Stop móvel: saiba mais sobre essa técnica – ESTOA

Stop móvel: saiba mais sobre essa técnica

Esse tipo de técnica é utilizada com muita frequência em operações feitas por meio de análise técnica ou gráfica


Advertisement


Advertisement


O stop móvel é uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar o investidor em casos de riscos. 

Há três tipos de plataformas que são utilizadas como estratégia para evitar riscos em aplicações do mercado financeiro. No entanto, começar pelo stop móvel pode ser fundamental para os investidores.


Advertisement


O que é o stop móvel? 

O stop móvel é uma ferramenta conhecida por funcionar em posição aberta no mercado, já que o valor da aplicação acaba alterando de acordo com a movimentação do ativo. Ela também pode ser conhecida como trailing stop. 

Essa operação pode aumentar o patamar de um stop loss, para que assim seja possível limitar as perdas e aumentar os lucros de transações no mercado financeiro, como por exemplo, as ações que são negociadas no Bovespa. 

Advertisement


Um exemplo que pode facilitar na hora de entender o trailing stop é por meio de uma ferramenta, no qual o preços limite e o preço de disparo são pré-definidos no home broker, portanto, se o ativo atinge o preço de disparo definido, a ordem deve ser executada, é assim que o trailing stop pode ser utilizado. 

Sendo assim, quando o preço de disparo é acionado, o trailing stop começa  a funcionar de fato, enquanto a função do stop móvel é reajustar o preço de disparo a um valor mínimo de maneira automática. 

Advertisement


Essa operação pode aumentar o patamar de um stop loss/Foto: Ativa investimentos

Como o stop móvel funciona? 

Quando o preço de disparo e o preço limite de um ativo é definido, é possível também ter um início da função móvel e do valor de ajuste. Desta forma, se o preço de um ativo cair até o preço do disparo, ele será vendido o valor do preço limite.

No entanto, se o preço alcançar o estipulado para acionar a função móvel, o stop será acionado e é possível que haja um reajuste no preço de disparo, assim como também no preço do valor mínimo.

Advertisement


O stop móvel é utilizado com muita frequência em operações feitas por meio de análise técnica ou gráfica, entretanto, este tipo de estratégia pode não ser considerada com um investimento de fato, já que grande parte é considerada com uma especulação. 

É importante o investidor ter sempre em mente que operações feitas por meio de especulação podem trazer alguns riscos aos investimentos, por não ser uma estratégia que fornece segurança e rendimentos definitivos. 

Quais as vantagens do stop móvel? 

Por mais que seja uma estratégia feita por meio de especulação, o stop móvel pode oferecer algumas vantagens aos investidores que a utiliza em suas aplicações, como por exemplo, ajuda a mínimas prejuízos no mercado, a aumentar os lucros das operações, assim como também a garantir lucros parciais e ajuda os investidores que não possui muito tempo para analisar seus investimentos.

Por mais que seja uma estratégia feita por meio de especulação, o stop móvel pode oferecer algumas vantagens aos investidores/Foto: Reprodução

Qual a diferença entre stop móvel e stop less? 

Muitos investidores acabam confundindo a definição entre stop loss e stop móvel, já que ambas podem ser utilizadas para evitar riscos em aplicações feitas no mercado financeiro, sendo assim, entender como cada um funciona e quais as suas diferenças pode ajudar o investidor a escolher qual utilizar. 


O stop loss é utilizado quando um ativo está a favor da posição, ou seja, ajuda o investidor a subir até uma faixa de preço que não lhe cause prejuízos, enquanto o stop móvel o ativo  precisa atingir sempre as especificações pré-determinadas pelo investidor.

A operação de stop pode oferecer um aumento ou subida como fatores reguláveis nos investimentos, já que a subida do stop pode ser parcial. 

Portanto, a técnica de stop móvel pode ser uma boa opção para os investidores que desejam se arriscar mais no mercado de ações e garantir lucros por meio da especulação.