funciona?

O stop loss é uma porcentagem determinada pelo investidor conforme sua aversão ao risco, sendo assim ele pode escolher a quantidade de seu limite de seu prejuízo em seus investimentos. 

Para entender melhor como o stop loss, é necessário seguir o exemplo: um investidor adquire os papéis de uma determinada empresa no valor de R$ 100 por ação e determina se o papel cair, ele deve ser vendido para que assim não haja perdas em seus investimentos. 

Advertisement


Sendo assim, muitas empresas podem utilizar essa estratégia para não chegar a adquirir um prejuízo no caso de suas ações continuarem caindo na Bolsa de Valores. 

O stop loss é uma porcentagem determinada pelo investidor conforme sua aversão ao risco/Foto: Reprodução

Como o stop loss é calculado?  

De acordo com pesquisas feitas pelos norte-americanos, essa estratégia pode ser gerada entre um prejuízo de 10% a 15% do preço de compra de uma determinada ação. 

Advertisement


No entanto, não há uma definição para o cálculo já que alguns economistas recomendam que a margem fique entre 5% e 10%, por ser uma porcentagem que segue a linha da análise técnica ou gráfica do mercado, que também é baseada na análise fundamentalista das empresas. 

Alguns operadores de day trade também reduzem as margens do stop loss, que fica entre 1% e 2%, por ter uma velocidade alta das operações, o objetivo de recolher lucros acaba a ser reduzida na mesma porcentagem, por este motivo existem três tipos diferentes de stop loss para ajudar quando o lucro é atingido. 

Já os traders trabalham com os dois valores do stop loss que são: o valor de disparo de ordem e o valor mínimo da operação

Quais os tipos de stop loss?

Há três tipos de stop loss disponíveis para os investidores do mercado que são fundamentais quando se utiliza este tipo de estratégia. Esses são:  stop loss, stop gain e stop móvel.

Stop loss

Como descrito acima, o stop loss é considerado o limite para desvalorização de um determinado investimento.

Stop gain

Já o stop gain é a estratégia contrária do stop loss, sendo assim é um mecanismo que ajuda a vender a ação quando ela chegar a um valor desejado pelo investidor. 


Stop móvel

O stop móvel é um mecanismo mais dinâmico que os dois primeiros tipos de stop loss, já que a ele funciona ao lado de uma oposição aberta no mercado, já que seu valor se altera conforme ocorre a movimentação do preço de um ativo. 

O stop loss é considerado o limite para desvalorização de um determinado investimento/Foto: Bull market brokers

Quais as vantagens do stop loss? 

O stop loss é uma estratégia que oferece muitos benefícios aos investidores, já que em casos de prejuízo é possível utilizá-la para reverter as perdas e riscos. 

Este tipo de mecanismo também pode diminuir a pressão para os investidores que possuem muitas perdas. 

Nesta estratégia o investidor não precisa estar sempre de olho nas cotações, pois logo que a ação entra em stop loss a venda já é ativada. 

Qual as desvantagens do stop loss? 

Por mais que essa estratégia seja em si uma vantagem, assim como todas as operações realizadas na Bolsa de Valores e no mercado financeiro o stop loss também possui desvantagens. 

Entre elas está que os tipos de operações, apenas aplicações em renda variável podem utilizar este mecanismo. 

Portanto, se você deseja investir sem correr muitos riscos o stop loss pode ser uma ótima maneira de aplicar no mercado de ações.